Sobre a identidade dos Espíritos

Antônio Carlos Navarro
16/01/2018
1424 visualizações

“Os Espíritos que formam a população invisível da Terra são, de alguma sorte, o reflexo do mundo corporal; neles se encontram os mesmos vícios e as mesmas virtudes; há entre eles sábios, ignorantes e charlatães, prudentes e levianos, filósofos, raciocinadores, sistemáticos; como se não se despissem de seus prejuízos, todas as opiniões políticas e religiosas têm entre eles representantes; cada um fala segundo suas ideias, e o que eles dizem é, muitas vezes, apenas a sua opinião pessoal; eis o motivo por que se não deve crer cegamente em tudo o que dizem os Espíritos”.

O texto acima é transcrição de um trecho do capítulo um do livro O que é o Espiritismo, escrito por Allan Kardec, intitulado Pequena conferência espírita – Diversidade dos Espíritos.

Os Espíritos Superiores ensinam que nós, encarnados, vivemos sintonizados com os desencarnados segundo os desejos e pensamentos que alimentamos, de sorte que sempre os teremos por perto.

Nosso comportamento, por isso mesmo, sempre terá um componente que reverbera a intenção dos espíritos que nos secundam.

Levando em conta que os Espíritos Superiores primam pela verdade, pelo belo, pelo harmonioso e por aquilo que é útil, fazendo-o com equilíbrio e sem tirar o mérito do Homem, sempre que agirmos nesse diapasão, estaremos ecoando as “vozes do Céu”.

Ao contrário, quando expressarmos conversações inúteis, piadinhas chulas, notícias que degradam a dignidade humana, profetizações fatalistas de todo tipo, por qualquer meio, incluindo as muitas mídias a nossa disposição, estaremos ecoando as “vozes do Umbral”.

Desta forma, nossa linguagem, seja verbal, seja comportamental, denotará a qualidade de nossos espíritos – a nossa identidade espiritual – para encarnados e desencarnados, produzindo grilhões ou liberdade, conforme a característica moral extravasada.

Como a plantação é livre, com a colheita obrigatória, convém zelarmos pelo que plantamos, porque nosso futuro espiritual, encarnado ou não, sempre refletirá, em nossas próprias vidas, na proporção exata do bem ou do mal praticado.

Pensemos nisso.

Antônio Carlos Navarro

Nota do Editor:
Imagem em destaque obtida na internet.

Veja também

Ver mais
18.03.2025

Lição de Sexta: Política Divina, pelo Espírito Emmanuel

"Eu, porém, entre vós, sou como aquele que serve." Jesus. Lucas, 22:27. O discípulo sincero do Evangelho não necessita respirar o clima da política administrativa do mundo para cumprir o…
18.03.2025

XXX CONJEVITA e IX Encontro da Infância e Família

👉 Tema: JESUS, O INFLUENCIADOR DO BEM! ✨ Participação: Amigos da Luz  Dia 15 de Agosto (Domingo) 🎬 Transmissão da primeira parte do encontro no Youtube do 12° CEU: https://www.youtube.com/c/12oCEU/featured…
18.03.2025

Notícias do Movimento Espírita 02/07/2016

Role o cursor dentro da tela da publicação para Ler Publicação original: http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JULHO/02-07-2016.htm Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP. Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP) Se…
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?