O joio e o trigo

Rogério Miguez
11/10/2016
924 visualizações

rogerio-miguez-menorEstudar cuidadosamente as Obras Básicas do Espiritismo é uma norma sábia e deve ser exercitada, constantemente, jamais deve ser esquecida, tampouco preterida. A Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec, não é uma filosofia, ciência e religião, que deva ser lida como se lê um romance. Muitos não se dão ao trabalho de estudar, fazer pesquisas, comparar textos, e, após a leitura simples de um livro, julgam que a obra está estudada. Com a Doutrina isto não é recomendado.

Quanto mais se conhece a literatura básica espírita, mais se percebe como ela é rica em ensinos. Não poderia ser de outro modo, já que, além daquele de considerável evolução que registrou metodicamente as ideias dos Espíritos – Allan Kardec – contribuíram também no conjunto da obra outros Espíritos muito bem preparados, conforme se lê nos Prolegômenos de O Livro dos Espíritos. Acresce, ainda, que todos trabalharam sob orientação do guia e modelo a ser seguido: Jesus, o Cristo. Sendo o Espiritismo o Consolador Prometido, seus fundamentos não devem ser vistos como escritos passageiros ou meramente transitórios.

Pela falta deste entendimento, muitos espíritas estão se deixando levar por novidades pseudoespíritas de autores desencarnados, que nada mais desejam do que lançar dúvidas e propostas tendenciosas sobre as bases doutrinárias. Esses Espíritos estabelecem uma verdadeira aliança com o médium desatento e vaidoso. Desta parceria, ambos têm seus interesses particulares atendidos que somados redundam em uma literatura falsa, apócrifa, que vem perturbando sobremaneira a evolução da prática e entendimento entre os espíritas, dividindo opiniões e, em consequência, enfraquecendo o conjunto, objetivo principal dos modernos e astutos falsos Cristos.

Estes falsos profetas do lado de lá, que às vezes se apropriam de nomes famosos, escrevem coerentemente sobre muitas máximas espíritas, pois sabem que no meio espírita existem aqueles que têm um conhecimento aprofundado da Doutrina, todavia, em meio a conceitos verdadeiros, lançam, sutilmente e com habilidade, armadilhas doutrinárias, que nem todos sabem distinguir facilmente.

A situação é delicada, visto existir opinião generalizada de que foi recomendado que tudo se leia e que se retenha a parte boa do que se lê. Entretanto, reflitamos, exercitemos um pouco do bom senso tão característico do mestre de Lyon: como distinguir a boa parte de um texto, se aquele que lê desconhece em profundidade a base doutrinária? – Tudo indica ser uma atividade perdida e extremamente perigosa. Além disso, em nossa moderna sociedade, o tempo é bem muitíssimo precioso. Então, qual a razão de se ler livros, sabidamente, duvidosos para de lá tentar retirar o que existe de bom? – Não seria um claro exemplo de contrassenso, opondo-se frontalmente ao bom senso!? – O indivíduo, que pouco tempo tem para se dedicar a leituras e estudos, deixa de lado livros consagrados e sem máculas na ânsia de encontrar possíveis boas propostas em literaturas reconhecidamente questionáveis.

Há disponível uma quantidade imensa de livros espíritas, e não diremos bons livros espíritas, pois acreditamos todos os verdadeiros livros espíritas são bons, notadamente mais de 400, psicografados por Chico Xavier, dezenas de excelentes livros de Yvonne Pereira, Pedro de Camargo (Vinícius), apenas para citar alguns dentre tantos outros autores encarnados e desencarnados. Autores clássicos, como Léon Denis, estão quase que totalmente esquecidos. Léon Denis, aquele que foi também conhecido como o “Apóstolo do Espiritismo”.

Argumenta-se ainda que o próprio Allan Kardec recomendou no Catálogo racional: Obras para se fundar uma biblioteca espírita, que tal biblioteca deveria incluir até mesmo livros contrários ao Espiritismo, portanto, poder-se-ia concluir que não deveria existir por parte dos espíritas nenhuma restrição a qualquer literatura. Esta conclusão nos parece equivocada, pois não foi isso que o Codificador escreveu ao confeccionar este Catálogo. Allan Kardec jamais se expressou desta maneira, muito menos recomendou, basta ler o Catálogo. Igualmente, nesta obra, Kardec ainda não poderia ter expressado preocupação com livros pseudoespíritas, pois estes só surgiram após a vasta disseminação da Doutrina.

Ademais, não se está discutindo sobre livros que combatem abertamente o Espiritismo, aliás livros eticamente corretos, pois o autor demonstra inequivocamente a sua posição de opositor aos princípios básicos da Doutrina, apresenta-se como tal, não precisa se travestir de cordeiro, pois lobo não é. Estamos chamando a atenção para a literatura falsa, desonesta, capciosa, que se diz duplamente espírita na contracapa do livro e na editora, mas introduz falsidades doutrinárias. Estes últimos é que devem ser cuidadosamente observados e preteridos.

É de se notar que aqueles que argumentam não se dever impor restrição a nenhum tipo de literatura, não importa qual proposta traga, não organizem, eles mesmos, bibliotecas com livros de autores contrários à Doutrina, esta sim uma verdadeira orientação de Allan Kardec, deixando, entretanto, e, surpreendentemente, adentrar e circular livremente na seara espírita, o livro pseudoespírita, em livrarias e bibliotecas de centros espíritas e, principalmente, com pesar, em feiras de livros ditos espíritas, além de promoverem e incentivarem estudos dedicados a obras de natureza duvidosa, muitas vezes em detrimento das Obras Básicas, no afã de obterem informações novas e surpreendentes, pois, afirmam estes, as Obras Básicas já foram largamente estudadas e estão perfeitamente conhecidas!

Os autores que escrevem contra a Doutrina, opositores declarados, são muito úteis, pois nos instruem sobre como melhorar o nosso próprio entendimento, ajudando-nos a construir a fé que pode e deve encarar a razão, chamando assim a nossa atenção para que nos preparemos melhor para entender, explicar e refutar os argumentos contrários à nossa crença. Veja-se como Allan Kardec foi sábio, prudente e honesto ao elaborar o Catálogo, incluindo obras contrárias ao Espiritismo, em oposição à nossa fé e entendimentos, pois são exemplos do exercício da liberdade de pensar, um dos princípios basilares da própria Doutrina.

Todavia, retornemos a nossa atenção aos embusteiros de toda ordem. São inteligentes, muito hábeis intelectualmente, alguns falsos sábios, outros sutilmente contra a Doutrina, mas com a particularidade de não se apresentarem como tais, ao invés, bem preparados e instruídos; usam uma linguagem correta; o estilo é agradável; estruturam bem as suas propostas; na edição, sugerem capas de livros muito bem elaboradas e chamativas; citam com extrema frequência textos das Obras Básicas; abrem as suas mensagens com referências doutrinárias muito conhecidas; recorrem a frases de efeito de autores espíritas de renome; chegam mesmo a dizer que o leitor deve rejeitar verdades em nome de uma única teoria falsa; em suas narrações absurdas, são tão ousados, que até envolvem falsamente antigos espíritas que se destacaram no Movimento quando aqui estiveram reencarnados, descrevendo com riqueza de detalhes supostas atividades de auxílio no plano espiritual em conjunto com tais espíritas, agora Espíritos desencarnados. Tudo isto
somado, deixa o incauto muito confiante e aberto às “novidades”, que são incluídas nas entrelinhas dos textos, aqui e ali. Lançam as suas propostas indecorosas, misturadas entre muitos conceitos irretocáveis do ponto de vista doutrinário.

O texto é tão bem elaborado que alguns leem repetidamente e são incapazes de separar o joio do trigo, mesmo que o primeiro esteja ali, evidente, claro, sem remates, pois está muito bem semeado junto ao trigo, este último a boa e única parte que nos interessa, que pode ser colhido farta e facilmente nas Obras Básicas.

É a realidade neste particular momento de transição em nosso planeta Terra, solicitando-nos veementemente atenção redobrada, para que não compactuemos com estes enxertos doutrinários, tampouco os divulguemos, os quais nos convidam, pouco a pouco, a que baixemos a nossa guarda moral, assim permitindo que ideias esdrúxulas adentrem os centros espíritas e conspirem contra a boa ordem do Movimento.

Espíritas, oremos; contudo não nos esqueçamos de que, nestes tempos turbulentos, temos a obrigação de vigiar com especial atenção estas duplas formadas por médiuns perturbados e seus parceiros da erraticidade, pois o que está se vendo em profusão são médiuns fascinados aliados a mistificadores, ambos vaidosos, ávidos por evidência, e inconsequentes, escrevendo errado por linhas certas.

Rogério Miguez

Nota do Editor:
Imagem em destaque disponível em <http://www.imagens.usp.br/wp-content/uploads/IEB-Literatura-de-Cordel-039-16-Foto-Marcos-Santos20160217_046.jpg>. Acesso em 11OUT2016.

Veja também

Ver mais
27.03.2025

O Evangelho no Lar

"Quando o Lar se converte em santuário, o crime se recolhe ao museu. Quando a família ora, Jesus se demora em casa. Quando os corações se unem nos liames da…
27.03.2025

A autoestima

Ensinou o Mestre Jesus: Sede Perfeitos! O caminho para essa realização é o do auto aprimoramento, pelo qual deveremos desenvolver as nossas potencialidades nas áreas: do sentimento, da emoção, a…
27.03.2025

O bem que faz o otimismo

Em um mundo de provas e expiações, como ainda se caracteriza a nossa Terra, motivos para desanimar ou se tornar um pessimista contumaz não faltam. Aliás, nestes tempos turbulentos, tudo…
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?
Política de Privacidade
lgpd

A sua privacidade é importante para nós. É nossa política respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar em nosso site, e outros sites que possuímos e operamos.

Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado.

Apenas retemos as informações coletadas pelo tempo necessário para fornecer o serviço solicitado. Quando armazenamos dados, protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis ​​para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados.

Não compartilhamos informações de identificação pessoal publicamente ou com terceiros, exceto quando exigido por lei.

O nosso site pode ter links para sites externos que não são operados por nós. Esteja ciente de que não temos controle sobre o conteúdo e práticas desses sites e não podemos aceitar responsabilidade por suas respectivas políticas de privacidade.

Você é livre para recusar a nossa solicitação de informações pessoais, entendendo que talvez não possamos fornecer alguns dos serviços desejados.

O uso continuado de nosso site será considerado como aceitação de nossas práticas em torno de privacidade e informações pessoais. Se você tiver alguma dúvida sobre como lidamos com dados do usuário e informações pessoais, entre em contato conosco.

Política de Cookies

O que são cookies?

Como é prática comum em quase todos os sites profissionais, este site usa cookies, que são pequenos arquivos baixados no seu computador, para melhorar sua experiência. Esta página descreve quais informações eles coletam, como as usamos e por que às vezes precisamos armazenar esses cookies. Também compartilharemos como você pode impedir que esses cookies sejam armazenados, no entanto, isso pode fazer o downgrade ou 'quebrar' certos elementos da funcionalidade do site.

Como usamos os cookies?

Utilizamos cookies por vários motivos, detalhados abaixo. Infelizmente, na maioria dos casos, não existem opções padrão do setor para desativar os cookies sem desativar completamente a funcionalidade e os recursos que eles adicionam a este site. É recomendável que você deixe todos os cookies se não tiver certeza se precisa ou não deles, caso sejam usados ​​para fornecer um serviço que você usa.

Desativar cookies

Você pode impedir a configuração de cookies ajustando as configurações do seu navegador (consulte a Ajuda do navegador para saber como fazer isso). Esteja ciente de que a desativação de cookies afetará a funcionalidade deste e de muitos outros sites que você visita. A desativação de cookies geralmente resultará na desativação de determinadas funcionalidades e recursos deste site. Portanto, é recomendável que você não desative os cookies.

Cookies que definimos

  • Cookies relacionados à contaSe você criar uma conta conosco, usaremos cookies para o gerenciamento do processo de inscrição e administração geral. Esses cookies geralmente serão excluídos quando você sair do sistema, porém, em alguns casos, eles poderão permanecer posteriormente para lembrar as preferências do seu site ao sair.
  • Cookies relacionados ao loginUtilizamos cookies quando você está logado, para que possamos lembrar dessa ação. Isso evita que você precise fazer login sempre que visitar uma nova página. Esses cookies são normalmente removidos ou limpos quando você efetua logout para garantir que você possa acessar apenas a recursos e áreas restritas ao efetuar login.
  • Cookies relacionados a boletins por e-mailEste site oferece serviços de assinatura de boletim informativo ou e-mail e os cookies podem ser usados ​​para lembrar se você já está registrado e se deve mostrar determinadas notificações válidas apenas para usuários inscritos / não inscritos.
  • Pedidos processando cookies relacionadosEste site oferece facilidades de comércio eletrônico ou pagamento e alguns cookies são essenciais para garantir que seu pedido seja lembrado entre as páginas, para que possamos processá-lo adequadamente.
  • Cookies relacionados a pesquisasPeriodicamente, oferecemos pesquisas e questionários para fornecer informações interessantes, ferramentas úteis ou para entender nossa base de usuários com mais precisão. Essas pesquisas podem usar cookies para lembrar quem já participou numa pesquisa ou para fornecer resultados precisos após a alteração das páginas.
  • Cookies relacionados a formuláriosQuando você envia dados por meio de um formulário como os encontrados nas páginas de contato ou nos formulários de comentários, os cookies podem ser configurados para lembrar os detalhes do usuário para correspondência futura.
  • Cookies de preferências do sitePara proporcionar uma ótima experiência neste site, fornecemos a funcionalidade para definir suas preferências de como esse site é executado quando você o usa. Para lembrar suas preferências, precisamos definir cookies para que essas informações possam ser chamadas sempre que você interagir com uma página for afetada por suas preferências.

Cookies de Terceiros

Em alguns casos especiais, também usamos cookies fornecidos por terceiros confiáveis. A seção a seguir detalha quais cookies de terceiros você pode encontrar através deste site.

  • Este site usa o Google Analytics, que é uma das soluções de análise mais difundidas e confiáveis ​​da Web, para nos ajudar a entender como você usa o site e como podemos melhorar sua experiência. Esses cookies podem rastrear itens como quanto tempo você gasta no site e as páginas visitadas, para que possamos continuar produzindo conteúdo atraente.

Para mais informações sobre cookies do Google Analytics, consulte a página oficial do Google Analytics.

  • As análises de terceiros são usadas para rastrear e medir o uso deste site, para que possamos continuar produzindo conteúdo atrativo. Esses cookies podem rastrear itens como o tempo que você passa no site ou as páginas visitadas, o que nos ajuda a entender como podemos melhorar o site para você.
  • Periodicamente, testamos novos recursos e fazemos alterações subtis na maneira como o site se apresenta. Quando ainda estamos testando novos recursos, esses cookies podem ser usados ​​para garantir que você receba uma experiência consistente enquanto estiver no site, enquanto entendemos quais otimizações os nossos usuários mais apreciam.
  • À medida que vendemos produtos, é importante entendermos as estatísticas sobre quantos visitantes de nosso site realmente compram e, portanto, esse é o tipo de dados que esses cookies rastrearão. Isso é importante para você, pois significa que podemos fazer previsões de negócios com precisão que nos permitem analisar nossos custos de publicidade e produtos para garantir o melhor preço possível.

Compromisso do Usuário

O usuário se compromete a fazer uso adequado dos conteúdos e da informação que oferece no site e com caráter enunciativo, mas não limitativo:

  • A) Não se envolver em atividades que sejam ilegais ou contrárias à boa fé a à ordem pública;
  • B) Não difundir propaganda ou conteúdo de natureza racista, xenofóbica, ou sobre cassinos, casas de apostas, jogos de sorte e azar, qualquer tipo de pornografia ilegal, de apologia ao terrorismo ou contra os direitos humanos;
  • C) Não causar danos aos sistemas físicos (hardwares) e lógicos (softwares) do site, de seus fornecedores ou terceiros, para introduzir ou disseminar vírus informáticos ou quaisquer outros sistemas de hardware ou software que sejam capazes de causar danos anteriormente mencionados.

Mais informações

Esperemos que esteja esclarecido e, como mencionado anteriormente, se houver algo que você não tem certeza se precisa ou não, geralmente é mais seguro deixar os cookies ativados, caso interaja com um dos recursos que você usa em nosso site.