539 visualizações

“Teu lar, teu tesouro”

novembro 4, 2016

francisco_rebouças“As obras que eu faço em nome de meu Pai, essas testificam de mim.” — Jesus. (João, Capítulo 10, Versículo 25.)

“Teu lar, é teu pedacinho do céu na Terra”, necessário se faz entender que o templo doméstico é uma dependência do Céu na Terra, onde dentro dele encontraremos as maiores e melhores oportunidades de realizar o nosso trabalho de elevação moral, no convívio com nossos afetos da consanguinidade material. Pois é justamente aí, na sagrada e feliz oportunidade da convivência com os familiares, que a alma encontra a verdadeira oportunidade de colaboração com as esferas mais altas, desenvolvendo suas potencialidades, diante dos obstáculos que deve ultrapassar de modo a crescer e aperfeiçoar-se.

É na vida familiar que o homem pode e deve estreitar os laços da consanguinidade com aqueles que lhes representaram no passado suas aversões mais profundas, e com as quais tem necessidade de se harmonizar na nova oportunidade reencarnatória que desfruta para a qual foi convocado a trabalhar em seu próprio proveito para a conquista da felicidade que tanto almeja.

“A família consanguínea é a lavoura de luz da alma, dentro da qual triunfam somente aqueles que se revestem de paciência, renúncia e boa vontade.

De quando a quando, o amor nos congrega, em pleno campo da vida, regenerando-nos a sementeira do destino.

Geralmente, não se reúnem a nós os companheiros que já demandaram à esfera superior, dignamente areolados por vencedores, e sim afeiçoados menos estimáveis de outras épocas, para restaurarmos o tecido da fraternidade, indispensável ao agasalho de nossa alma, na jornada para os cimos da vida.

Muitas vezes, na condição de pais e filhos, cônjuges ou parentes, não passamos de devedores em resgate de antigos compromissos…” (1)

Contamos para isso conta com o apoio, incentivo e inspiração dos amigos da Espiritualidade Superior para que nos dediquemos ao trabalho, paciente e perseverante, na difícil tarefa da relação harmoniosa com nosso próximo mais próximo a quem Jesus se referiu, aprendendo a conviver com as diferenças, trabalhando para apurar e desenvolver as qualidades mais nobres, com a vontade firme para nos harmonizarmos com a consciência cósmica que rege a nossa vida, pela Lei do Amor.

“Ser pai ou mãe é uma grande responsabilidade.

Cada criatura traz o destino que organizou para si mesma em reencarnações passadas. No entanto, ela nunca deixará de assimilar os exemplos vividos no lar pelos pais.

A primeira escola é, pois o lar, e este, por sua vez, é o resultado da conduta dos esposos que devem se esforçar para fazê-lo agradável, honrado e rico de paz.

Abençoa o teu filho com as tuas palavras e conduta, fazendo-te amigo dele em todas as situações.

Os filhos, como todos nós, somos de Deus, e prestarás conta do empréstimo que te foi concedido para educar.”  (2)

Diante dos nossos entes queridos, precisamos aprender a servir com caridade e de boa-vontade, espalhando em torno de nós a paz e a esperança em palavras e atitudes, seguindo os ensinamentos de Jesus de Nazaré, ofertando ao nosso familiar a compreensão e o amor que há de transformá-lo em alguém amigo, confiante e alegre, cumprindo nossos compromissos com a vida, participando efetivamente do processo de implantação do Evangelho em nossos Corações, construindo um porvir promissor conforme nos asseverou o Mestre e Guia de toda humanidade “a cada um segundo as suas obras”.

O Lar é a nossa abençoada oficina, onde aprimoramos as nossas qualidades morais, por isso mesmo, em nosso próprio benefício, dediquemo-nos com amor e boa vontade na disposição de aprimorá-lo, enobrecê-lo, santificá-lo, realizando com esmero os compromissos assumidos antes da nossa volta a este abençoado planeta.

Francisco Rebouçasfamilia-feb 

Referências:
1) Livro Família, Chico Xavier/ Emmanuel. Cap. Em Família; e
2) Livro Vida Feliz – Divaldo Franco/Joanna de Ângelis. Cap. LXIX.

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <http://www.dij.febnet.org.br/familia/topico/familia-e-evangelizacao/>. Acesso em: 03NOV2016.

Francisco Rebouças
Francisco Rebouças

Pós-Graduado em Administração de Recursos Humanos, Professor, Escritor, Articulista de diversos veículos de divulgação espírita no Brasil, Expositor Espírita, criador do programa: "O Espiritismo Ensina".

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui