934 visualizações

Sexo e Responsabilidade!

fevereiro 3, 2016

francisco_rebouças                               “Pois do coração procedem maus pensamentos, homicídios, adultérios, fornicações, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias”. (Mateus, 15:19)

O Homem dos nossos dias precisa saber utilizar-se com equilíbrio e responsabilidade das funções sexuais, em vista do moderno conceito de sensualidade e vulgaridade que hoje em dia se apresentam muito em moda, facilitando e espalhando a perversão inconsequente.

Necessário se faz começar por disciplinar a mente para que se mantenha senhor, das reais necessidades sexuais normais, e perfeitamente controláveis diante das constantes apelações do cotidiano a que o indivíduo imprudente se deixa envolver pelos absurdos convites ao desvirtuamento dos prazeres com o uso desregrado e irresponsável da função do aparelho genésico, de cujo abuso sofrerá mais cedo ou mais tarde as consequências, físicas, emocionais e psíquicas com grave comprometimento espiritual.

“… O sexo se define, desse modo, por atributo não apenas respeitável mas profundamente santo da Natureza, exigindo educação e controle.

Através dele dimanam forças criativas, às quais devemos, na Terra, o instituto da reencarnação, o templo do lar, as bênçãos da família, as alegrias revitalizadoras do afeto e o tesouro inapreciável dos estímulos espirituais.  Desarrazoado subtrair-lhe as manifestações aos seres humanos, a pretexto de elevação compulsória, de vez que  as sugestões  da  erótica  se entranham  na  estrutura  da  alma,  ao  mesmo  tempo que  seria absurdo deslocá-lo de  sua  posição venerável, a fim  de arremessá-lo  ao  campo da aventura menos digna,  com a  desculpa  de  se  lhe  garantir  a  libertação.  Sexo é espírito e vida, a serviço da felicidade e da harmonia do Universo.  Conseguintemente reclama responsabilidade e discernimento, onde e quando se expresse.  Por isso mesmo, nossos irmãos e nossas irmãs precisam e devem saber o que fazem com as energias genésicas, observando  como,  com  quem  e  para  que  se  utilizam  de  semelhantes  recursos, entendendo-se  que  todos  os compromissos  na  vida  sexual  estão  igualmente subordinados  à  Lei  de  Causa e  Efeito; e, segundo  esse exato  princípio,  de  tudo  o  que dermos a outrem, no mundo afetivo, outrem também nos dará.” (1)

Em todas as épocas da humanidade, o desregramento sexual dos homens tem sido responsável por lamentáveis e cruéis guerras entre as nações, e incontáveis atitudes criminosas, arbitrárias, humilhantes, escravizadoras etc., cometidas em todas as épocas, e em grande escala em nosso planeta. Por isso mesmo, toda reflexão e todo cuidado devem ser levados em conta quando se tratar das questões referentes ao sexo.

Mesmo diante da vida conjugal, se desejas conquistar a paz e a felicidade que o sexo responsável te pode proporcionar evita a licenciosidade perniciosa do abuso perturbador da imaginação em desvario, e não dê ouvidos às infelizes sugestões das mentes em desequilíbrio do mundo espiritual que abundam em redor de ti.

“Há mentes ociosas, na Erraticidade, atormentadas e sedentas, vitimadas por paixões que ainda não se aplacaram, que estão realizando incessante comércio obsessivo com os que se permitem, na Terra, as alucinações sexuais e os desavisos afetivos. Em conúbios terríveis atiram-se com virulência, explorando os centros genésicos dos encarnados e esfacelando neles a esperança e a alegria de viverem. Sutilmente instilam os pensamentos depressivos ou açulam falsas necessidades, absorvendo por processos mui complexos as expressões do prazer fugidiço e instalando as matrizes de desequilíbrios irreversíveis. Vigia a mente e controla o sexo. Quando pensamentos inusitados te sombrearem os painéis mentais com ideias infelizes; quando afetos dúlcidos se transformarem nos recessos do teu coração em fornalha de desejos; quando a ternura com que envolves os a quem estimas ou amas se te apresentar ardente ou angustiante; quando passares a sofrer dolorosas constrições na organização genésica tem cuidado! Certamente estarás sendo obsidiado por outros Espíritos, encarnados de mente vigorosa ou desencarnados infelizes, em trama contínua para te arrojarem nos despenhadeiros da alucinação. Levanta o pensamento a Jesus e a Ele te entrega em regime de total doação, certo de que o Vencedor de todos os embates te ajudará a sair da constrição cruel, encaminhando-te na direção da harmonia. Para tanto, ora e trabalha pelo bem comum, e o bem de todos te oferecerá o lenitivo e a força para a libertação a que aspiras”. (2)

Assim, quando te sentires envolvido por inquietação a ponto de fraquejar pelas influências e apelos da mídia em matéria de sexo, lembra-te dos recursos da oração e mergulha a mente no oceano bendito da prece, e certamente receberás os necessários recursos em forma de inspiração para que resista e supere às más influenciações.

Não existem, pois, razões que justifiquem os tormentos dos aprendizes do Cristo, angustiados pelas inquietudes políticas da hora que passa. Semelhante estado d’alma é simples produto de inadvertência perigosa, porque todos devemos saber que os homens falíveis não podem erguer obras infalíveis e que compete a nós outros, partidários do Mestre, a posição de trabalhadores sinceros, chamados a servir e cooperar na obra paciente e longa, mas definitiva e eterna, daquele a quem o Pai “constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo”.(3)

O sexo é investimento de vida, e não um empreendimento de morte!

Que Jesus nos Guie e guarde, hoje e sempre!

Francisco Rebouças

Bibliografia:
1 – Xavier, Francisco Cândido. Livro: Vida e Sexo – pelo Espírito Emmanuel- Cap. 1.
2 – Franco Divaldo Pereira. Livro: Florações Evangélicas – pelo Espírito Joanna de Ângelis – Cap. 56.
3 – Xavier, Francisco Cândido. Livro: Fonte Viva – pelo Espírito Emmanuel – Cap.148.

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em
<http://www.sbcoaching.com.br/blog/comportamento/coaching-relacionamentos-amorosos/>.
Acesso em: 02FEV2016.

Francisco Rebouças
Francisco Rebouças

Pós-Graduado em Administração de Recursos Humanos, Professor, Escritor, Articulista de diversos veículos de divulgação espírita no Brasil, Expositor Espírita, criador do programa: "O Espiritismo Ensina".

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?