Página InicialTextos EspíritasPerdoar Incondicionalmente

665 visualizações

Perdoar Incondicionalmente

abril 26, 2015

carlos-barrosOs ensinamentos deixados por Jesus sobre o perdão das ofensas estão claros quanto a necessidade imperiosa de enxergar o nosso ofensor com indulgência, por mais que ele tenha nos magoado com palavras irônicas e sarcásticas.

Quando esquecemos do detalhe da indulgência, negamos a nossa identidade com os ensinamentos do nosso orientador espiritual. Passamos a incorporar uma personalidade que se satisfaz por ter tratado o outro como “inimigo”. Um tratamento, quase sempre, com resquícios de maldade, impondo ao ofensor uma humilhação pública quando bastaria apenas tentar compreender o porquê de sua atitude antipática.

Quem busca na vingança o castigo necessário para “ensinar” ou fazer uma pessoa “pagar” pelo erro cometido, certamente não sabe que o mal que também está impondo será devidamente registrado na sua conta de “crédito e débito espirituais”.

Mais cedo ou mais tarde, essa vingança tomará um caminho de volta, como um bumerangue, com a mesma intensidade de sofrimento físico ou moral provocado intencionalmente.

Perdoar setenta vezes sete, ou seja, incondicionalmente, esta foi a proposta de Jesus, o mestre nazareno, quando questionado por Pedro, seu discípulo.

Essa atitude leva, naturalmente, o “ofendido” a observar seu suposto inimigo com compreensão e misericórdia, buscando entender as reais motivações do outro.

Não só a Doutrina Espírita, como todas as religiões do mundo, mesmo que ensinem e orientem de maneira diferente a mesma essência do perdão ensinado por Jesus, repassam conselhos de vida para ajudar o seu adepto a discernir entre o bem e o mal.

Carlos Antônio de Barros

Nota do editor:
Imagem em destaque disponível em <http://www.veg11.com.br/site/mensagem/reconcilia-te>. Acesso em: 26ABR2015.

Carlos Antônio de Barros
Carlos Antônio de Barros

Carlos Antônio de Barros é jornalista, redator, diagramador e editor, com 65 anos de idade, sendo 30 anos dedicados ao movimento espírita da Paraíba, atuando em diversos órgãos de divulgação da Doutrina Espírita. Trabalha no Centro de Estudos Espíritas e Evangelho no Lar – Irmãos Hansenianos em João Pessoa.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como