Página InicialOutubroEfemérides OutLião, 03 de outubro de 1804

360 visualizações

Lião, 03 de outubro de 1804

outubro 3, 2014

allan-kardec2Às 7 horas da noite do dia 03 de outubro de 1804 nascia em Lião, na França, Denizard Hippolyte-Léon Rivail, filho do juiz Jean Baptiste-Antoine e de Jeanne Duhamel. Reencarnando em uma família tradicional, recebeu um sobrenome relevante no campo da advocacia e da magistratura, ao qual poderia usufruir em benefício de suas conquistas profissionais. No entanto, sua vocação pelas letras o impeliram a seguir a ciência e a filosofia.

Na adolescência foi para a Suíça onde se tornou um notável discípulo de Johann Heirich Pestalozzi. Aos dezoito anos formou-se em Ciências e Letras, voltando em seguida para o seu país natal. Em Paris, Denizard conhece a professora Amélia Boudet  com quem se casa em 06 de fevereiro de 1832.

Em 1854, o então já renomeado pedagogo ouve falar das mesas girantes e volta-se para um campo de pesquisa inusitado, onde toda a sua perspicácia seria fundamental. Três anos depois, em 18 de abril de 1857 forma a primeira edição de O Livro dos Espíritos, obra básica da Doutrina a qual o codificador denominou de Espiritismo, assinando com o pseudônimo Allan Kardec. A partir desta publicação, uma sequência de obras básicas e outros tantos trabalhos foram elaborados, trazendo até os dias de hoje o Consolador prometido pelo Divino Mestre Jesus há dois mil anos.

Inquestionável em suas bases e segura pelos métodos adotados por Kardec, a Doutrina Espírita espalhou-se pelo mundo, mesmo nos momentos mais críticos de sua divulgação. Como exemplo, poderíamos citar o Auto de Fé de Barcelona, quando trezentos volumes e brochuras do Espiritismo foram queimados em praça pública no dia 09 de outubro de 1861, por ordem do bispo da cidade.

Irmanados ao ideal de divulgação do Espiritismo, a Agenda Espírita Brasil presta sua homenagem, por meio destas simples palavras, ao codificador de uma das mensagens mais transformadoras que a humanidade recebeu após a passagem de Jesus pelo plano terrestre. Mesmo decorridos 157 anos do primeiro livro, o trabalho de Allan Kardec continua atualizadíssimo e servindo de orientação para diversos desdobramentos que ajudam a todos nós, a cada dia, a subirmos novos degraus em nossa escala de evolução intelecto-moral.

Neste dia memorável para os Espíritas e afins, encaminhemos juntos, colaboradores da Agenda Espírita Brasil e leitores, vibrações de amor, paz e agradecimento a este sublime espírito que tanto contribuiu e ainda contribui para o progresso da humanidade.

Que o Mestre Jesus esteja conosco!

Agenda Espírita Brasil

tumulo de kardec“Nascer, viver, morrer, renascer de novo e progredir continuamente, tal é a lei”.
Descrição na lápide erigida à Allan Kardec, no Père Lachaise, em Paris.

Márcio Costa
Márcio Costa

Membro do Conselho Editorial da Agenda Espírita Brasil, atua na divulgação da Doutrina Espírita escrevendo textos e realizando palestras.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como