Página InicialTextos EspíritasA turma do prefiro

280 visualizações

A turma do prefiro

julho 2, 2015

richard-simonetti-menorOs dois irmãos habitavam bela residência herdada de seus pais.

Construção antiga, mas sóli­da, confortável, de cômodos amplos e arejados. Ali poderiam permanecer por longos anos, sem pro­blemas.

No entanto, por uma insignificância desen­tenderam-se, concluindo, após ásperas discussões, que não continuariam juntos.

A solução seria ven­der o imóvel, ideia que nenhum deles admitia. En­tão, resolveram dividi-lo ao meio, providenciando pa­ra que fossem erguidas paredes onde existiam por­tas ligando as duas metades.

Isto feito, instalaram-se, cada qual em sua nova residência, dois arremedos de casa, porquan­to, sem recursos para gastos maiores, acomoda­ram-se ao que existia.

Um ficou sem cozinha; o ou­tro, sem banheiro. Situação incômoda, desconfortá­vel, resolvida precariamente.

Um amigo comum passou por ali e, obser­vando a tolice cometida pelos dois irmãos, que apenas lhes complicara a vida, sugeriu:

– Por que vocês não se reconciliam, derru­bam as paredes divisórias e voltam a viver confor­tavelmente?

– Não! – respondeu cada um por si.

– Por quê? – indagou, perplexo, o bem intencionado conciliador.

Ambos responderam, em uníssono:

Prefiro viver assim!

E assim permaneceram por muitos anos, sem jamais conversarem, existência azedada pelo ressentimento, numa casa dividida pela intransi­gência.

                                                                                       *  *  *

Muitos vivem assim, a levantar barreiras de ressentimento, mágoa e irritação, que impedem uma convivência pacífica com o semelhante.

Quando instados a modificar suas disposi­ções, engrossam as fileiras lamentáveis da “turma do prefiro”.

Tudo seria diferente se exercitassem um pouco de compreensão e tolerância, evitando as di­visórias de intransigência que separam as pessoas, gerando desconfortáveis situações.

Richard Simonetti

 

 

 

Nota do editor:
Imagem em destaque disponível em <http://www.papodegarotacrista.com/2013/03/quero-ficar-de-bem.html#.VZU_IxtViko>. Acesso em: 02JUL2015.

Richard Simonetti IN MEMORIAM
Richard Simonetti IN MEMORIAM

Richard Simonetti é de Bauru, Estado de São Paulo. Nasceu em 10 de outubro de 1935 e Desencarnou em 03 de Outubro de 2018. De família espírita, participou do movimento desde os verdes anos, integrado no Centro Espírita Amor e Caridade, onde desenvolveu largo trabalho no campo doutrinário e filantrópico. Orador e Escritor espírita, teve mais de cinquenta obras publicadas.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como