Página InicialTextos EspíritasSaudades do Chico!

69 visualizações

Saudades do Chico!

julho 5, 2021

*Hoje, dia 30/06/2021, recordamos aquele 30/06/2002, quando fomos surpreendidos com a notícia da desencarnação do querido e saudoso Chico Xavier que voltava à Pátria Verdadeira de todos nós, deixando tristezas e saudades de alguém que simplesmente fazia parte de nossas vidas.

Por outro lado, provocando alegrias e festejos no mundo Espiritual, que recebia o bom filho que a casa retornava, com uma bagagem de valor inestimável por tudo que aqui realizou. Da mesma forma de volta ao verdadeiro lar, permanece esse discípulo de Jesus espargindo sua feliz vibração de espírito pacificado com as Leis Divinas, ofertando aos seus irmãos o mesmo amor que ofertou a nós outros.

Seguindo Jesus em pensamentos palavras e atos, Chico nos deu provas de verdadeiro seguidor das atitudes amorosas de seu Mestre e Guia a quem ama verdadeiramente aceitando suas diretrizes espirituais em seu mundo íntimo, tornando-se exemplo para todos nós, purificando e sublimando suas escolhas, apaziguando seu coração e pacificando sua consciência nas determinações Superiores.

Chico nos deu exemplo de amor e respeito pelo seu semelhante, perdoando seus detratores, consolando corações angustiados de mães e pais, praticando a caridade material embora não tenha tido grandes recursos financeiros, desapegando-se dos objetos que a ele foram entregues por aqueles que se sentiam gratos por sua ajuda, abrindo mão dos ganhos financeiros de seus livros, etc. etc., em observância ao ensino de Jesus sob as Leis e os Profetas “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.” (1)

Sob esse aspecto, deixou-nos um legado incalculável de lições para serem observadas por todo aquele que desejar buscar encontrar o caminho do crescimento e da elevação moral espiritual, em seus livros de elevado conteúdo ético moral.

“Caminha reerguendo os corações caídos em tristeza e desânimo.

Rearticula a fé nos companheiros que se perderam do rumo. Se algum deles se marginaliza, auxilia-o a reajustar-se na trilha certa.

Estende as mãos aos que se imobilizaram no sofrimento para que retomem o trânsito natural de quantos se dirigem para a frente.

Para isso, lembra-te de esquecer os argumentos amargos e as reminiscências infelizes.

Fala no bem, encaminha-te para o futuro, interpreta com a luz do amor os acontecimentos da vida e eleva os assuntos para os cimos da compreensão.

Dispões do olhar de simpatia, do entendimento fraterno, do sorriso amistoso, da palavra benevolente; reaquece a confiança nos irmãos que esmorecem ao contato dos problemas do mundo e ajuda-os a refletir na Bondade Divina que nos acolhe a todos.

Não te detenhas.” (2)

Por tudo isso e muito mais que aqui poderia ser citado, não poderia deixar de ofertar essas pálidas observações pessoais, e dizer a você Chico, do fundo deste coração saudoso e agradecido, obrigado por Tudo.

Jesus possa te abraçar e abençoar abundantemente, em nome de todos os corações confortados por tua generosidade, hoje e sempre!

Muita paz.

Francisco Rebouças

Referências:
(1) Jesus. Evangelho de Mateus (22:37/39);
(2) Xavier, Francisco Cândido, pelo Espírito Emmanuel – Livro Algo Mais, Cap. Alegria e Esperança.

Nota do editor:
*A data de publicação difere da data mencionada no texto por questões editoriais.
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://4.bp.blogspot.com/-YIE5txnj0rU/WHTqy223UZI/AAAAAAAADV4/cknhkl8zlNAIWR8jsjyEkU_osPz63ZeGwCLcB/s1600/gon%25C3%25A1.jpg>. Acesso em: 05JUL2021

Francisco Rebouças
Francisco Rebouças

Pós-Graduado em Administração de Recursos Humanos, Professor, Escritor, Articulista de diversos veículos de divulgação espírita no Brasil, Expositor Espírita, criador do programa: "O Espiritismo Ensina".

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como