Página InicialTextos EspíritasVivenciar o aprendizado

687 visualizações

Vivenciar o aprendizado

março 13, 2021

 

“Antes sedes uns para com os outros benignos.”

Paulo – Efésios, 4:32 (1)

Quando nos propomos a procurar o roteiro seguro para o nosso caminhar por este mundo de expiações e provas, de forma a tirar o melhor proveito da presente oportunidade que Deus nosso Pai nos concedeu de estarmos aqui reencarnados, em busca do nosso crescimento intelectual, moral e espiritual, temos conhecimento através da Doutrina Espírita da informação de que somente o encontraremos no Evangelho de Jesus Cristo, pois ele mesmo nos afirmou: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (2)

Diante desse fato, quem desejar seguir a Doutrina Espírita, com essa finalidade, deverá estar disposto ao trabalho árduo a que ela nos convoca, primeiramente estudá-la com seriedade e persistência, para aprender e fixar seus conceitos, acima de qualquer coisa vivenciar seus ensinos em nosso relacionamento com o nosso próximo, procurando observar que, o bom administrador dos recursos que dispõe não se limita ao simples controle patrimonial, mas também na correta aplicação desses recursos em benefício de todos.

As explicações simples e claras com que o Espiritismo nos faculta a compreensão correta das lições e exemplos deixados por Jesus, nos exige em qualquer ramo de atividade que exerçamos, quer profissionalmente ou de forma voluntária, que procuremos demonstrar o quanto o contido no Evangelho já norteia nossos passos; e como nos distanciamos dos tempos em que estudávamos os fundamentos do consolador, sem dar qualquer testemunho de seu aprendizado.

Se, estamos na função de comando, já entendemos que o poder é momentâneo e não deve nos influenciar a ponto de esquecer o concurso da fraternidade e do auxílio ao irmão de caminhada entendendo que o nosso semelhante é um ser que merece toda atenção e respeito.

Se, estamos na condição de comandado, procuramos trabalhar com honestidade, não desperdiçando o tempo, e nem deixando de executar nossos deveres dignamente, procurando desempenhar com alegria e satisfação as obrigações de que somos responsáveis, de forma que possamos manter a consciência tranquila do dever retamente cumprido.

Em qualquer papel que desempenhemos na sociedade, pelos caminhos em que a Providência Divina nos situou no presente momento de nossas vidas, seja qual for a condição em que nos movimentamos na sociedade, lembremos sempre da mensagem elevada do Cristo, enobrecendo a vida com as virtudes que fé raciocinada alicerçada nos fundamentos do espiritismo espera ser comum em nossas atitudes diante da vida.

Lembremo-nos do alerta do apóstolo Paulo de Tarso quando nos disse: “De sorte que somos embaixadores da parte do Cristo.” – Paulo (II Coríntios, 5:20), (2) dessa forma, honremos e valorizemos esse papel, dignificando os valores da nossa condição de ser humano inteligente capaz de raciocinar e realizar as responsabilidades que assumimos perante a Soberana Sabedoria do Universo. A Doutrina Espírita é na essência, uma universidade onde buscamos nossa necessária, urgente e inadiável redenção, assim sendo, é preciso primeiramente educarmo-nos para posteriormente também educar, em qualquer setor de nossas atividades.

Preparemo-nos adequadamente no intuito de atender as expectativas do mundo espiritual onde Jesus, nosso modelo e guia espera nosso testemunho na prática do que já aprendemos do salutar conteúdo da mensagem consoladora e esclarecedora do Espiritismo no caminho da elevação, pela nobre arte do exemplo.

Francisco Rebouças

Referências:

(1) Paulo (Efésios, Cap. 4, v. 32.);
(2) Evangelho de João (14:6); e
(3) Paulo (II Coríntios, 5:20).

Nota do editor:

Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://www.umcaminho.com/2018/08/provas-e-expiações/>. Acesso em: 13MAR2021.

Francisco Rebouças
Francisco Rebouças

Pós-Graduado em Administração de Recursos Humanos, Professor, Escritor, Articulista de diversos veículos de divulgação espírita no Brasil, Expositor Espírita, criador do programa: "O Espiritismo Ensina".

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como