Página InicialTextos EspíritasÉ obra Divina!

919 visualizações

É obra Divina!

abril 27, 2015

andre-sobreiroJesus é o Mensageiro de Deus, entre seus filhos desgarrados que vivem na Terra. O Divino Jardineiro nos trouxe, há dois mil anos, a mais sublime lição de amor e sabedoria que nosso planeta conhece.

E a Doutrina Espírita, sendo o Consolador Prometido por Ele, faz compreensíveis, pelos conhecimentos que traz, inúmeras passagens dos Evangelhos que nos pareciam obscuras.

Complementando a imensa gama de informações que o Espiritismo nos oferece, a lavra psicográfica de F. C. Xavier nos dá noções ainda mais profundas a respeito da vida e obra de Jesus.

Nosso escopo, nesse trabalho, é analisar a passagem citada no capítulo III do livro “Boa Nova”, de autoria de Humberto de Campos, psicografado por Chico Xavier, onde o autor narra o diálogo entre o Cristo e o juiz Hanã. Esse encontro de opostos revela a questão mais importante de todas, nos ensinos do Cristo: o foco no Amor, que nos move e alimenta nossa alma!

Segundo o Mestre de Nazaré, o Reino de Deus “… é a obra divina no coração dos homens”. Sendo, segundo Jesus, “no coração”, essa obra baseia-se em sentimentos, não em raciocínio. Digamos então, que quem ama conhece o caminho que leva ao Criador, sem desvios e sem obstáculos. Provocar sentimentos que nos inflamem e nos induzam a intervenção perante a dor alheia… Eis o objetivo!

Quando, no diálogo, se discutiu a questão das obras, Hanã debocha e desvia o assunto (típica resposta dos judeus helenizados):

– … Já viste alguma estátua perfeita modelada em fragmentos de lama?

E a sublime resposta Crística:

– Nenhum mármore existe mais puro e mais formoso que o do sentimento, e nenhum cinzel é superior ao da boa vontade.

São estas, segundo Jesus, as maiores e melhores ferramentas para a nossa reforma íntima! Fica claro para nós que a obra é divina, mas o material (mármore) e a ferramenta (representada pelo cinzel) são nossos! Estaria o nosso coração apto para que Deus, através do Evangelho, molde-o (como a estátua), ferindo-nos (com o cinzel da dor) da menor forma?

Falha grave cometemos, quando tentamos procurar ou implantar o Reino de Deus fora de nós, como se houvesse no Universo, um lugar privilegiado… Na verdade, é necessário que construamos esse Reino, dentro!

Urge nosso esforço e vontade de ser útil, agindo no plano físico como instrumentos de Deus, colaborando em sua obra.

André Luiz Lesi Sobreiro

 

Nota do editor:
Imagem em destaque disponível em <http://papeldeparede.fotosdahora.com.br/papeisdeparede/14860/Luz_no_ceu/>. Acesso em: 27ABR2015.

André Luiz Iesi Sobreiro
André Luiz Iesi Sobreiro

Expositor, dirigente de estudos, trabalhador do CE Portal de Luz e da Rede Amigo Espírita.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como