Ajuda-Te

André Luis R. Tarifa
30/06/2023
813 visualizações

“Ajuda-te e o céu te ajudará”
(Jesus)

Diante dos desafios que a vida apresenta, devido ao nosso quase infantil nível de maturidade espiritual, rogamos socorro à Deus, aos santos, espíritos elevados, anjo da guarda, guias e mentores, qualquer um que nos solucione ou nos ajude e resolver a questão.

Pedimos, oramos e esperamos. Aguardamos que a solução se nos apresente ou caia do céu, afinal, o problema já está nas mãos de Deus. Como aprendizes dos ensinamentos deixados pelo mestre Jesus, lições estas tão mais elucidadas, explicadas pelo Espiritismo, não nos cabe mais somente a petição ao alto, é preciso que façamos a nossa parte.

Todas as soluções apresentadas por Jesus, exige antes uma ação nossa, até mesmo a nossa súplica é uma delas, como ato de humildade, que admite a nossa impossibilidade momentânea ante o problema, mas tem mais, “batei e abrir-se-vos-á”, “buscai e achareis”. Sempre uma ação nossa para que as soluções se apresentem.

Com o Espiritismo fica um tanto mais fácil entender isso. Leis como causa e efeito, a lei do trabalho, do progresso e o famoso mandamento “amai-vos e instruí-vos” nos mostram, claramente, como depende de nós o destino. Somos artífices de nós mesmos e, até para receber ajuda do alto, será necessário que estejamos mais receptivos à ela e, quem se coloca nessa posição, somos nós mesmos.

Em processos de obsessão, desde os mais simples até em graus maiores, tudo partiu de nossas próprias más inclinações e sem que nos atentemos a elas, dificilmente teremos soluções definitivas, nos restando os paliativos que a espiritualidade nos proporcionará ante à nossa rogativa.

Um dos meus textos preferidos em todo o Evangelho Segundo o Espiritismo é o “causas atuais das aflições” que está no capítulo cinco. Nesse brilhante texto de Kardec ele coloca um rol, exemplificativo, de seis grandes problemas que passamos e que tem na sua causa, nossos próprios erros ou omissões na presente vida, sem nem precisarmos pensar em alguma falha cometida por nós nas encarnações anteriores e, em seguida, explica a justiça divina ante a lei de causa e efeito.

O lado bom desses conhecimentos, na verdade, é saber que temos mais poder do que imaginamos, se causamos os nossos problemas temos, também, as chaves da solução, se agimos contra nós mesmos, agiremos agora a favor, fazendo a nossa parte tudo o mais nos será acrescentado.

André Tarifa

Veja também

Ver mais
15.03.2025

Silêncio para ouvir Deus

Em todos os tempos, os emissários de Deus recomendaram o silêncio profundo, a fim de que se possa ouvir-Lhe a voz e senti-lO mais intimamente. Os ruídos e tumultos desviam…
15.03.2025

O Centro Espírita deve cobrir os custos do palestrante espírita?

Orson Peter Carrara propõe a reflexão sobre as despesas que os palestrantes tem para dar uma palestra em Centros Espíritas. De quem é a responsabilidade de cobrir esses custos? Outros…
15.03.2025

Os médiuns

É fato inconteste que a mediunidade sempre existiu, não foi invenção do Espiritismo, a Doutrina não criou este princípio de Deus. Esta lei divina permite aos Espíritos encarnados estabelecer comunicação,…
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?