Página InicialTextos EspíritasFortaleça a esperança

687 visualizações

Fortaleça a esperança

outubro 28, 2015

francisco_rebouças                                 “Tendo por capacete a esperança na salvação.”
Paulo (1ª Epístola aos Tessalonicenses, 5:8.)

Sabemos que o capacete tem por finalidade proteger a cabeça que serve de sede da manifestação do espírito pelo pensamento do homem encarnado, conforme asseverou o apóstolo Paulo de Tarso. Entendemos da mesma forma que a esperança é sem dúvida a mais robusta manifestação de fé e confiança do Cristão na bondade e justiça das Leis de Deus.

Verificamos em muitas ocasiões que os nossos sentimentos estão sujeitos aos ataques da cólera desgovernada e que também nosso raciocínio, em variadas oportunidades, sofre o danoso assédio do desânimo, quando nos encontramos à frente dos desafios que a vida nos propõe na luta que empreendemos pela vitória do bem, no esforço de fazer crescer em nós o homem novo e o consequente enfraquecimento do domínio insano do homem velho que sempre nos dirigiu.

O assédio constante das trevas e a precipitada e equivocada conclusão de que o mal cresce de forma avassaladora e incontrolável no mundo é a mola propulsora para o avanço do desânimo e da falta de perspectiva no cristão de fé vacilante num futuro promissor para a humanidade, como se fosse possível o mal triunfar na luta final contra as forças do bem.

Em variadas páginas encontramos as palavras esclarecedoras e incentivadoras de Espíritos de uma condição bastante elevada no conhecimento das insuperáveis Leis Divinas a nos aclarar para a situação passageira que vivenciamos no presente da humanidade conforme segue:

“A exigência de todos e a indiferença de muitos procuram cristalizar a energia do discípulo, dispersando-lhe os impulsos nobres ou neutralizando-lhe os ideais de renovação.

Contudo, é imprescindível esperar sempre o desenvolvimento dos princípios latentes do bem, ainda mesmo quando o mal transitório estenda raízes em todas as direções.

É necessário esperar o fortalecimento do fraco, à maneira do lavrador que não perde a confiança nos grelos tenros; aguardar a alegria e a coragem dos tristes, com a mesma expectativa do floricultor que conta com revelações de perfume e beleza no jardim cheio de ramos nus.

Por isso mesmo, talvez, o apóstolo não se refere à touca protetora.

Chapéu, quase sempre, indica passeio, descanso, lazer, quando não defina convenção no traje exterior, de acordo com a moda estabelecida.

Capacete, porém, é indumentária de luta, esforço, defensiva.

E o discípulo de Jesus é um combatente efetivo contra o mal, que não dispõe de muito tempo para cogitar de si mesmo, nem pode exigir demasiado repouso, quando sabe que o próprio Mestre permanece em trabalho ativo e edificante.

Resguardemos, pois, o nosso pensamento com o capacete da esperança fiel e prossigamos para a vitória suprema do bem.” (1)

Rogamos a Jesus que nos ajude a compreender e vivenciar em nosso dia a dia os ensinamentos de páginas como esta, simples e de valoroso conteúdo para nossa vida, para nos induzir a buscar a felicidade em tudo de bom que nos acontece e que consigamos inspirar em nosso semelhante, confiança e esperança na senda a percorrer, conquistando realizações ainda maiores, com todas as forças de um Espírito convicto da vitória final do amor.

Francisco Rebouças

Bibliografia:
1)  Xavier, Francisco Cândico, pelo Espírito Emmanuel – Livro: Fonte Viva, Cap. 94.

Nota do editor:
Imagem em destaque disponível em <http://www.goodfon.su/download/cvetok-dozhd-priroda/1280×720>. Acesso em: 28OUT2015.

Francisco Rebouças
Francisco Rebouças

Pós-Graduado em Administração de Recursos Humanos, Professor, Escritor, Articulista de diversos veículos de divulgação espírita no Brasil, Expositor Espírita, criador do programa: "O Espiritismo Ensina".

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como