Amor à vida

Divaldo Pereira Franco
20/02/2015
1318 visualizações

divaldo_franco_menorO mais precioso dom que existe é a existência humana. Embora a gravidade da hora com as suas terríveis malhas de violência, agressividade e tormentos de vária ordem, vale viver-se, tendo por meta a plenitude. Não poucas pessoas pensam exclusivamente em si próprias, dominadas por asfixiante egotismo, na enganosa construção psicológica de que assim serão felizes, isto por haverem perdido o rumo do equilíbrio, da sabedoria, da razão. Quando se acreditam triunfantes, porém, descobrem-se mergulhadas no vazio existencial e logo mais tombam em graves transtornos psicológicos.

O sentido da vida resume-se na autoedificação pelo amor, mediante o esforço para viver-se, sob o amparo de pensamentos corretos, de palavras certas e de conduta saudável. Somente assim, as suas serão as lutas que lhe darão significado comportamental e estímulo para avanços legítimos na conquista do Self. As metas materiais, embora o seu sentido edificante, são fáceis de ser alcançadas, o que faculta a necessidade de contínuas programações. Além disso, apresentam enfrentamentos tormentosos, quais sejam: a competitividade nem sempre realizada de forma digna, a submissão ao contexto no qual se vive, ora caracterizado pelo suborno, pela injúria, pela desconfiança, o medo da perda dos valores adquiridos ou das posições conseguidas, a inevitável insatisfação íntima que deflui do anseio de sempre mais possuir e mais brilhar…

A criatura humana é a medida das suas aspirações morais e espirituais que a projetam no rumo da iluminação. Parece uma ingenuidade aspirar-se por iluminação interior, paz no coração, quando pairam sobre quase todas as cabeças as espadas de Dâmocles prestes a decepá-las. São, no entanto, as propostas ingênuas do amor, conforme preconizadas por Jesus Cristo, que proporcionam bem-estar, alegria de viver, trabalho no bem, fraternidade no seu mais amplo sentido. Assim viveu o inesquecível Poeta galileu, amando numa época hostil como a nossa. Podemos tentar?

Divaldo Franco

Fonte:
Disponível em <https://www.facebook.com/MansaoDoCaminho?fref=ts>. Acesso em: 20FEV2015.
“Publicado no jornal A Tarde, coluna Opinião, em 29-01-2015.
Divaldo Franco escreve na quinta-feira, quinzenalmente.
Achou interessante? Passe um e-mail ou ligue para os nºs abaixo e comente, isso é muito importante para a permanência da coluna no referido jornal.
Central Telefônica: (71) 3340 – 8500 –
Redação: (71) 3340 – 8800
Email – opiniao@grupoatarde.com.br”

Nota do editor:

Imagem em destaque disponível em <http://radioboanova.com.br/wp-content/uploads/2015/02/vida.jpg>. Acesso em: 20FEV2015.

Veja também

Ver mais
16.03.2025

Deus quer

Deus não quer o meu progresso porquanto os meus caminhos estão interditados! Deus não quer a minha felicidade, já que tudo quanto me diz respeito resulta em insucesso. Deus não…
16.03.2025

4ª Semana Espírita de Ubatuba – Tema Central: “Suicídio, encontrando uma razão para viver” – de 27/09 à 01/10. Com Walter Bonaparte Júnior

Walter Bonaparte Júnior será o convidado da noite do dia 28 de Setembro (Terça-feira) às 20h Harmonização Musical: Moacyr Camargo Sementes da Boa Nova fará transmissão simultânea no Youtube, Facebook…
16.03.2025

SETEMBRO AMARELO – Vamos juntos pela valorização da vida! Com Anderson Arnaut

O mês de setembro é dedicado mundialmente a um movimento de conscientização sobre o suicídio. Iniciativa da Associação Internacional pela Prevenção do Suicídio (IASP), a ação consiste em sinalizar fachadas…
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?