212 visualizações

Na construção do porvir dos nossos sonhos

novembro 7, 2023

“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras,
e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.”
Mateus: 15-16.

Todo processo de evolução, nos mais variados aspectos, experimenta periodicamente incômodos ou até mesmo crises que nos obrigam a análise e exame dos métodos pelos quais nos utilizamos para o melhoramento do nosso comportamento, exigindo-nos abrir espaço para experimentos outros ainda não apreciados.

Nos momentos de crise, faz-se urgente procurarmos um melhor aproveitamento das oportunidades de que dispomos de ensejar com coragem as inevitáveis mudanças de paradigmas e condutas, objetivando alcançar resultados melhores e mais práticos, evitando aumentar o desconforto existente que tanto nos incomoda.

“Confia sempre na ajuda divina. Quando te sentires sitiado, sem qualquer possibilidade de liberação, o socorro te chegará de Deus. Nunca duvides da paternidade celeste. Deus vela por ti, e te ajuda, nem sempre como queres, porém, da melhor forma para a tua real felicidade. Às vezes, tens a impressão de que o auxílio superior não virá ou chegará tarde demais. Passado o momento grave, constatarás que o recebeste alguns minutos antes, caso tenhas perseverado à sua espera.”
(Divaldo Pereira Franco, Pelo Espírito Joanna de Ângelis, livro Vida Feliz, cap. XIII)

Não podemos nos furtar ao enfrentamento da luta, porque uma salutar transformação, sem dúvidas propicia-nos a novos rumos e novos conceitos bem mais compatíveis com as épocas e suas estruturas éticas, morais, sociais, de um mundo em franca convulsão, onde precisamos aceitar que a sociedade é um todo, e que deveríamos trabalhar para mantermos a harmonia geral do planeta.

As divisões surgidas dos preconceitos são frutos inoportunos da crise moral que se alastrou e atormenta o indivíduo insatisfeito com a própria condição, exigindo privilégios para si, em detrimento do seu próximo, fazendo com que esse seu comportamento contribua para a autodestruição dos valores éticos morais da humanidade porque esse procedimento contraria os grupos antagônicos que reagem, surgindo o desentendimento, o abuso e as guerras.

Dessa forma, toda cooperação dos indivíduos de boa vontade torna-se necessária e urgente, a fim de que a grande crise de desentendimento, de desamor, que assola a humanidade em todos os quadrantes do planeta e que atinge individualmente cada um de seus habitantes, possa ser definitivamente extinta, a benefício da ordem e do progresso moral no planeta.

Urge atentarmos para o discernimento em torno dos valores humanos para definir o que é essencial e o que é secundário, pois na atualidade a humanidade inverteu a ordem das aspirações, confundindo os nobres e elevados sentimentos, com a busca das sensações auridas nos prazeres carnais, relegando o homem ao plano inferior, onde o belo, o ético, e nobre, perderam o sentido para grande parte de nossa equivocada e doentia sociedade.

Renovemo-nos para o bem, façamos brilhar a nossa luz, a Suprema Sabedoria do Universo não nos concedeu os dons que há em cada criatura para disseminarmos o mal ou a morte, e sim para contribuirmos com toda pujança de nossas capacidades e possibilidades na prática da boa convivência com nosso irmão de caminhada evolutiva, construindo os alicerces da paz e da felicidade que um dia desfrutaremos na vida abundante que Jesus nos prometeu.

“Esforcemo-nos para que não estejamos somente aptos a traçar a fraseologia convincente e brilhante, por intermédio da palavra ou do lápis, ensinando a ciência da renovação para a vida superior, que nos constitui elevado dever, mas que nos habilitemos também à divina tradução do Testamento de Luz, convertendo as nossas experiências em páginas vivas de exemplificação santificante e beleza imortal.”
(Chico Xavier/Emmanuel, livro: Taça de Luz, cap. 7)

Francisco Rebouças

Francisco Rebouças
Francisco Rebouças

Pós-Graduado em Administração de Recursos Humanos, Professor, Escritor, Articulista de diversos veículos de divulgação espírita no Brasil, Expositor Espírita, criador do programa: "O Espiritismo Ensina".

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui