Página InicialTextos EspíritasAdaptação

20 visualizações

Adaptação

junho 3, 2024

A Natureza oferece fartos exemplos de adaptações e alternativa

A escarpa de hoje será a planície amanhã.”
                                                     – André Luiz

Sempre previdente e sábia, a Natureza faculta as condições necessárias para que a vida cumpra o seu objetivo… Inúmeros animais utilizam-se do mimetismo como  recurso  de sobrevivência que lhes ampliam as possibilidades da existência. E assim deve também proceder o homem na busca constante da adaptação ao meio em que precisa viver. A Natureza oferece fartos exemplos de adaptações e alternativas…

Toda situação nova e não esperada, provoca uma reação natural pela disposição  atávico-misoneísta das criaturas que as tornam refratárias a mudanças e, por isso mesmo, as que não enfrentam os desafios e perseveram,  procurando  os ajustamentos adequados, estão fadadas à estagnação e ao fracasso.

A Criação, através da Natureza, canta, sem palavras articuladas, a sinfonia da disciplina e da ordem, onde alteia-se  ̶  insofismavelmente  ̶ a realidade do Divino Comando.

Vezes sem conto as procelas desabam de  rijo, vergastando, abatendo, destruindo, provocando o caos… Não obstante, alerta-nos André Luiz  para  a feição boa, para o lado positivo que existe em tudo:  ̶  “as  nuvens mais sombrias refletem  a  luz solar; quando a noite se faz mais caliginosa, a madrugada  inicia o  seu  festival de luz; humilhada e submissa, a água amolda-se a qualquer  recipiente, mas, resoluta e perseverante,  atravessa  o rochedo. (…) A  fé  construtiva  não  teme a adversidade. Toda empresa solicita cultura e prática”.

Saibamos, assim, administrar os percalços da caminhada, extraindo sempre, de tudo  “a  parte  boa”, conquistando a paz, corolário da evolução, cientes da  veracidade da assertiva do “Vidente de Patmos” (Apoc., 2:10): “(…) nada  temas das coisas que hás  de  padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que  sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê  fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa  da vida”.

Judiciosa e sabiamente, aconselha Meimei: “(…) paciência e avancemos. Não importam as pedras e incompreensões… Hoje o relógio do nosso destino deve acertar os ponteiros pela Hora do Cristo.

Se o bem nos inspira, se o amor nos conduz, se o sacrifício pessoal é a nossa norma de ação, se o trabalho e a solidariedade fraternal representam nossas diretrizes, seguimos com o minuto certo, nos passos d`Aquele que nos arrebatou à animalidade e à imperfeição.

Jesus é o nosso Modelo. Buscando-O sempre, a fim de plasmar-Lhe as qualidades divinas em nossa individualidade imperfeita e humana, permaneceremos no lado direito da vida”, verdadeiramente adaptados ao Seu clima.

Mimetizemo-nos pelo padrão do Cristo que prossegue  ̶  vigilante e amoroso  ̶ oferecendo-nos arrimo na segurança de Seu Divino Aprisco.  

Conquanto proceloso nos possa parecer o Oceano da vida, Ele é o Timoneiro  ̶ experiente e sábio  ̶ que haverá de conduzir-nos para os altiplanos espirituais,  onde  daremos graças pelas ásperas escarpas vencidas e pelos espinhos ferintes que alancearam-nos as “carnes da Alma”, mas, sem embargo,  agindo  como buril para o aformoseamento do Espírito Imortal.          

Rogério Coelho

Rogério Coelho
Rogério Coelho

Rogério Coelho nasceu na cidade de Manhuaçu, Zona da Mata do Estado de Minas Gerais onde reside atualmente. Filho de Custódio de Souza Coelho e Angelina Coelho. Formado em Jornalismo pela Faculdade de Minas da cidade de Muriaé – MG, é funcionário aposentado do Banco do Brasil. Converteu-se ao Espiritismo em outubro de 1978, marcando, desde então, sua presença em vários periódicos espíritas. Já realizou seminários e conferências em várias cidades brasileiras. Participou do Congresso Espírita Mundial em Portugal com a tese: “III Milênio, Finalmente a Fronteira”, e no II Congresso Espírita Espanhol em Madrid, com o trabalho: “Materialistas e Incrédulos, como Abordá-los?” Participou da fundação de várias casas Espíritas na Zona da Mata Mineira.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como