Como chegar num Centro Espírita

Márcio Costa
25/10/2014
2680 visualizações

marcio_costa_150x150Nas reuniões públicas, evangelizações, entre outras atividades, sempre costumamos perguntar aos participantes quem está chegando pela primeira vez na casa Espírita. Para aqueles envolvidos no anonimato ou na timidez, a resposta costuma acompanhar o constrangimento natural. Outras pessoas já se sentem prestigiadas, pois identificam ali um primeiro sinal de acolhimento da casa em que estão sendo recebidas.

E acolhimento é o que esperamos para nos ajudar a buscar as soluções para os diversos problemas que assolam a nossa vida. Alguns procuram a cura de suas doenças; outros, mensagens de pessoas queridas desencarnadas; outros, ainda, para sanar a curiosidade sobre fenômenos desconhecidos; para pedir por alguém; se livrar de uma aflição; das drogas; do alcoolismo; para ganhar cestas básicas; porque vê ou escuta “alguma coisa” diferente…Enfim, a lista é extensa, mas plenamente compreensível para quem precisa de apoio.

Assim, acolhidos e confiantes em resolver todas as nossas questões, costumamos depositar nos trabalhadores das casas a responsabilidade pela solução de nossos problemas. Algumas pessoas chegam até a crer que das mãos dos colaboradores e médiuns surgirá uma receita espiritual que irá curar todas as mazelas pelas quais estamos sujeitos. Mas, por vezes, esquecemos que o principal não está só nas mãos dos que nos recebem, mas sim, dentro de nós mesmos.

Certamente as casas Espíritas proverão a ajuda necessária e até mesmo, conforme o caso, algumas propostas poderão atender plenamente o nossos anseios de resolver as turbulências. Mas sempre devemos lembrar de que a causa de muitas de nossas atribulações residem no nosso “eu”. Somos nós que contraímos, na linha de nossas encarnações, os débitos que nos são cobrados na vida atual. Buscar a solução do efeito nem sempre significa corrigir a causa.

Se, por exemplo, vamos ao Centro procurar uma forma de nos livrar da influência de “maus espíritos”, primeiramente, temos que nos desvencilhar das conexões que criamos. E que também nos mantém em sintonia com entidades perturbadoras. Assistir à reunião pública, receber um passe, comparecer ao atendimento fraterno poderá nos dar aquela sensação de conforto. Mas não surtirá efeito se as atitudes pregressas que desencadearam os transtornos voltarem a serem praticadas ao sair do Centro.

Alguns, antes de ir à casa Espírita, estão em meio a uma psicosfera negativa, cultivando dentro si o pessimismo, o egoísmo, o mau humor, a injúria, e tantos outros “plugues mentais” (como diz Divaldo P. Franco) que permitem acesso às entidades perturbadoras. Chegando ao Centro, recebem o apoio e sentem-se “curados” ou “encaminhados” para a cura. Contudo, voltando às suas casas, deixam a mente e o coração se entorpecerem novamente na dor.

As máximas do Cristo são sementes lançadas a todos indistintamente. No entanto, devemos criar em nós as possibilidades para que estes germens de amor possam crescer e se tornarem frondosas árvores de luz. Seja em um centro Espírita ou em quaisquer outras religiões que se mantenham nos sublimes propósitos do Divino Mestre, devemos estar sempre abertos a não só ouvir, como também, a por em prática em nossas vidas os ensinamentos divinos.

Isto não significa nos tornarmos perfeitos da noite para o dia, mas sim, aumentarmos a vigilância em nossos pensamentos e atitudes para que eles não sejam portas de entrada para as influências das sombras que se comprazem em nos perturbar.

Se, no entanto, formos capazes de fazer a nossa reforma íntima e ainda assim perdurarem os nossos sofrimentos, não entremos em estado de desânimo. Deus nunca nos desampara! Se algum mal nos aflige material ou moralmente, é provável que sua raiz encontrar-se-á nos mecanismos de causa e efeito os quais nos propusemos antes do berço a resgatar nesta encarnação.

Assim, leitor amigo, seguem algumas sugestões de como chegar em um Centro Espírita e usufruir da melhor forma possível dos bens espirituais que estão à nossa disposição. Certamente, os comentários a seguir não têm a pretensão de esgotar todo o assunto, e muito menos constituir um código a ser seguido. Mas esperamos que possam, de alguma forma, ser úteis.

Em primeira mão, antes de se dirigir a casa procure entender os motivos que o levam até ao Centro. Conhecer um pouco mais de si o ajudará a entender os motivos e melhor buscar as soluções. Não é necessário parar, efetivamente, para fazê-lo. Minutos de reflexão no percorrer do caminho poderão ser suficientes para elucidar questões interiores.

Se possível, procure elevar as ações e sentimentos a padrões mais elevados. Chegar estressado em um Centro dificultará a sua possibilidade de entrar em sintonia com os trabalhos conduzidos pela casa.

Da mesma forma, procure chegar no horário dos trabalhos, “sem provocar alaridos e perturbações” (Espírito André Luiz, do livro Conduta Espírita, psicografado por Waldo Vieira). Toda a casa Espírita que se mantém em reta conduta é um ponto de apoio material e espiritual. Espíritos mais elevados e os mentores dos trabalhos sempre estarão nos horários previstos dispondo dos recursos espirituais para manter a condução das atividades. Isto não significa que não seremos amparados em outros horários. Mas o cumprimento do horário exercita a necessária disciplina que nos mantém nos trilhos do progresso moral e intelectual.

Não critique, reclame ou reprove as atitudes dos outros. Faça a sua parte. Todos nós somos enfermos em um mundo de provas e expiações. Estamos sujeitos a erros, falhas e não somos perfeitos. Se receber uma palavra mal colocada ou a ausência de um sorriso, faça o contrário. A sua ação de exemplo, em algum momento, far-se-á notar para aquele que olvidou do tratamento evangélico.

Evite conversas que não sejam edificantes, bocejos exagerados, alaridos que perturbem a ordem do lar da oração. Comportamentos inadequados podem prejudicar a sintonia do ambiente envolvida na luz de benfeitores.

Procure usar roupas adequadas à sobriedade do ambiente. Despertar a atenção de outros para modismos ou exacerbações de ordem sexual não se aplica a nenhum ambiente onde o amor fraterno, a luz e a simplicidade devam ser compartilhadas.

Ceda lugar aos mais necessitados. Mesmo que esteja na sua vez, a sua compreensão em atender o que se encontra em pior situação já será um gesto de caridade e prova que você também é capaz de germinar as sementes do Evangelho em si mesmo.

Antes de questionar sobre os conceitos doutrinários apresentados, avalie e estude. Ninguém pode julgar uma religião ou outra se não entender plenamente os seus conceitos. Lembre-se de que em nenhum momento o Mestre Jesus falou da religião A, B ou C. Suas palavras sempre tiveram por base o amor universal.

Por fim, não critique as condições materiais do Centro. Uma Casa Espírita não tem a finalidade de se tornar um templo suntuoso e imenso. Suas estruturas são mantidas, geralmente, por poucos voluntários os quais nunca são exigidos dos valores com os quais contribuem. O importante em um Centro é levar o amor e a caridade por meio da simplicidade. Lembre-se de que Jesus não nasceu em um trono forjado em riquezas materiais. Escolheu uma manjedoura.

“Seja alegre, justo e agradecido. Jamais imponha o seu ponto de vista. Lembre-se de que o mundo não foi feito apenas para você” (Espírito André Luiz, do livro Agenda Cristã, psicografado por Francisco Cândido Xavier).

Seja bem-vindo!

Márcio Martins da Silva Costa

Referências:
LUIZ, André. Agenda Cristã. 45. ed. Brasília-df: Federação Espírita Brasileira-feb, 2014. 111 p. Psicografado por Francisco Cândido Xavier.
VIEIRA, Waldo. Conduta Espírita. 31. ed. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira, 2010. 160 p.

Veja também

Ver mais
26.04.2025

O Acaso

Flores cobrem campos e jardins, exibindo beleza, suavidade e perfume dos quais nenhum artesão, por mais habilitado que fosse, seria capaz de laborar. Mas para alguns, é o acaso que…
26.04.2025

Sinais trocados, valores invertidos!

“(...) observamos na paisagem político-social da Terra as aberrações, os absurdos teóricos, os extremismos, operando a inversão de todos os valores.” (1) Amigos de estudos doutrinários, Emmanuel afirma que vivemos…
26.04.2025

FEB supera os 900 mil seguidores no facebook

"A página da Federação Espírita Brasileira (FEB) no Facebook ultrapassou a marca de 900 mil seguidores. A FEB tem a missão de difundir a Doutrina Espírita e utiliza mais esta ferramenta de comunicação de forma dinâmica…
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?
Política de Privacidade
lgpd

A sua privacidade é importante para nós. É nossa política respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar em nosso site, e outros sites que possuímos e operamos.

Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado.

Apenas retemos as informações coletadas pelo tempo necessário para fornecer o serviço solicitado. Quando armazenamos dados, protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis ​​para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados.

Não compartilhamos informações de identificação pessoal publicamente ou com terceiros, exceto quando exigido por lei.

O nosso site pode ter links para sites externos que não são operados por nós. Esteja ciente de que não temos controle sobre o conteúdo e práticas desses sites e não podemos aceitar responsabilidade por suas respectivas políticas de privacidade.

Você é livre para recusar a nossa solicitação de informações pessoais, entendendo que talvez não possamos fornecer alguns dos serviços desejados.

O uso continuado de nosso site será considerado como aceitação de nossas práticas em torno de privacidade e informações pessoais. Se você tiver alguma dúvida sobre como lidamos com dados do usuário e informações pessoais, entre em contato conosco.

Política de Cookies

O que são cookies?

Como é prática comum em quase todos os sites profissionais, este site usa cookies, que são pequenos arquivos baixados no seu computador, para melhorar sua experiência. Esta página descreve quais informações eles coletam, como as usamos e por que às vezes precisamos armazenar esses cookies. Também compartilharemos como você pode impedir que esses cookies sejam armazenados, no entanto, isso pode fazer o downgrade ou 'quebrar' certos elementos da funcionalidade do site.

Como usamos os cookies?

Utilizamos cookies por vários motivos, detalhados abaixo. Infelizmente, na maioria dos casos, não existem opções padrão do setor para desativar os cookies sem desativar completamente a funcionalidade e os recursos que eles adicionam a este site. É recomendável que você deixe todos os cookies se não tiver certeza se precisa ou não deles, caso sejam usados ​​para fornecer um serviço que você usa.

Desativar cookies

Você pode impedir a configuração de cookies ajustando as configurações do seu navegador (consulte a Ajuda do navegador para saber como fazer isso). Esteja ciente de que a desativação de cookies afetará a funcionalidade deste e de muitos outros sites que você visita. A desativação de cookies geralmente resultará na desativação de determinadas funcionalidades e recursos deste site. Portanto, é recomendável que você não desative os cookies.

Cookies que definimos

  • Cookies relacionados à contaSe você criar uma conta conosco, usaremos cookies para o gerenciamento do processo de inscrição e administração geral. Esses cookies geralmente serão excluídos quando você sair do sistema, porém, em alguns casos, eles poderão permanecer posteriormente para lembrar as preferências do seu site ao sair.
  • Cookies relacionados ao loginUtilizamos cookies quando você está logado, para que possamos lembrar dessa ação. Isso evita que você precise fazer login sempre que visitar uma nova página. Esses cookies são normalmente removidos ou limpos quando você efetua logout para garantir que você possa acessar apenas a recursos e áreas restritas ao efetuar login.
  • Cookies relacionados a boletins por e-mailEste site oferece serviços de assinatura de boletim informativo ou e-mail e os cookies podem ser usados ​​para lembrar se você já está registrado e se deve mostrar determinadas notificações válidas apenas para usuários inscritos / não inscritos.
  • Pedidos processando cookies relacionadosEste site oferece facilidades de comércio eletrônico ou pagamento e alguns cookies são essenciais para garantir que seu pedido seja lembrado entre as páginas, para que possamos processá-lo adequadamente.
  • Cookies relacionados a pesquisasPeriodicamente, oferecemos pesquisas e questionários para fornecer informações interessantes, ferramentas úteis ou para entender nossa base de usuários com mais precisão. Essas pesquisas podem usar cookies para lembrar quem já participou numa pesquisa ou para fornecer resultados precisos após a alteração das páginas.
  • Cookies relacionados a formuláriosQuando você envia dados por meio de um formulário como os encontrados nas páginas de contato ou nos formulários de comentários, os cookies podem ser configurados para lembrar os detalhes do usuário para correspondência futura.
  • Cookies de preferências do sitePara proporcionar uma ótima experiência neste site, fornecemos a funcionalidade para definir suas preferências de como esse site é executado quando você o usa. Para lembrar suas preferências, precisamos definir cookies para que essas informações possam ser chamadas sempre que você interagir com uma página for afetada por suas preferências.

Cookies de Terceiros

Em alguns casos especiais, também usamos cookies fornecidos por terceiros confiáveis. A seção a seguir detalha quais cookies de terceiros você pode encontrar através deste site.

  • Este site usa o Google Analytics, que é uma das soluções de análise mais difundidas e confiáveis ​​da Web, para nos ajudar a entender como você usa o site e como podemos melhorar sua experiência. Esses cookies podem rastrear itens como quanto tempo você gasta no site e as páginas visitadas, para que possamos continuar produzindo conteúdo atraente.

Para mais informações sobre cookies do Google Analytics, consulte a página oficial do Google Analytics.

  • As análises de terceiros são usadas para rastrear e medir o uso deste site, para que possamos continuar produzindo conteúdo atrativo. Esses cookies podem rastrear itens como o tempo que você passa no site ou as páginas visitadas, o que nos ajuda a entender como podemos melhorar o site para você.
  • Periodicamente, testamos novos recursos e fazemos alterações subtis na maneira como o site se apresenta. Quando ainda estamos testando novos recursos, esses cookies podem ser usados ​​para garantir que você receba uma experiência consistente enquanto estiver no site, enquanto entendemos quais otimizações os nossos usuários mais apreciam.
  • À medida que vendemos produtos, é importante entendermos as estatísticas sobre quantos visitantes de nosso site realmente compram e, portanto, esse é o tipo de dados que esses cookies rastrearão. Isso é importante para você, pois significa que podemos fazer previsões de negócios com precisão que nos permitem analisar nossos custos de publicidade e produtos para garantir o melhor preço possível.

Compromisso do Usuário

O usuário se compromete a fazer uso adequado dos conteúdos e da informação que oferece no site e com caráter enunciativo, mas não limitativo:

  • A) Não se envolver em atividades que sejam ilegais ou contrárias à boa fé a à ordem pública;
  • B) Não difundir propaganda ou conteúdo de natureza racista, xenofóbica, ou sobre cassinos, casas de apostas, jogos de sorte e azar, qualquer tipo de pornografia ilegal, de apologia ao terrorismo ou contra os direitos humanos;
  • C) Não causar danos aos sistemas físicos (hardwares) e lógicos (softwares) do site, de seus fornecedores ou terceiros, para introduzir ou disseminar vírus informáticos ou quaisquer outros sistemas de hardware ou software que sejam capazes de causar danos anteriormente mencionados.

Mais informações

Esperemos que esteja esclarecido e, como mencionado anteriormente, se houver algo que você não tem certeza se precisa ou não, geralmente é mais seguro deixar os cookies ativados, caso interaja com um dos recursos que você usa em nosso site.