Caricaturistas 

Rogério Coelho
29/12/2020
1152 visualizações

O Espírita-Cristão jamais deverá negligenciar o estudo perseverante da Codificação  

 

“Experimentai se os Espíritos são de Deus, porquanto
muitos  falsos profetas se têm levantado no mundo.” 

João. (1ª. Epístola, 4:1.) 

Sabemos que a caricatura é um desenho que, pelo traço, pela escolha de detalhes, revela certos aspectos fisionômicos da pessoa, acentuando-se, assim, mais os defeitos ou fatos em que esteja envolvida. É, portanto, uma reprodução deformada de algo ou alguém. No teatro é a representação burlesca em que são comicamente imitadas pessoas e fatos; arremedo, farsa, sátira… 

Pois bem, existe certo tipo de inimigo da luz cuja técnica de ação é justamente usar o recurso da caricatura. Desenham, então, a caricatura do Espiritismo com o fim específico de denegri-lo. Ora, eles sabem muito bem o que é o Espiritismo, vez que todo aquele que faz uma caricatura precisa estudar muito bem o modelo original. A partir daí, acentuando e revelando detalhes isolados, tecem o retrato distorcido ou tendencioso, com o qual pretendem iludir os ignorantes e desavisados, mostrando-lhes uma reprodução deformada. 

Os caricaturistas dessa ordem são de todos os tempos! O próprio Mestre Lionês já esteve às voltas com eles. Andam agora tentando refinar a Codificação.  

Ora, não sem motivos Jesus já nos alertava contra os falsos profetas. 

O Espírita-Cristão jamais deverá negligenciar o estudo perseverante da Codificação Espírita a fim de reconhecer imediatamente uma “caricatura” quando com ela se deparar.  Tal a imperiosa necessidade de esmiuçar até à exaustão os ensinamentos kardequianos para que estejamos devidamente municiados contra as argumentações falaciosas e distorcidas dos inimigos da luz. 

É até mesmo nosso dever de Espíritas-Cristãos divulgar em espírito e verdade os sublimes ensinamentos de Jesus através das cristalinas lentes espiritistas de modo a legar aos pósteros, sem distorções, a formosa Doutrina elaborada pelos Benfeitores da humanidade em parceria com Kardec. 

Será sempre de grande utilidade atentar para estas palavras de Erasto (1):  nos momentos de transição qual o em que vivemos atualmente, urge desconfiar dos falsos profetas tanto como desmascará-los, vez que uma multidão de ambiciosos e intrigantes se arvoram em reformadores da humanidade... Desconfiai, pois, dos falsos profetas, máxime numa época de renovação, qual a presente, porque muitos impostores se dirão enviados de Deus.  Eles procuram satisfazer na Terra à sua vaidade; mas uma terrível justiça os espera, podeis estar certos. 

É contra esses impostores caricaturistas da verdade que se deve estar em guarda, correndo a todo homem honesto o dever de desmascará-los.”            

Rogério Coelho 

Referências Bibliográficas: 

(1) KARDEC, Allan. O Evangelho Seg. o Espiritismo. 129.ed. Rio [de Janeiro]: FEB, 2009, cap. XXI, item 9. 

Nota do editor:
Imagem ilustrativa em destaque disponível em <https://turismosemcensura.com.br/falsos-profetas-do-turismo/>. Acesso em: 27DEZ2020.

 

 

Veja também

Ver mais
24.03.2025

Luz no Caminho – O Evangelho Segundo o Espiritismo

O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO BEM-AVENTURADOS OS AFLITOS - CAP. V CAUSAS ATUAIS DAS AFLIÇÕES De duas espécies são as vicissitudes da vida, ou, se o preferirem, promanam de duas…
24.03.2025

Agressores e vítimas

Diante de crimes hediondos, suicídios, tragédias provocadas (como atentados e sequestros dramáticos), a perplexidade domina os círculos da sociedade humana. É importante, de início, já informar: ninguém nasceu predestinado a…
24.03.2025

Estudo sequencial da obra Os Mensageiros – dias 21/08, 18/09, 16/10, 20/11 e 18/12

Em agosto o Grupo de Estudos Saint Germain dará início ao curso OS MENSAGEIROS, com Aline Queiroz, parte do projeto André Luiz de A à Z. Para participar desse curso,…
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?