392 visualizações

Que Choremos

agosto 22, 2023

“Venho instruir e consolar os pobres deserdados. Venho dizer-lhes que elevem a sua resignação ao nível de suas provas,
que chorem, porquanto a dor foi sagrada no Jardim das Oliveiras; mas que esperem,
pois que também a eles os anjos consoladores lhes virão enxugar as lágrimas.”
(O Espírito de Verdade – ESE – Cap. 6 – O Cristo Consolador)

Quem foi que disse que não pode chorar? Quem afirmou que, com a nossa fé, o choro é sinal de fraqueza? Quem diz que tem que ser forte o tempo todo?

Estamos vivendo em um mundo de provas e expiações, todos nós, inexpugnavelmente passaremos por vicissitudes de toda ordem e, graças à justiça divina, todas suportáveis. Agora isso não quer dizer que temos que demonstrar força nos momentos de dor ou aflição. Força é a demonstração que damos ao nos recuperar destes momentos. Quero dizer que o momento do choro é dele e faz parte do processo, então que choremos como designa o Espirito de Verdade no Evangelho.

O espírita bem como, diga-se a verdade, todos os aflitos podem chorar quando a aflição lhe atingir. As dores são muitas, as morais, as físicas, as espirituais, as psicológicas, as saudades e todas estas podem e devem ser pranteadas, o momento de fraqueza, se é que assim se pode qualificar um choro, é parte do processo do aprendizado. Deixar fluir, através das lágrimas, as dores da alma, corpo ou coração traz alívio imediato, reequilibra-nos ainda que momentaneamente. Como condenar o choro do enlutado? Do humilhado? Daquele que momentaneamente não vê solução? Do doente do corpo? Do triste? Do que acredita estar só? Do arrimo da família que não consegue lhes dar sustento digno? Do desiludido do amor? Como condenar o choro do orgulhoso lancetado no seu sentimento? Não tem ele o direito de sofrer para que aprenda sua lição?

Não nos apoquentemos porque depois de cada tropeção, nas palavras sábias do compositor a gente “reconhece a queda e não desanima. Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”

Mas hora do choro, choremos porque toda dor é sagrada, e os anjos consoladores virão enxugar as nossas lágrimas.

André Tarifa

Nota do Editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em lágrima.
Acesso em: 20/08/2023.

André Luis R. Tarifa
André Luis R. Tarifa

Trabalhador espírita desde os 12 anos de idade, eterno aprendiz, tenho um canal no Youtube onde compartilho meu aprendizado e as belezas da poesia. Atualmente desenvolvo os meus trabalhos no Centro Espírita Mansão da Esperança em São Paulo, SP.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?