sofrimento

957 visualizações

Encarando o sofrimento

setembro 24, 2014

vania-mugnato-vasconcelosEVITAR significa desviar, fugir, impedir; já ENCARAR denota olhar de frente com atenção, analisar, considerar. Estas definições são facilmente encontradas nos dicionários.

Só seremos capazes de EVITAR algo que entendemos, que sabemos do que se trata e para que serve, ou seja, qual seu fim, seu objetivo em determinada circunstância, acontecimento ou processo. Como evitar algo que nem sequer queremos ouvir falar?

A Doutrina Espírita fala em JUSTIÇA das Aflições. Justiça e aflições juntas!? Assustamo-nos! Significa dizer que merecemos o que desejamos evitar a todo custo. Por isso não raro aventuramo-nos intimamente em desacreditar dessa justiça, já que seria melhor se as aflições fossem apenas “acidentes” no percurso da existência, contra as quais podemos lutar sem sensação de ter sobre elas qualquer responsabilidade.

Se meditarmos na convicção de que Deus é perfeito em todos os seus atributos: eterno, infinito, imutável, imaterial, único, todo-poderoso, soberanamente justo e bom, conforme diz O Livro dos Espíritos, saberemos que Ele não agiria contrariando Suas próprias virtudes, de modo caprichoso ou parcial.

Infinitamente virtuoso Deus não “pune” nem “premia” por algo que não fizemos. Assim, tudo que a vida nos traz tem uma causa, e seguindo o raciocínio da justiça divina, o efeito (sofrimento/felicidade) é equivalente a sua causa (erro/acerto).

Sem dúvida, podemos encontrar muitas CAUSAS ATUAIS, geradas na vida em curso, que nos trouxeram dores, angústias, doenças e problemas. Analisando com a devida atenção e neutralidade, veremos que somos os construtores de um hoje iniciado com decisões do ontem. Sofremos com um câncer de pulmão, mas fumamos 30 anos, adoecemos com úlcera, mas odiamos até quase a morte, adquirimos doenças ao preço do prazer desregrado e da traição.

E quando nada poderíamos ter feito nesta vida para impedir o que nos fere? O companheiro viciado, o filho com doença degenerativa, a cor que gera preconceito e tantas outras situações das quais não conseguimos escapar? Sendo justos todos os sofrimentos, e não tendo eles causas na vida atual, a lógica diz que só podem ter CAUSAS ANTERIORES a esta existência.

Isso leva a entender que só existe um modo de EVITAR o sofrimento: ENCARANDO-O.

Sabendo quais os objetivos educativos e origens do que nos fere o corpo e a alma, ainda que seja um saber pela lógica espiritual da fé, não pela ciência, o próximo passo natural é o ser humano passar a agir para melhorar-se moral e intelectualmente, de modo que suas vidas passem a atuar no mundo a serviço do Bem.

Encare antes de evitar.
Evite e não sofrerá.

Vania Mugnato de Vasconcelos

Vania Mugnato de Vasconcelos
Vania Mugnato de Vasconcelos

Advogada, Bacharel em Serviço Social, pós-graduada em Recursos Humanos. Casada, mãe, espírita desde os 12 anos de idade, palestrante em vários centros no interior de São Paulo. Trabalhadora do CE João Batista de Jundiaí – SP, atua na casa como palestrante e Coordenadora do Grupo de Pais. Discípula de Jesus pela Aliança Espírita Evangélica do ABC, é oradora em casas espíritas vinculadas à USE Regional Jundiaí. Também é oradora em seminários realizados pelo Instituto Chico Xavier de Itu, em parceria com outros trabalhadores da seara espírita. Articulista espírita em redes sociais, jornais e blogs, seus textos e poemas estão disponíveis ao público na internet, bem como possui canal de vídeos no Youtube contendo palestras e estudos espíritas.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?