757 visualizações

Aprender com os nossos erros

dezembro 4, 2022

Aprender com os próprios erros, é sem dúvida um dos melhores caminhos para o crescimento individual, pois como diz o velho aforismo, “é errando que se aprende” pois temos aquele hábito de justificar nossos maus procedimentos – Ah! Não foi bem assim, foi dessa maneira ou de outra, onde acabamos criando uma defensiva ou rota de fuga para nos eximir dos erros. Infelizmente temos esse impulso natural de evasivas; tentando encontrar culpados, numa maneira de se proteger.

O primeiro passo para superar e aprender com o erro, é assumir sem rodeios os problemas de frente. Aprender com os erros, dita o bom senso, que ninguém transfere para outrem o que nos pertence, ou seja, se erramos; se você errou, pare, pense e aprenda com os equívocos. Não é motivo de nos envergonharmos, mas de nos fortalecermos e ganharmos experiências. Ao admitirmos um erro, cabe-nos refletir sobre  os motivos que levaram a isto ou aquilo.

Conscientes e analisando de cabeça fria, passamos então a traçar uma nova postura. Outras pessoas pensam assim; mas seu eu errar; se ela não gostar ou não der certo isto ou aquilo. Disse o ex-presidente norte americano, Abraham Lincoln “O campo da derrota não está povoado de fracassos, mas de homens que tombaram antes de vencer.”

Compreendemos dessa maneira, que não podemos nos entregar ou desanimar diante das derrotas sem ao menos tentar. Desistir é abrir campo ao medo; abrir mão da vontade de aprender e vencer, deixando de trabalhar pelo nosso progresso intelecto moral.

Pedir desculpas, é outra maneira de aprender com nossos erros, demonstrando nobreza de nossa parte. Certo dia, o médium Chico Xavier, estava muito triste, achando que teria magoado um confrade da instituição. E aquilo ficou martelando na cabeça dele, quando Emmanuel perguntou – O que está acontecendo Chico, você anda tão triste – Ah! Meu irmão foi por isso e aquilo – E narrou a história – E porque ainda não foi pedir desculpas! – E se ele não aceitar – O problema será dele apenas, pois você terá feito o que deve fazer. Chico seguiu a orientação e orou antes de ir. Chegando lá, abraçou o companheiro pedindo-lhe desculpas. E ao invés de retribuir o sincero abraço, falou olhando de cima a baixo – Chico, ou você é muito humilde, ou muito sem vergonha! Mas Chico, escolheu a segunda suposição – Sou muito sem vergonha meu irmão. Mas ficou em paz consigo. O que outro pensasse dele, nada mais importava. Pois Chico havia se liberado da culpa que o torturava fazendo sua parte.

Portanto, o primeiro passo que precisamos dar para aprendermos com nossos erros, é tirar da mente aquela ideia e imagem negativa que errar é ruim, que seremos desaprovados, mesmo que por um simples erro, perseguidos e criticados como algo imperdoável com consequências irreversíveis.

Marildo Campos Brito

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://agendaespiritabrasil.com.br/2016/06/10/aprendendo-com-os-proprios-erros/>. Acesso em: 04DEZ2022.

Marildo Campos Brito
Marildo Campos Brito

De família espírita, iniciou-se na doutrina em sua infância pelo Centro Espirita Allan Kardec de Bauru. Com dois cursos de oratória, realiza palestras há 22 anos aproximadamente por Bauru e região com participações presencial e virtual. Participou do 11º Congresso Estadual de Espiritismo realizado em Bauru no ano de 2000. Foi colaborador como colunista pelo jornal Tribuna do Espiritismo de Matão e O Idealista pela USE Regional de Jaú. Atualmente escreve artigos para o jornais Momento Espírita do CEAC de Bauru e site Agenda Espírita Brasil.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?