273 visualizações

Mais um conto de Natal

dezembro 22, 2022

Conta-se que jovem neófito, uma vez iluminado pelas claridades do Evangelho e da Doutrina Espírita, buscava compreender quais deveriam ser suas novas prioridades junto ao meio social ao qual estava inserido, além das responsabilidades naturais que se apresentam a todos.

Faltando-lhe experiência, mas sobrando vontade, buscava orientações aqui e ali para se encaixar entre os servidores da Seara do Senhor Jesus.

Vez ou outra proferia, em meios às suas preces, “Senhor, que queres que eu faça?”

Vida que segue, estudando e trabalhando, tentando tornar-se um Homem Novo, avançava, ora confiante, ora vacilante, tentando achar, na prática, o norte apontado pela Lei de Amor.

Certa noite sonhou, embora jurasse que não se tratava de sonho, e sim de uma experiência real absolutamente extraordinária.

Envolvido por Entidade Espiritual de alta hierarquia, foi levado para além das barreiras do espaço-tempo a um ambiente singelo e magnificamente desenhado em quadro vivo junto a natureza exuberante.

Percebeu, ao longe, uma multidão, em torno de foco de luz amarelo ouro, dentro do qual se distinguia uma figura humana viva imponente, mas que traduzia ternura indescritível.

Não pode chegar muito perto, algo naquele fenômeno não permitia se aproximar mais, mas mesmo à distância percebeu que se tratava do Senhor Jesus, a Luz do Mundo, envolvido pelos necessitados de toda sorte, como outrora, nos dias longínquos de Sua presença física na Judeia.

Nesse momento compreendeu a lição que se lhe apresentava. Era a Providência Divina atendendo suas rogativas lhe apontando qual deveria ser o seu novo papel na paisagem humana. Acolher e socorrer, sempre, os necessitados do corpo e da alma ao seu alcance, não mais do que suas forças permitiriam.

Aquele neófito então compreendeu, naquele instante sagrado, que o Senhor Jesus continua atuante na “Seara que é grande…” e que não é outro o papel dos Seus seguidores senão irem também atrás “das ovelhas perdidas da Casa de Israel”, em atendimento à inolvidável recomendação do Senhor Jesus: “Tu me amas? Apascenta as minhas ovelhas”.

Ao acordar, ainda com as imagens vivas na mente, encheu-se de certezas e partiu, com todas as suas forças, para o largo campo das lutas humanas.

 Um Feliz Natal a todos, sempre com Jesus, mas nunca sem Kardec.

Antônio Carlos Navarro

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/veio-ter-com-jesus-uma-grande-multidao-por-ouvir-contar-tudo-o-que-ele-fazia-santo-efrem-c-306-373-diacono-da-siria-doutor-da-igreja/>. Acesso em: 22DEZ2022.

Antônio Carlos Navarro
Antônio Carlos Navarro

Estudioso e palestrante espírita. Trabalhador do Centro Espírita Francisco Cândido Xavier em São José do Rio Preto - SP

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui