Página InicialTextos EspíritasRecursos para ascensão

66 visualizações

Recursos para ascensão

novembro 29, 2023

“Os obstáculos não devem constituir-se em barreiras
para nossa caminhada evolutiva, senão degraus para
a árdua escalada em direção à  meta: Jesus!…”
François C. Liran

Jesus foi muito explícito ao nos informar acerca dos percalços do roteiro evolutivo (1): “(…) no mundo tereis aflições”.

Não nos surpreendam, pois, as inditosas e infelicitadoras ocorrências nas sáfaras e inóspitas veredas da longa e penosa jornada de ascese espiritual…

Seremos submetidos ao cadinho esfogueante das experiências a fim de acrisolarmos amor e sabedoria com vistas à nossa destinação gloriosa que é a conquista do Reino do Céu, do qual somos os legítimos herdeiros.

Bem disse – algures – (salvo erro ou engano) um bom amigo espiritual: “(…) o espinho, o pedregulho, chamam a atenção do viandante para o solo onde transita; o aguilhão impele à rota correta; o testemunho de qualquer condição revela as qualidades íntimas”.

Com sua habitual perspicácia de exímio exegeta da Boa Nova, Emmanuel, com vistas ao equacionamento de nossas perplexidades ante os infaustos acontecimentos, propõe: “(…) “se perguntássemos ao grão de trigo que opinião alimenta acerca do moinho, naturalmente responderia que dentro dele encontra a casa de tortura em que se aflige e sofre; no entanto, é de lá que ele se ausenta aprimorado para a glória do pão na subsistência do mundo; se indagássemos da madeira, com respeito ao serrote, informaria que nele identifica o algoz de todos os momentos, a dilacerar-lhe as entranhas; todavia, sob o patrocínio do suposto verdugo, faz-se delicada e útil para servir em atividades sempre mais nobres; se consultarmos a pedra, com alusão ao buril, certo esclarecerá que descobriu nele o detestável perseguidor de sua tranquilidade, a feri-la, desapiedado, dia e noite; entretanto, é dos golpes dele que se eleva aos tesouros terrestres, aperfeiçoada e brilhante.

Assim a luta! (…) não te perturbes, pois e observa. É imperioso reconhecer que do corpo disciplinado, do sofrimento purificador e do obstáculo asfixiante, o Espírito ressurge sempre mais aformoseado, mais robusto e mais esclarecido para a Imortalidade”.

Preparemo-nos adequadamente para os momentos de crise, tendo-os à conta de recursos para a nossa ascensão espiritual guardando-nos sempre na irrestrita confiança em Deus e em Jesus!

Rogério Coelho

Nota do Autor:
1-  Jo., 16:33.

Rogério Coelho
Rogério Coelho

Rogério Coelho nasceu na cidade de Manhuaçu, Zona da Mata do Estado de Minas Gerais onde reside atualmente. Filho de Custódio de Souza Coelho e Angelina Coelho. Formado em Jornalismo pela Faculdade de Minas da cidade de Muriaé – MG, é funcionário aposentado do Banco do Brasil. Converteu-se ao Espiritismo em outubro de 1978, marcando, desde então, sua presença em vários periódicos espíritas. Já realizou seminários e conferências em várias cidades brasileiras. Participou do Congresso Espírita Mundial em Portugal com a tese: “III Milênio, Finalmente a Fronteira”, e no II Congresso Espírita Espanhol em Madrid, com o trabalho: “Materialistas e Incrédulos, como Abordá-los?” Participou da fundação de várias casas Espíritas na Zona da Mata Mineira.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como