Aborto: medidas reparadoras

Rogério Miguez
18/12/2016
1301 visualizações

O mais basilar direito de todos os direitos é aquele a contemplar a vida. Lembremos também de outro postulado de Deus relacionado ao primeiro, inclusive antecedendo-o, qual seja: o dever de honrar e manter a vida por todos os meios lícitos, o outro lado da moeda, se assim podemos nos expressar.

Nos tempos hodiernos, esse dever e esse direito, há bom tempo, estão sob o fogo das argumentações falaciosas e tendenciosas, buscando a todo o custo contestá-los, através da legalização da opção indecorosa do aborto, hoje prática considerada como crime em nosso país, salvo algumas pouquíssimas exceções.

Discussões intérminas vêm ocorrendo no seio da sociedade, com posições extremadas de defensores sinceros, outros ignorantes e alguns com claros interesses escusos.

Independente do desfecho deste grande e importante debate, onde se espera com fervor, tenhamos o parecer final guiado pela única lei a nos conduzir à paz de espírito, hoje e sempre, qual seja a Lei do Amor ao semelhante e a nós mesmos, em função da incompreensão humana sobre o tema, contam-se aos milhões, talvez bilhão o número de abortos praticados em nosso planeta nestas últimas décadas.

Basta observar os dados publicados na revista científica The Lancet[1] baseados em relatório da OMS[2], apontando 43,8 milhões de interrupções prematuras de reencarnações, apenas no ano de 2008, tanto pela prática do aborto seguro, quanto inseguro. Não há registro de quantos foram realizados baseados no único critério previsto na lei divina para a interrupção da gravidez, seguramente a esmagadora minoria, estabelecido em O livro dos Espíritos[3] :

  1. No caso em que a vida da mãe estivesse em perigo, por causa do nascimento da criança, haveria crime em sacrificar a criança para salvar a mãe?

“É preferível sacrificar o ser que não existe ao ser que existe.”

E a razão para esta justificativa se compreende plenamente, pois a mãe poderá ter outros filhos e pode mesmo já contar com um ou mais filhos, que precisam de educação e a manutenção de suas vidas. Juntamente com o pai, ambos têm o dever de promovê-las.

Imaginemos o prejuízo moral para o nosso planeta: é imenso, e já está devidamente consolidado. Este mal atingiu quase a totalidade destes milhões de abortados, somado aos participantes do delito, quais sejam: a mãe; o pai; familiares partícipes ou incentivadores; a sociedade ao permitir por omissão, descaso ou insensatez; os profissionais da saúde, médicos, enfermeiros e parteiras; os “amigos e amigas” estimulando e sugerindo a prática; e um grupo de Espíritos pouco conhecido das massas pouco versadas nas questões espirituais, os obsessores. Um contingente significativo de Espíritos os quais deverão forçosamente acertar o passo com as leis eternas, seja pelo amor, ou na ausência deste, pela dor.

Diz o Criador, a cada qual segundo as suas obras, e se reconhecermos que obramos contra a Lei de Amor, por motivações diversas, resta-nos agora obrar intensamente a favor desta mesma lei, buscando compensar pelo sacrifício, dedicação e altruísmo, os malefícios oriundos de tamanha insensatez.

Mas como fazer, ou por outra, como desfazer o que se fez? Como reconstruir a paz interior? Como reequilibrar as energias e forças internas em frangalhos após tanta incompreensão? Como devolver à paz do mundo, o que lhe subtraímos, perguntam atônitos, todos os partícipes destas funestas ações?

Em resposta, buscamos aqui alinhar medidas simples, ligeiras sugestões, despretensiosas orientações, atitudes ao alcance de todas e todos envolvidos neste infanticídio coletivo que vem sendo perpetrado sem qualquer pudor, de modo a poderem pelo amor reparar os malefícios criados a tantos e a si mesmos.

A você querida irmã, a vocês estimados, envolvidos nesta atividade indecorosa em clínicas obscuras, praticando tal afronta ao Misericordioso, saibam que Ele não deseja a morte do pecador, mas sim do pecado. Deseja vida plena ao pecador, mesmo tendo este descumprido com o seu dever básico de defendê-la quando pode, ainda mais considerando a impossibilidade de defesa dos Espíritos vindo esperançosos, por vezes temerosos, outros alegres e felizes por saberem que voltariam a Terra em mais um programa de reabilitação promovido pelas provas e expiações que aqui experimentariam tão necessárias e imprescindíveis ao seu progresso.

Meditem com atenção nas poucas linhas a seguir e abracem-nas, vivam-nas ardentemente. Façam as escolhas, apresentem e apresentem-se ao Pai Amado com as suas participações, agora sob novo entendimento, a contribuição de amor de cada um de vocês, construindo um farol seguro a iluminar as suas próprias trajetórias do porvir.

Honrem com a sua dedicação. Doem seu tempo. Dividam os seus recursos. Não percam tempo se lamentando. Envolvam-se com estes outros filhos de Deus, pois certamente assim, poderão erguer de novo suas frontes através do serviço dedicado ao próximo:

  1. Cuidem de crianças para que suas mães possam trabalhar, ganhando o tão precioso pão para alimentar as pequeninas bocas;
  2. Sejam voluntários em qualquer atividade de apoio às gestantes;
  3. Costurem, bordem, confeccionem roupinhas para as crianças desnudas;
  4. Participem de campanhas visando à valorização da vida, sob qualquer bandeira;
  5. Busquem nova gestação, se ainda estiverem com saúde e idade apropriadas;
  6. Apoiem ou mesmo construam um orfanato;
  7. Orientem familiares de modo a não obrigarem: esposas, filhas, netas, sobrinhas, noras a fugirem de suas responsabilidades, abortando;
  8. Levem a palavra de valorização da vida àquelas com o coração oprimido por tantas dúvidas e por conta disto pensam em desistir da gestação;
  9. Busquem conhecer e orientem as pessoas a evitar métodos anticoncepcionais abortivos;
  10. Adotem uma criança desamparada, se ainda se sentirem seguros e houver idade adequada para bem educá-la;
  11. Mentalizem o(s) Espírito(s) que não permitiram aportar ao cais do mundo, desculpando-se sinceramente, orando por eles;
  12. Apoiem financeiramente atividades ligadas às crianças sem recursos ou necessitadas de apoio médico;
  13. Dediquem atenção aos envolvidos em casos de aborto, fazendo a “ouvido terapia”, ou seja, escutem, dividam com vocês as dores alheias dentro do possível;
  14. Preparem caldos e sopas e distribuam aos pequenos famintos;
  15. Busquem escolas despreparadas e carentes e ofereçam-se para ajudar nas aulas, caso tenham condições culturais e formação apropriada;
  16. Preparem sacolas no mês de dezembro e distribuam como sacolas de presentes a quem não as pode receber, neste mês tão especial e de tanta magia. Preencham as sacolas com um brinquedo, algumas peças de roupa, alguns objetos de higiene pessoal e principalmente deixem um lugar para ali colocarem uma parte dos seus corações, e ao oferecerem às crianças, tentem participar na distribuição, se deixando maravilhar pelos sorrisos infantis que certamente surgirão nas pequeninas faces.

São muitas as opções e este é o caminho, a escolha pela retidão. Trilhemos esta estrada, amemos os desvalidos, cuidemos dos desamparados, olhemos pelos mais fracos, protejamos os provisoriamente sem recursos mínimos de sobrevivência, em especial aqueles ainda titubeantes em seus pequenos e inseguros primeiros passos e repitamos com Jesus: Deixemos que venham a nós as criancinhas.

Rogério Miguez

Referências:
(1) Disponível em:  http://www.guttmacher.org/pubs/journals/Sedgh-Lancet-2012-01.pdf – acesso em 15/09/201;
(2) Disponível em: http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/70914/7/9789248548437_por.pdf – acesso em 15/09/2015; e
(3) KARDEC, Allan. O livro dos Espíritos. Tradução de Maria Lucia Alcântara de Carvalho. 1. ed. Rio de Janeiro, RJ: Léon Denis, 2008. q. 359.

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <http://revistadonna.clicrbs.com.br/coluna/29-fotos-que-todos-os-pais-devem-tirar-de-seus-filhos-vanessa-martini/>. Acesso em: 18DEZ2016.

Veja também

Ver mais
25.04.2025

Nossos filhos, nossas jóias mais preciosas

Quando o assunto é "drogas", percebemos que há um número bastante significativo de pessoas que, instantaneamente, associam essa palavra aos produtos cujo consumo não nos é lícito, quais sejam: a…
25.04.2025

O progresso e suas necessidades, antes ilusórias, depois reais

Eu costumo comentar em casa que o complicado de reencarnar é passar pela fase da infância e adolescência. Embora, por razões óbvias, seja um momento necessário ao Espírito, não é…
25.04.2025

Efemérides : nascimento de Ernesto Bozzano

Nascimento do estudioso, escritor e trabalhador espírita Ernesto Bozzano. Confira sua biografia no link a seguir:http://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/06/Ernesto-Bozzano.pdf Notas do editor: Fonte <https://www.facebook.com/FEBoficial/>. Acesso em: 09JAN2017. Acesse a página da Federação Espírita Brasileira.
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?
Política de Privacidade
lgpd

A sua privacidade é importante para nós. É nossa política respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar em nosso site, e outros sites que possuímos e operamos.

Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado.

Apenas retemos as informações coletadas pelo tempo necessário para fornecer o serviço solicitado. Quando armazenamos dados, protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis ​​para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados.

Não compartilhamos informações de identificação pessoal publicamente ou com terceiros, exceto quando exigido por lei.

O nosso site pode ter links para sites externos que não são operados por nós. Esteja ciente de que não temos controle sobre o conteúdo e práticas desses sites e não podemos aceitar responsabilidade por suas respectivas políticas de privacidade.

Você é livre para recusar a nossa solicitação de informações pessoais, entendendo que talvez não possamos fornecer alguns dos serviços desejados.

O uso continuado de nosso site será considerado como aceitação de nossas práticas em torno de privacidade e informações pessoais. Se você tiver alguma dúvida sobre como lidamos com dados do usuário e informações pessoais, entre em contato conosco.

Política de Cookies

O que são cookies?

Como é prática comum em quase todos os sites profissionais, este site usa cookies, que são pequenos arquivos baixados no seu computador, para melhorar sua experiência. Esta página descreve quais informações eles coletam, como as usamos e por que às vezes precisamos armazenar esses cookies. Também compartilharemos como você pode impedir que esses cookies sejam armazenados, no entanto, isso pode fazer o downgrade ou 'quebrar' certos elementos da funcionalidade do site.

Como usamos os cookies?

Utilizamos cookies por vários motivos, detalhados abaixo. Infelizmente, na maioria dos casos, não existem opções padrão do setor para desativar os cookies sem desativar completamente a funcionalidade e os recursos que eles adicionam a este site. É recomendável que você deixe todos os cookies se não tiver certeza se precisa ou não deles, caso sejam usados ​​para fornecer um serviço que você usa.

Desativar cookies

Você pode impedir a configuração de cookies ajustando as configurações do seu navegador (consulte a Ajuda do navegador para saber como fazer isso). Esteja ciente de que a desativação de cookies afetará a funcionalidade deste e de muitos outros sites que você visita. A desativação de cookies geralmente resultará na desativação de determinadas funcionalidades e recursos deste site. Portanto, é recomendável que você não desative os cookies.

Cookies que definimos

  • Cookies relacionados à contaSe você criar uma conta conosco, usaremos cookies para o gerenciamento do processo de inscrição e administração geral. Esses cookies geralmente serão excluídos quando você sair do sistema, porém, em alguns casos, eles poderão permanecer posteriormente para lembrar as preferências do seu site ao sair.
  • Cookies relacionados ao loginUtilizamos cookies quando você está logado, para que possamos lembrar dessa ação. Isso evita que você precise fazer login sempre que visitar uma nova página. Esses cookies são normalmente removidos ou limpos quando você efetua logout para garantir que você possa acessar apenas a recursos e áreas restritas ao efetuar login.
  • Cookies relacionados a boletins por e-mailEste site oferece serviços de assinatura de boletim informativo ou e-mail e os cookies podem ser usados ​​para lembrar se você já está registrado e se deve mostrar determinadas notificações válidas apenas para usuários inscritos / não inscritos.
  • Pedidos processando cookies relacionadosEste site oferece facilidades de comércio eletrônico ou pagamento e alguns cookies são essenciais para garantir que seu pedido seja lembrado entre as páginas, para que possamos processá-lo adequadamente.
  • Cookies relacionados a pesquisasPeriodicamente, oferecemos pesquisas e questionários para fornecer informações interessantes, ferramentas úteis ou para entender nossa base de usuários com mais precisão. Essas pesquisas podem usar cookies para lembrar quem já participou numa pesquisa ou para fornecer resultados precisos após a alteração das páginas.
  • Cookies relacionados a formuláriosQuando você envia dados por meio de um formulário como os encontrados nas páginas de contato ou nos formulários de comentários, os cookies podem ser configurados para lembrar os detalhes do usuário para correspondência futura.
  • Cookies de preferências do sitePara proporcionar uma ótima experiência neste site, fornecemos a funcionalidade para definir suas preferências de como esse site é executado quando você o usa. Para lembrar suas preferências, precisamos definir cookies para que essas informações possam ser chamadas sempre que você interagir com uma página for afetada por suas preferências.

Cookies de Terceiros

Em alguns casos especiais, também usamos cookies fornecidos por terceiros confiáveis. A seção a seguir detalha quais cookies de terceiros você pode encontrar através deste site.

  • Este site usa o Google Analytics, que é uma das soluções de análise mais difundidas e confiáveis ​​da Web, para nos ajudar a entender como você usa o site e como podemos melhorar sua experiência. Esses cookies podem rastrear itens como quanto tempo você gasta no site e as páginas visitadas, para que possamos continuar produzindo conteúdo atraente.

Para mais informações sobre cookies do Google Analytics, consulte a página oficial do Google Analytics.

  • As análises de terceiros são usadas para rastrear e medir o uso deste site, para que possamos continuar produzindo conteúdo atrativo. Esses cookies podem rastrear itens como o tempo que você passa no site ou as páginas visitadas, o que nos ajuda a entender como podemos melhorar o site para você.
  • Periodicamente, testamos novos recursos e fazemos alterações subtis na maneira como o site se apresenta. Quando ainda estamos testando novos recursos, esses cookies podem ser usados ​​para garantir que você receba uma experiência consistente enquanto estiver no site, enquanto entendemos quais otimizações os nossos usuários mais apreciam.
  • À medida que vendemos produtos, é importante entendermos as estatísticas sobre quantos visitantes de nosso site realmente compram e, portanto, esse é o tipo de dados que esses cookies rastrearão. Isso é importante para você, pois significa que podemos fazer previsões de negócios com precisão que nos permitem analisar nossos custos de publicidade e produtos para garantir o melhor preço possível.

Compromisso do Usuário

O usuário se compromete a fazer uso adequado dos conteúdos e da informação que oferece no site e com caráter enunciativo, mas não limitativo:

  • A) Não se envolver em atividades que sejam ilegais ou contrárias à boa fé a à ordem pública;
  • B) Não difundir propaganda ou conteúdo de natureza racista, xenofóbica, ou sobre cassinos, casas de apostas, jogos de sorte e azar, qualquer tipo de pornografia ilegal, de apologia ao terrorismo ou contra os direitos humanos;
  • C) Não causar danos aos sistemas físicos (hardwares) e lógicos (softwares) do site, de seus fornecedores ou terceiros, para introduzir ou disseminar vírus informáticos ou quaisquer outros sistemas de hardware ou software que sejam capazes de causar danos anteriormente mencionados.

Mais informações

Esperemos que esteja esclarecido e, como mencionado anteriormente, se houver algo que você não tem certeza se precisa ou não, geralmente é mais seguro deixar os cookies ativados, caso interaja com um dos recursos que você usa em nosso site.