293 visualizações

Ajuda-Te

junho 30, 2023

“Ajuda-te e o céu te ajudará”
(Jesus)

Diante dos desafios que a vida apresenta, devido ao nosso quase infantil nível de maturidade espiritual, rogamos socorro à Deus, aos santos, espíritos elevados, anjo da guarda, guias e mentores, qualquer um que nos solucione ou nos ajude e resolver a questão.

Pedimos, oramos e esperamos. Aguardamos que a solução se nos apresente ou caia do céu, afinal, o problema já está nas mãos de Deus. Como aprendizes dos ensinamentos deixados pelo mestre Jesus, lições estas tão mais elucidadas, explicadas pelo Espiritismo, não nos cabe mais somente a petição ao alto, é preciso que façamos a nossa parte.

Todas as soluções apresentadas por Jesus, exige antes uma ação nossa, até mesmo a nossa súplica é uma delas, como ato de humildade, que admite a nossa impossibilidade momentânea ante o problema, mas tem mais, “batei e abrir-se-vos-á”, “buscai e achareis”. Sempre uma ação nossa para que as soluções se apresentem.

Com o Espiritismo fica um tanto mais fácil entender isso. Leis como causa e efeito, a lei do trabalho, do progresso e o famoso mandamento “amai-vos e instruí-vos” nos mostram, claramente, como depende de nós o destino. Somos artífices de nós mesmos e, até para receber ajuda do alto, será necessário que estejamos mais receptivos à ela e, quem se coloca nessa posição, somos nós mesmos.

Em processos de obsessão, desde os mais simples até em graus maiores, tudo partiu de nossas próprias más inclinações e sem que nos atentemos a elas, dificilmente teremos soluções definitivas, nos restando os paliativos que a espiritualidade nos proporcionará ante à nossa rogativa.

Um dos meus textos preferidos em todo o Evangelho Segundo o Espiritismo é o “causas atuais das aflições” que está no capítulo cinco. Nesse brilhante texto de Kardec ele coloca um rol, exemplificativo, de seis grandes problemas que passamos e que tem na sua causa, nossos próprios erros ou omissões na presente vida, sem nem precisarmos pensar em alguma falha cometida por nós nas encarnações anteriores e, em seguida, explica a justiça divina ante a lei de causa e efeito.

O lado bom desses conhecimentos, na verdade, é saber que temos mais poder do que imaginamos, se causamos os nossos problemas temos, também, as chaves da solução, se agimos contra nós mesmos, agiremos agora a favor, fazendo a nossa parte tudo o mais nos será acrescentado.

André Tarifa

André Luis R. Tarifa
André Luis R. Tarifa

Trabalhador espírita desde os 12 anos de idade, eterno aprendiz, tenho um canal no Youtube onde compartilho meu aprendizado e as belezas da poesia. Atualmente desenvolvo os meus trabalhos no Centro Espírita Mansão da Esperança em São Paulo, SP.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui