Tomar vergonha

Richard Simonetti IN MEMORIAM
13/10/2017
1480 visualizações

1 – A Doutrina Espírita nos ajuda a identificar nossas falhas. Mesmo assim, não mudamos nossa forma de agir. Por que isso acontece?
Ocorre que essa postura é superficial, jogo de cena conosco mesmos. Falta aquele cair em si, de que trata Jesus, na Parábola do Filho Pródigo (Lucas, 15:11-24), em que o indivíduo reconhece a extensão de sua miséria moral, o quão distanciado está de Deus, e dispõe-se a caminhar ao Seu encontro. Minha avó traduzia isso dizendo que é preciso tomar vergonha.

2 – Sabemos que a Vida vem sendo comprometida no planeta em face da poluição produzida pelo Homem, que não respeita a Natureza. Por que agimos assim?
Falta tomar vergonha em relação ao assunto, assumindo uma consciência ecológica que nos leve a vigiar nosso comportamento nos contatos com a Natureza, tanto quanto devemos vigiar nossas iniciativas no relacionamento com o próximo.  

3 – Considerando o clima de violência na atualidade, podemos dizer que muitos Espíritos estão fracassando em sua última oportunidade de renovação, despedindo-se da Terra, que já estaria deixando a condição de Mundo de Provas e Expiações e sendo promovida a Mundo de Regeneração?
Corremos sérios riscos se isso estiver acontecendo, porquanto, como ensinava Jesus no Sermão da Montanha (Mateus, 5:5), ficarão na Terra os que houverem conquistado a mansuetude. Para uma Humanidade sem vergonha, o vocábulo manso tem uma conotação pejorativa. Usá-lo ao nos dirigirmos a alguém soa ofensivo. 

4 – Como você definiria a expressão manso, sob o ponto de vista evangélico?
É alguém que venceu a agressividade, guardando as raízes de sua estabilidade emocional em si mesmo, não nos outros. Não reage aos estímulos externos. Age, conforme o ajuste interno efetuado à luz dos ensinamentos de Jesus, a partir do momento em que tomou vergonha. 

5 – A condição de Mundo de Regeneração, de que falam os Espíritos, estaria, então, distante?
Tão distante quanto nos encontramos da agressividade para a mansuetude. Creio que muita água vai rolar no rio do tempo até que tomemos vergonha, superando estágios primários de evolução que nos situam perto da taba.

6 – Poderíamos dizer que a Misericórdia Divina exercita a paciência nesse sentido? 
Deus não tem pressa.  Obviamente haverá o momento em que os recalcitrantes deixarão nosso planeta e serão confinados em mundos inferiores, onde a mestra Dor atuará com mais rigor. Chega o momento em que um pai, até por amor ao filho, será compelido a dar-lhe umas boas palmadas, a fim de que tome vergonha.

7  – Qual a importância da religião em favor desse objetivo?
A religião é o estímulo para que cultivemos o aspecto sagrado da existência, buscando cumprir os compromissos que assumimos ao reencarnar. Ajuda-nos nessa empreitada, mas pouco valerá se não estivermos dispostos a tomar vergonha. 

8 – Considerando os esclarecimentos que nos oferece a respeito da vida espiritual, onde colheremos as consequências das ações humanas, podemos dizer que o Espiritismo nos ajuda a lidar melhor com os desafios da existência?

Sem dúvida! Quem sabe de onde veio, por que vive na Terra e para onde vai, certamente, estará mais bem orientado nesse sentido. Não obstante, ainda aqui, a mudança de rumo, em favor do melhor, o tomar vergonha na cara é muito mais uma questão de acordar do que de aprender. Usando uma expressão popular, seria ligar o desconfiômetro, muito mais cumprir a sinalização da Vida, do que simplesmente conhecer seus regulamentos.

Richard Simonetti

Nota do Editor:

Imagem em destaque obtida na Internet. Acesso em 13OUT2017.

Veja também

Ver mais
18.03.2025

Coerência de André Luiz

Vez por outra surgem as contendas no movimento espírita, oriundas de vários temas que nos ocupam a todos. Os pontos de vistas variados, as interpretações apressadas ou precipitadas são responsáveis…
18.03.2025

IX Semana Espírita | Renovação íntima: Libertação dos Conflitos | Luis Fernando Baia

IX Semana Espírita | Os conflitos da Humanidade | Pompéu/MG A Semana Espírita é um evento realizado pela Aliança Municipal Espírita – AME de Pompéu/MG com objetivo de propagar a…
18.03.2025

Efeméride: Eurípedes Barsanulfo

Eurípedes Barsanulfo nasceu no dia 1º de maio de 1880, na cidade de Sacramento, em Minas Gerais. Educador, político e jornalista, se destacou também como médium brasileiro. Eurípedes fundou a…
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?