Página InicialTextos EspíritasA influência do Natal em nossa sociedade

1158 visualizações

A influência do Natal em nossa sociedade

dezembro 21, 2016

 “Desperta, tu que dormes! Levanta-te dentre os mortos e o Cristo te iluminará.” – Paulo. (Efésios, 5:14.)

Quando o Natal chega, todos nós percebemos interiormente a presença da mensagem do Criador no coração de suas criaturas manifestado em forma de uma Paz que sentimos envolver a Terra em atitudes de bondade e fraternidade que se nota no relacionamento entre as pessoas. Natal palavra mágica que contém um magnetismo de júbilo divino!

Observamos nessa época vozes e mãos, enlaçando-se em palavras de otimismo e prece, cânticos de afeição, abraços sentidos renovando os votos de fraternidade e esperança em dias melhores. Ao mesmo tempo as árvores de Natal com seus brilhos e beleza enfeitam as residências demonstrando a alegria que a todos contagia de festejar o nascimento do mais perfeito Ser que já habitou entre nós.

Jesus, o Excelso Benfeitor, cujo amor e amparo louvamos quase que exclusivamente no Natal, ilumina-nos os passos e aguarda-nos, ainda agora, o verdadeiro entendimento de sua mensagem que tem por objetivo maior estender no mundo as fontes da alegria, para amenizar a dor da multidão que chora!…

Em suas lições de amor por todos nós, é fácil deduzir que como aniversariante do dia espera como presente único, que ouçamos suas mensagens e sigamos seus exemplos “amando-nos uns aos outros como Ele nos amou”, estendendo as mãos aos menos afortunados, pois, há muita gente, em plena solidão, entregue à ventania dos males diversos, há quem contemple o céu, mendigando consolo, quem suporte a penúria exposta à noite fria, quem sonha com um prato de comida para matar a fome que lhe consome o ânimo.

“Há muitos irmãos de olhos abertos, guardando, porém, a alma na posição 
horizontal da ociosidade. É preciso que os corações despertos se ergam para a vida, se levantem para trabalhar na sementeira e na seara do bem, a fim de que o Mestre os ilumine. Esforcemo-nos por alertar os nossos companheiros
adormecidos, mas não olvidemos a necessidade de auxiliá-los no soerguimento.” (1)

Quantos rogam em vão o afeto que perderam; quantos gritam na estrada em desespero a situação incômoda da orfandade, viuvez, desalento, abandono, privação e outras tantas infelicidades? Neste Natal, como outrora, Jesus vem convocar seus fiéis seguidores ao exercício da caridade em socorro aos que vagam nas trevas sem esperança no porvir.

Aproveitemos esta oportunidade ímpar e estendamos aos irmãos em sombra o auxílio e apoio com a simpatia, que os arranque do estrado de penúria e desespero em que se encontram e os soergam do sofrimento para uma vida de esperança e fé em dias de paz e prosperidade em todos os sentidos.

Ao nível de nossas possibilidades, vamos esparzir a bênção da esperança, que possa contribuir para fazer diminuir ou até mesmo desparecer a tristeza e a revolta na Terra. Façamos parte do exército do bem, espalhando em nossos caminhos os benefícios que já nos for possível ofertar ao irmão que sofre, assim como o perdão ao tenha errado.

“Atendamos, assim, sem descanso, à sementeira do bem, na certeza de que aprendendo e servindo, na escola dos bons exemplos, é que poderemos fortalecer, uns nos outros, a luz do entendimento e a constância da fé, o poder do trabalho e a força da razão.”  (2).

Francisco Rebouças

Referências Bibliográficas:
(1) Xavier, Francisco Cândido, pelo Espírito Emmanuel. Livro: Fonte Viva, FEB. Cap. 66.
(2) Xavier, Francisco Cândido, pelo Espírito Emmanuel. Livro: Fé, Paz e Amor – GEEM. Cap. Convicções.

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=vXqN_1oQ_8M>. Acesso em: DEZ2016.

Francisco Rebouças
Francisco Rebouças

Pós-Graduado em Administração de Recursos Humanos, Professor, Escritor, Articulista de diversos veículos de divulgação espírita no Brasil, Expositor Espírita, criador do programa: "O Espiritismo Ensina".

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como