Página InicialTextos EspíritasResultado da pescaria

521 visualizações

Resultado da pescaria

maio 24, 2015

jane-maiolo-300x318“Não é bom tirar o pão dos filhos e lançá-los aos cachorrinhos.”[1]

No ano de 1943, o médium mineiro Francisco Cândido Xavier, escrevia um cartão postal endereçado ao companheiro e então  presidente da Federação Espírita Brasileira Wantil de Freitas, rogando auxilio no controle doutrinário de suas produções mediúnicas.Chico escrevia assim: “(…) Façamos de conta que eu sou um pescador, no dizer de um Espírito amigo. Hei de enviar-te sempre o resultado da pescaria, e examinares o material, antes de ir ao  mercado, não é? Lançarás apenas o que achares de utilidade. (…)”[2]

Há tempos venho notando no Movimento Espírita um crescer de obras mediúnicas ou não, livros proliferando, editoras surgindo repentinamente, enfim, um grande movimento das letras!

É preciso ter cuidado e coerência doutrinária com as obras que estão sendo oferecidas para os nossos leitores. Fico bastante preocupada com a nova literatura que está surgindo: romances sem maiores instruções doutrinárias, livros na área da pesquisa científica e filosóficos que mais confundem do que explicam, livros de autoajuda e aqueles outros que nem sabemos classificar e que tampouco acrescentam algo.

A grande cilada dessa situação é que a maioria dos dirigentes espíritas não estão percebendo as artimanhas do comércio solapando e corroendo as mentes dos nossos companheiros/leitores .

Afirma-nos Emmanuel no livro Caminho, Verdade e Vida que é preciso permanecer vigilante a frente de tais sutilezas, porquanto o adversário vai penetrando bem os círculos do Espiritismo evangélico vestido nas túnicas  brilhantes da falsa ciência.”[3]

A Doutrina Espírita possui um tratado literário riquíssimo, um banquete para todos os gostos e infelizmente estamos nos contentando com as migalhas caídas ao chão.[4]

A codificação kardequiana possui mais de 30 obras e muitas delas desconhecidas, sem contar a quantidade de livros produzidos somente pela psicografia de Francisco Cândido Xavier que apresentam em seu bojo conteúdo para  mais de mil anos de estudos e mesmo assim não conseguiríamos abarcar toda a essência da mensagem. Isto pensando apenas nesses dois autores, sem nos referirmos a outros grandes escritores da nossa Doutrina.

Já é tempo de apagar os holofotes do personalismo e da vaidade e acendermos o archote da humildade e prudência.

O  Espiritismo não é um meio de nos promovermos, mas a oportunidade de nos iluminarmos pelos ensinos morais contido em sua vasta literatura.

Já é tempo de conter os abusos, as excentricidades, as explorações absurdas dentro das casas espíritas e oferecer aos que buscam o Cristo o que a nossa doutrina tem de mais puro, mais belo, mais consolador e esclarecedor , o pão que alimenta  a alma e sacia o espírito.

Jane Maiolo

Referências Bibliográficas:
[1]  Mateus,15:26
[2] Schubert, Suely Caldas- Testemunhos de Chico Xavier-2ª Edição –pag. 30-  Federação Espírita Brasileira -1986- Brasilia / DF
[3]Xavier, Francisco Candido – pelo espírito Emmanuel – Livro: Caminho, Verdade e Vida
Capítulo: 144 – Que temos com o Cristo?-28ª Edição-1948- Federação Espírita Brasileira.
[4] Mateus 15:27

Nota do editor:
Imagem em destaque disponível em <http://www.fotos-imagens.com/conteudo/jesuscristo/jesuseospescadores/>. Acesso em: 24MAI2015.

Jane Maiolo
Jane Maiolo

Professora de Ensino Fundamental, formada em Letras e pós-graduada em Psicopedagogia. Dirigente da USE Intermunicipal de Jales. Colaboradora da Sociedade Espírita Allan Kardec de Jales. Pesquisadora do Evangelho de Jesus. Colaboradora da Agenda Espírita Brasil. Apresentadora do Programa Sementes do Evangelho da Rede Amigo Espírita.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como