441 visualizações

Crer não é suficiente!

julho 11, 2023

Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.
(Tiago 2:17.)

Quem de nós verdadeiramente estiver desejoso de encontrar os esclarecedores aconselhamentos do nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo, como alimento capaz de nos sustentar nas lutas do bom combate, e fazer uso constante deles em todas as situações que a vida nos propor, certamente aliviará em muito o peso da cruz de seus comprometimentos perante a Lei Divina.

Em seu Evangelho de luz e sabedoria, encontramos o remédio que nos aliviará ou até mesmo nos proporcionará a extinção da dor física ou moral do mal que nos está causando dores, incômodos e sofrimentos terríveis.

Muitos de nós estamos acostumados aos louvores verbais, declarando nossa fé em Deus  da boca para fora, como se isso fosse suficiente para obter os benefícios Divinos, esquecidos que a relação do Pai para com seu filho exige primeiramente sinceridade e respeito, porque, somente dessa forma poder-se-á conseguir nosso verdadeiro intento.

Quantos dissabores teríamos evitado procedendo de acordo com os ensinos nele contidos, sobre a responsabilidade assumida por cada um de nós, quando ainda no mundo espiritual para a realização aqui no mundo físico, através da bendita oportunidade reencarnatória que a Suprema Bondade nos concedeu justamente para nosso progresso intelectual, moral e espiritual a fim de quitarmos parte dos nossos débitos para com a Lei de Amor que rege todo o universo.

A compreensão sobre a finalidade da vida na Terra, ainda é muito equivocada, em virtude das falsas interpretações das palavras e exemplos de Jesus, onde muitas farsantes, dos dois planos da vida se infiltram nas diversas comunidades de estudos religiosos com o escuso interesse de causar desentendimentos e discórdias nos grupos que de forma nobre e séria estudam o sentido verdadeiro das palavras dignas e sábias do Sublime Semeador.

Exaltarás o amor, a bondade, a paz e a união, mas se nas profundezas do espírito não sentires, algum dia, o sofrimento a ensinar-te o valor da nota de consolação sobre a dor de que te lamentas; a significação da migalha de socorro que outrem te estenda em teus dias de carência material; a importância da desculpa de alguém a essa ou àquela falta que cometeste e o poder do gesto de pacificação da parte de algum amigo que te restituiu a harmonia, em tuas próprias vivências, ignorarás realmente o que sejam entendimento e generosidade, perdão e segurança íntima.” (Chico Xavier, pelo Espírito Emmanuel – Livro Ceifa de Luz, cap. 6.)

Por essa e outras razões, os Cristãos continuam divididos em incontáveis grupos, onde cada um acredita ser o detentor da verdade sobre os ensinamentos do Cristo. Assim sendo, podemos facilmente ter a certeza de que para aqueles que se dizem seguidores de Jesus e o seguem com afinco, o Mestre é o leme de suas vidas seguindo-o por pensamentos, palavras e atos seu ensinamento maior, que é amar a Deus sobre todas as coisas e a seus irmãos como a si mesmos.

É urgente e imprescindível seguir os ensinamentos daquele sem o qual nenhum de nós poderá chegar a Deus conforme ele mesmo asseverou: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.(João 14:6)

Francisco Rebouças

Nota do Editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em https://st.depositphotos.com/1000423/1487/i/600/depositphotos_14877275-stock-photo-sunset.jpg.
Acesso em: 10/07/2023.”

Francisco Rebouças
Francisco Rebouças

Pós-Graduado em Administração de Recursos Humanos, Professor, Escritor, Articulista de diversos veículos de divulgação espírita no Brasil, Expositor Espírita, criador do programa: "O Espiritismo Ensina".

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?