622 visualizações

Efeitos naturais da filosofia espírita!

julho 27, 2016

francisco_rebouçasOs ensinos espíritas são ricos em conteúdo moral, e podem proporcionar grandiosos benefícios pelos elevados conceitos contidos nas suas páginas de luz, gerando para as sociedades, que deles se beneficiam, enormes avanços no campo da evolução espiritual.

Desde o início da aparição do homem em nosso planeta, recebemos esses ensinos dos inúmeros profetas, sábios e pensadores, com os quais, a Soberana Sabedoria do Universo tem-nos auxiliado em todos os tempos e recantos da terra.

Foram eles inspirados pelos Espíritos Superiores em missões de socorro à humanidade que, através dos séculos e em todas as correntes religiosas pelas quais passamos, esclarecem-nos acerca dos problemas que o nosso atavismo, ignorância e teimosia têm produzido, agravando nossos débitos para com a Lei Divina, infelicitando-nos e retardando nosso progresso moral e espiritual.

O Espiritismo veio, finalmente, comprovar a imortalidade da Alma, assegurando-nos a certeza da comunhão dos vivos do mundo material com aqueles a quem julgávamos mortos, não nos permitindo duvidar dessa realidade que agora sabemos, de que o homem é, verdadeiramente, imortal. A morte não passa de mera transformação e, dessa forma, a comprovação da pluralidade de nossas existências terrestres abre-nos novos horizontes.

A certeza da evolução do Espírito, de suas sucessivas vidas, nas quais entesoura novos conhecimentos e renovadas experiências, em que ele próprio constitui-se edificador de seu futuro, leva-o a novos procedimentos na procura incessante de melhorar em todos os aspectos, modificando dia-a-dia sua maneira de proceder, desenvolvendo seus potenciais no trabalho do bem, fazendo ao seu próximo o que gostaria dele receber, contribuindo dessa forma para uma humanidade mais solidária e feliz.

Identifica no semelhante, não um inimigo do qual precisa ver-se livre, mas sim alguém que ao seu lado caminha e que assim como ele, teve o mesmo princípio e terá também o mesmo destino, e com o qual deve trocar experiências ensinando e aprendendo, incessantemente, aperfeiçoando-se, gradualmente, no cumprimento dos deveres e no trabalho que Deus lhe confiou a execução. Dessa forma, passa a enxergar as dificuldades e provações como mecanismos eternos da justiça Divina na manutenção da ordem, em prol do progresso que há de reinar um dia em nosso planeta.

A Doutrina Espírita vem mostrar-nos a necessidade de uma fé raciocinada, que satisfaça ao mesmo tempo as necessidades do coração e da razão. Esta chegou ao mundo no momento mais adequado, quando as concepções religiosas do passado se deslocavam das bases seguras do ensino do Cristo, contribuindo para que a humanidade perdesse a fé legítima dos cristãos dos velhos tempos, pois não mais acreditando em nada, caminhavam sem rumo, como cegos, tropeçando nas armadilhas das trevas.

Com o advento do Consolador prometido por Jesus, o cristão pode, finalmente, reencontrar-se com as lições seguras do evangelho do Mestre de Nazaré, seguindo daí em diante o roteiro seguro para o tão sonhado encontro com a felicidade podendo traçar novas metas, em busca da tão sonhada pureza espiritual a que estamos destinados.

Há 2016 anos, a sociedade corrompida, pelas normas impostas pelos poderosos de então, sob as regras da força bruta e do crime legalizado sofreu, definitivamente, o maior golpe desferido pelo Cristianismo, quando, o próprio Jesus se fez grandioso ao enfrentar os poderes constituídos do mundo, ao modificar a maneira de ouvir a voz dos mais humildes, dos oprimidos e desprezados ao falar-lhes com respeito e pautado na moral e na ética até então desprezadas, reavivando neles a fé já combalida, renovando o ânimo de tantos quantos lhe buscavam o convívio.

O Espiritismo nada mais é que o Cristianismo redivivo que surgiu da promessa de Jesus de nos enviar o novo consolador, trazendo-nos como lema principal o princípio da caridade, sem a qual nada poderemos aspirar, pois só a caridade pode desenvolver e sustentar o princípio da fraternidade entre os homens, hoje em face das noções doutrinárias que transmite, tornou-se o maior antídoto ao materialismo, esclarecendo que os bens materiais são impotentes para pacificar e harmonizar o ser humano.

Estimula a solidariedade, a fé, o trabalho no bem, enfatizando que precisamos desenvolver os gérmens das virtudes que estão latentes em nosso Ser Espiritual, mostrando-nos que só o trabalho nos leva ao progresso e o progresso não pode dispensar o conhecimento, pois depende justamente dele, jogando por terra a ideia de favoritismo, mostrando que a evolução do homem é fruto de seus próprios esforços.

Não foi à toa que o Espírito de Verdade nos ensinou:

“Espíritas! amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo. No Cristianismo encontram-se todas as verdades; são de origem humana os erros que nele se enraizaram. Eis que do além-túmulo, que julgáveis o nada, vozes vos clamam: Irmãos! Nada perece. Jesus-Cristo é o vencedor do mal, sede os vencedores da impiedade.” – O Espírito de Verdade. (Paris, 1860.) ¹

Francisco Rebouças

Referências Bibliográficas:
(1) Kardec Allan – O Evangelho Segundo o Espiritismo , Cap. V, item 5.

Nota do Editor:
Imagem em destaque disponível em <http://espiritismoemcristo.blogspot.com.br/2012/12/leia-kardec.html>. Acesso em 27JUL2016.

Francisco Rebouças
Francisco Rebouças

Pós-Graduado em Administração de Recursos Humanos, Professor, Escritor, Articulista de diversos veículos de divulgação espírita no Brasil, Expositor Espírita, criador do programa: "O Espiritismo Ensina".

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui