
Em qualquer situação, façamos a diferença!
Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo…
– Paulo. I CORINTIOS 12:4.
Em qualquer lugar, atividade ou posição, podemos revelar qualidades divinas para a edificação de todos que conosco conviverem na bênção do dia a dia na vida de relação em família ou na sociedade. Assim sendo, aprender e ensinar são tarefas de toda hora, para quantos desejarem colaborar efetivamente com sua parcela de sacrifício na constituição do tesouro imensurável de sabedoria, amor e paz.
“Amigo, atendamos ao apelo da fraternidade.
Abra a própria alma às manifestações generosas para com todos os seres, sem trancar-se na torre de falsas situações, à frente do mundo.
A pretexto de viver com dignidade, não caminhe indiferente ao passo dos outros.
Busque relacionar-se com as pessoas de todos os níveis sociais, erguendo amigos além das fronteiras do lar, da fé religiosa e da profissão. (1)
Quando contemplados com a sublime oportunidade da administração de tarefas e pessoas, mais frequentemente podemos por critérios dignos e éticos expressar a justiça e a magnanimidade em benefício de todos, na harmonização e manutenção de um ambiente saudável e fraterno facultando àquele que deve obediência, recursos mais amplos para demonstrar o seu caráter na execução do dever bem cumprido.
Se acaso detivermos os recursos da riqueza material, bem mais que os outros, podemos multiplicar as oportunidades de trabalho e dividir as bênçãos de seus resultados positivos, proporcionando elevação e crescimento a nós mesmos e aos que estiverem à nossa volta, minimizando as dificuldades alheias e contribuindo para o progresso comum.
Em caso de vivenciarmos a situação de pobreza hoje, não devemos nos entregar a maldições e revoltas, ao contrário, precisamos seguir com empenho e determinação na busca de superar as dificuldades, desenvolvendo em nosso mundo íntimo a fortaleza da esperança e da dignidade, que são tesouros de maior valor que qualquer joia material do mais cobiçado e raro mineral existente no mundo.
Todos nós somos capazes de realizar muito na esfera de trabalho em que nos encontramos, bastando para isso que nos dispusemos a colaborar com o Mestre de Nazaré, preparando-nos para melhor servir em sua Seara com amor e determinação.
“Multiplica a alegria de viver, esparzindo tuas concessões de ventura onde te encontres.
Inobstante te descubras em dor ou em agonia, compreende que o sofrimento é processo de libertação realizando o mister onde o amor ainda não firmou alicerces.
Sofrimento não é desdita. Esta somente surge quando o homem se torna causa e razão de infortúnio para o seu próximo.
Assim, sempre podes exalçar a vida.
Estiolando-se a flor o pólen fecunda e a planta nele sobrevive.
O despedaçar de muitos anelos engendra o surgimento de formosas realizações.
A renúncia pessoal fomenta a abnegação que levanta as realizações da ventura.
Usa a tua vida na preservação de outras muitas vidas.
Mesmo que estejas açodado pelo desespero, evita o fosso da revolta ou o paul do desânimo.
A tua vida inspira outras vidas.
Sê abnegado!
O que faças e como faças constituirá emulação para as criaturas que seguem ao teu lado.
Sem que o percebas és inspirado por alguém, motivado por outrem, a teu turno modelo para outros que te seguem em pós.
Perante a vida és co-criador junto a Nosso Pai.
Vive, pois, de tal forma que, encerrando o capítulo da tua experiência no corpo físico, prossigas logo mais, noutra expressão na vida estuante.” (2)
Procuremos, por isso mesmo, observar melhor a posição em que Deus nos situou para trabalhar incessantemente com vistas a atender aos imperativos do Infinito Bem, colocando a vontade de servir acima de nossos desejos, e a Sabedoria Divina aproveitará os parcos recursos que possuímos e suprirá nossas deficiências para que aos poucos melhor pratiquemos a caridade na intenção de servirmos de instrumentos úteis à espiritualidade superior na sedimentação do amor em nosso mundo.
Francisco Rebouças
Bibliografia:
1) Xavier, Francisco Cândido, pelo Espírito Emmanuel – Livro: Fonte Viva, FEB.
2) Franco, Divaldo Pereira, pelo Espírito Joanna de Ângelis: Livro Leis Morais da Vida.
Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque gentilmente cedida à Agenda Espírita Brasil pela palhacinha “Dra Joanete”, vivenciada por Roseli Corrêa, Evangelizadora Espírita, em apoio às crianças nos hospitais de São José dos Campos, SP.
Veja também
Ver mais
Seguimos para a Luz!

38ª Semana Espírita Carmelitana JORGE FERNANDES FILHO – de 05 à 10 de Setembro de 2021. Tema Central: “Livro Boa Nova” com Michelle Eustáquio
