318 visualizações

A Lei Divina e a Lei Humana

julho 24, 2023

A lei Divina é a lei Natural e está escrita na consciência dos seres humanos. Sinaliza o que ele pode e não pode fazer. Assim, quando ele dela se afasta, colhe como consequência o sofrimento físico ou espiritual. (1)

De conformidade com a Filosofia Espiritualista Espírita essa lei é eterna e imutável. Ela não se modifica, as leis humanas é que, pela evolução da sociedade, vão dela se aproximando.

Em O Livro dos Espíritos, na sua 3ª parte “Das Leis Morais” – trata-se Da lei Divina ou Natural, em seu capítulo I.

Explicaram os Mentores Espirituais na questão nº 614 que: “A lei natural é lei de Deus.” Comentaram que ela é a única verdadeira para a felicidade do ser humano. Indica-lhe o que deve fazer ou deixar de fazer e ele só é infeliz quando dela se afasta”

Interessante que essa verdade já havia sido dita pelo Mestre Jesus: “Ame ao seu próximo como a si mesmo.” (Mateus cap. 22, vers.39 e “Faça ao outro o que deseja que o outro lhe faça, nisto consistem as leis e os profetas.” (Mateus cap. 7, vers. 12) (2)

Assinalaram, ainda, que a: “lei de Deus é eterna e imutável como o próprio Deus.”

Quanto à sua amplitude: “Todas as leis da natureza são leis Divinas” e elucidavam: “o sábio estuda as leis da matéria, o homem de bem estuda e pratica as leis da alma”.

Todas as pessoas deverão compreende-la pois é necessário que os progressos material e espiritual se realizem.

Destacam que a lei de Deus está escrita na consciência das pessoas.

Para essa compreensão, informam os Mensageiros: “Em todos os tempos houve homens que tiveram a missão de revelarem a sua lei”.

Destacam que alguns nessa tarefa se transviaram, contudo em meio aos erros, outros conseguiram revelar verdades.

Quando Allan Kardec, o codificador do Espiritismo, solicitou-lhes que dessem a informação sobre quem Deus ofereceu aos seres humanos para servir-lhe de guia e modelo, a resposta foi precisa e sintética: JESUS. (Q.615)

Portanto o espírita, como ser espiritual e cidadão no plano físico, precisa conhecer, estudar as Leis Morais para ter critérios que norteiem as suas ações para consigo mesmo, com a família e com a sociedade, de forma coerente com a Filosofia Espírita.

Aylton Paiva

Referências:
(1) O livro dos espíritos, Allan Kardec. 3ª Parte – Das leis morais – Caracteres da lei natural, questões 614 a 628;
(2) O NOVO TESTAMENTO.

Nota do Editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em JUSTICA.
Acesso em: 23/07/2023.

Aylton Paiva
Aylton Paiva

Cooperador na Casa dos Espíritas, em Lins, interior de SP, estudioso do Espiritismo e desejoso de aplicar sua Filosofia na própria vida, além de Esperantista.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui