Página InicialTextos EspíritasPensamento, Saúde e Vontade

478 visualizações

Pensamento, Saúde e Vontade

setembro 16, 2014

antonio_carlos_navarro“É assim que dos organismos monocelulares aos organismos complexos, em que a inteligência disciplina as células, colocando-as a seu serviço…” (1)

A afirmação do Benfeitor André Luiz deixa claro que o Espírito, o princípio inteligente do universo, é diretamente responsável pelo bom ou mal funcionamento de seu organismo biológico, bem como de sua formação nos processos reencarnatórios, que leva em conta o resultado do “caminho” percorrido, sempre refletido em sua tessitura perispiritual.

Ressoa ainda em nossos ouvidos o “mente sã em corpo são”, há mais de dois mil anos, como receita para a boa saúde, mas prestamos pouca atenção, e nos deixamos levar pelo dia a dia, sem atentarmos para a qualidade de nossos pensamentos.

Podemos ainda perceber o quanto “gostamos” de doenças, quando dizemos frequentemente tenho esta ou aquela doença, que necessita desse e daquele remédio, nesta ou naquela quantidade. Algumas vezes até disputamos, com algumas pessoas, numa tentativa de se mostrar mais digno de pena, ou de ser portador de uma doença mais grave, o quanto é grande nossa doença. E se alguns profissionais da saúde não conseguiram descobrir o que se tem, mais “importantes” nos sentimos.

Em verdade não temos doença, e sim estamos doentes, como reflexo de nossa inferioridade moral. Engrandecendo nossas doenças, fortalecemos nossos desequilíbrios espirituais.

Conhece-se, cientificamente, de há muito tempo, o chamado Efeito Placebo. Relembrando, é o efeito positivo em caso de alguma anomalia funcional, quando tomamos um produto inócuo, pensando que é remédio, e a doença vai embora. Foi a confiança, a esperança, a vontade de se curar que fez com que o corpo reagisse, mesmo sem tomarmos o remédio real.

Não estamos dizendo que se pode curar tudo com o poder da vontade, porque a matéria ainda necessita da matéria para corrigir-se. Mas podemos criar um estado receptivo para que o corpo se beneficie em maior grau com a mesma medicação. E isto fazemos com o pensamento.

O mesmo André Luiz, que citamos acima, nos informa que através da Epífise (2), o espírito é capaz de assumir ascendência sobre o sistema endócrino, ajudando na regulação do funcionamento do corpo, e ainda liberar energias subconscientes desconhecidas em nós, pelo simples fato de acharmos que não temos forças para tanto. Tudo isso pelo poder da vontade, que é um atributo do espírito.

A advertência de Nosso Senhor Jesus Cristo não é sem razão, quando assevera o “Vigiai e Orai” (3), como necessidade básica em nossas vidas. Tanto para mantermos um estado de saúde física melhor, quanto a saúde espiritual, porque já sabemos que é pelo pensamento que atraímos esse ou aquele espírito para junto de nós. Portanto, se o nosso pensamento está doente, atraímos doenças, e o contrário é verdadeiro, na mesma intensidade. Mas alguém poderia dizer que mesmo os que mantêm bons pensamentos também adoecem. É verdade, mas sabe-se, cientificamente comprovado, que os de bons pensamentos curam-se mais rapidamente, necessitam de menos medicações, e quando apresentam necessidade de internações recebem alta mais cedo.

Por último, com a Doutrina Espírita aprendemos não só sobre a questão da afinidade pelo pensamento, mas que temos plena liberdade de pensar nisso ou naquilo, mas sempre vinculados às Leis Divinas, ou seja, o pensamento, que é a causa de todas as realizações, produz efeitos, e por isso mesmo, está sujeito à Lei de Ação e Reação. E o primeiro a receber o retorno é o perispírito que, imediatamente, transfere para o corpo físico, tanto o bem quanto o mal estar.

Pensemos melhor, por nós e para os outros, e o melhor acontecerá, principalmente se juntarmos ao pensamento a ação realizadora.

Antonio Carlos Navarro

Referências:

(1) André Luiz, Evolução em Dois Mundos, Cap. 3.
(2) André Luiz, Missionários da Luz, Cap. 2
(3) Jesus, Mt 26:41

Antônio Carlos Navarro
Antônio Carlos Navarro

Estudioso e palestrante espírita. Trabalhador do Centro Espírita Francisco Cândido Xavier em São José do Rio Preto - SP

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como