934 visualizações

A matemática de Jesus

junho 7, 2022

Fala-se de Jesus como grande médico de almas, grande psicólogo, Mestre dos mestres, etc. Poderíamos dizer também que Jesus era um grande matemático, o matemático sublime que em tudo colocou a grandeza do sentimento como meta a ser atingida por todos.

Pensando em sua doutrina, vemos que ela se caracteriza por três operações aritméticas: adição, multiplicação e divisão. Diminuição não faz parte da Sua matemática.

Somar recursos para ajudar o próximo. Somou discípulos, juntou-os em torno de si para a divulgação do Evangelho e seus discípulos foram somando mais pessoas em torno da Boa Nova. Expulsou espíritos perseguidores daqueles que sofriam assédio, somando felicidade, alegria e bem estar na vida dos que foram libertados. Foi em busca de Paulo de Tarso, para espalhar em projeção geométrica sua doutrina de luz. Fez de Maria de Magdala sua servidora incondicional e modelo de transformação moral. Francisco de Assis, Camilo de Léllis, Teresa de Calcutá, Irmã Dulce, Chico Xavier e tantos outros se transformaram em exemplos notáveis de verdadeiros cristãos. 

Multiplicou os pães e os peixes, dividindo-os depois com aqueles que o acompanhavam, multiplicou bênçãos, curando cegos, leprosos, coxos e paralíticos. 

Dividiu amor e conhecimento, duas asas necessárias ao crescimento espiritual e chamou a todos para a grande obra da transformação moral.

A partir do momento em que somos conhecedores dessas três operações e admitimos Jesus como nosso Divino Mestre, devemos treiná-las em todos os minutos de nossa vida, porque elas são a base da modificação interior de cada um.

Somar conhecimentos sem a multiplicação das bênçãos e sem a divisão do amor em nada vai nos ajudar. Os recursos estão dentro de nós. Chico Xavier dizia que se fosse esperar recursos para começar sua tarefa ele não a teria começado. E quando temos boa vontade os recursos aparecem. Se não temos o recurso financeiro, temos o recurso da disposição de servir e com isso os recursos financeiros são encaminhados ao servidor. Em outra história sobre Chico fala-se de vizinhos observando que não estava sendo servido lanche às crianças durante uma aula de evangelização, entregaram a ele alimentos para fossem utilizados na alimentação das crianças. Isso aconteceu após uma prece feita pelo Chico. O servidor de boa vontade foi socorrido em sua necessidade, porque multiplicava sabedoria e dividia amor.

Assim, em nossa luta diária não nos esqueçamos da matemática de Jesus, tão necessária ao nosso aperfeiçoamento e transformação moral.

Orleide Félix de Matos

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://www.miliciadaimaculada.org.br/espiritualidade/formacao/lendo-evangelho/a-multiplicacao-dos-paes>. Acesso em 07JUN2022.

Orleide Felix de Matos
Orleide Felix de Matos

Nutricionista no Grande ABC, Espírita desde 1971, alia o seu conhecimento da Língua Italiana e paixão pela divulgação da doutrina espírita para divulgar o Espiritismo aos irmãos da Itália, através de seus três blogs, uma página no Facebook chamada Le Nostre Persone Care Vivono nell'Aldilà e um canal no Youtube.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?