Página InicialTextos EspíritasJesus não veio para os Sãos

1107 visualizações

Jesus não veio para os Sãos

outubro 24, 2017

O Evangelista Mateus registrou a afirmativa do próprio Mestre e Guia da humanidade sobre o assunto conforme segue: Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas sim, os doentes. – Mateus, 9: 12.

Encontramos também outras anotações do mesmo Evangelista, sobre esse assunto no Cap. 4 – itens que destacamos abaixo:

23 – E percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas suas sinagogas, e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.

24 – E a sua fama correu por toda a Síria; e traziam-lhe todos os que padeciam acometidos de várias enfermidades e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos e os paralíticos, e ele os curava.

25 – E seguia-o uma grande multidão da Galileia, de Decápolis, de Jerusalém, da Judéia e dalém do Jordão.

Sabemos que ninguém jamais curou tantos doentes, vítimas de toda sorte de enfermidades quanto Jesus. Não só curou-os como também os recomendou a seus dignos discípulos, para a continuação de sua iniciativa em favor dos necessitados.

Em todas as situações e para todos os beneficiados, o Mestre não se esqueceu em nenhum momento, de alertá-los para a observância das verdades celestiais, quando lhes recomendava “vai-te e não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior”. João, 8: 11.

Essa importante recomendação do Mestre objetivava prevenir o doente de que não só o corpo precisa de cura para a restauração de seus desajustes e suas deficiências, mas também o espírito imortal necessita de cuidados, pois não nos é suficiente apenas a regeneração do veículo carnal em que nos expressamos, mas, acima de tudo precisamos do corretivo espiritual.

É coerente que o homem busque se libertar das enfermidades do organismo fisiológico, mas é muito mais importante entenda ele o valor da saúde do Ser espiritual que se expressa através do veículo material, urge observar com atenção as lições ocultas que as moléstias do corpo nos ensinam.

Ao enfermo é saudável buscar o reajustamento das energias vitais, entretanto, cabe-lhe desenvolver a prudência, o respeito e valorizar os elementos colocados ao seu inteiro dispor para que pelo trabalho no bem triunfe na experiência edificante que o senhor lhe concede na Terra.

Inúmeras são as criaturas que lamentam e blasfemam por estarem, momentaneamente, reclusos no leito de dor, não por desejarem renovar suas velhas concepções a cerca da vida, mas justamente por se sentirem impedidas de dar continuidade aos seus particulares e costumeiros desatinos.

É natural e positivo a busca da cura para as nossas enfermidades, nos casos em que o Senhor permitir, mas, mesmo nos casos em que ele consentir é necessário que o interessado na bênção da cura, reconsidere doravante suas atitudes diante dos obstáculos e desafios da caminhada no planeta, compreendendo que a cura que lhe é concedida também lhe traz a mensagem de que raiou para seu Espírito um novo dia no caminho redentor, e que é preciso saber aproveitar.

Francisco Rebouças

Francisco Rebouças
Francisco Rebouças

Pós-Graduado em Administração de Recursos Humanos, Professor, Escritor, Articulista de diversos veículos de divulgação espírita no Brasil, Expositor Espírita, criador do programa: "O Espiritismo Ensina".

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como