Página InicialTextos EspíritasCaridade e Trabalho no Bem

448 visualizações

Caridade e Trabalho no Bem

julho 1, 2014

antonio_carlos_navarro“É o indivíduo que não está interessado no seu semelhante quem tem as maiores dificuldades na vida e causa os maiores males aos outros. É entre tais indivíduos que se verificam todos os fracassos humanos. (Alfred Adler)”

A conclusão apresentada pelo Dr. Alfred Adler, um dos grandes psicanalistas que a humanidade produziu, nos remete a algumas considerações fundamentadas na doutrina espírita.

Sabemos que o orgulho e egoísmo são os maiores entraves ao progresso do espírito, e estas características nos fazem olhar somente para nós mesmos.

Sabemos também, que toda a Lei de Deus, que é o conjunto das Leis Naturais, está contida, integralmente, em nossa consciência.

Não desconhecemos que o Senhor Jesus estabeleceu que toda a lei e os profetas estão sintetizados no amor a Deus e ao próximo.

Os espíritos superiores nos esclarecem que a consciência tranquila é condição “sine qua nom” para a felicidade possível de ser experimentada.

Ora, é de fácil conclusão que, à medida que nos integramos no trabalho no bem, que é a caridade em ação, aproximamo-nos da obediência à Lei de Deus, resultando no alívio de nossas consciências, que ainda carrega alguns “pesos” adquiridos pregressamente, produzindo um sentimento de felicidade íntima inalienável.

Concluímos então que, quando somos egoístas, deixamos de fazer o bem, permitindo a presença do mal com suas conseqüências, produzindo, para nós mesmos a necessária corrigenda futura, que são as dificuldades apontadas pelo Dr. Adler.

A prática do bem desinteressado, no entanto, traz em si mesmo um retorno pessoal imediato para aquele que o pratica, independente da forma com que foi recebido ou aproveitado.

Pensemos nisso.

Antonio Carlos Navarro

Antônio Carlos Navarro
Antônio Carlos Navarro

Estudioso e palestrante espírita. Trabalhador do Centro Espírita Francisco Cândido Xavier em São José do Rio Preto - SP

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como