consciência

1445 visualizações

Se soubessem não o fariam

maio 31, 2015

orson-peter-carraraA grande responsável pela onda de violência é a ignorância plena de nossa verdadeira natureza.

Inicio a abordagem utilizando-me do lamentável fato das mortes, em número expressivo, nas madrugadas das capitais e outras cidades de expressão, mas o mesmo raciocínio pode ser aplicado aos que roubam, estupram, violentam, planejam sequestros e roubos, invadem residências e torturam pessoas, desviam verbas, corrompem. E cabe também aos que manipulam bastidores para obter vantagens, chantageiam, pressionam com abu-sos, torturam emocionalmente, aos que tripudiam sobre a liberdade alheia.

E não escapam os que se afundam na vaidade, na prepotência, na arrogância, julgando-se melhores ou mais importantes que os outros, desprezando e espezinhando pessoas, sob alegações variadas, no abuso de cargos, poderes, status ou posição.

Não há dúvida que há graus variados de atuação, mas todos gerando consequências no futuro. E não é castigo, é meramente consequência.

Sim, consequência dos desatinos que a consciência cobrará reparação.

Nunca é castigo. A vida não castiga, mas exige justiça, mais cedo ou mais tarde.

Todo mal que fizermos a nós mesmos ou ao próximo, teremos que reparar. Seja ele físico, patrimonial, emocional, moral ou por meio de tragédias que matam e destroem famílias inteiras.

É que há uma lei geral para a vida: o amor. E o desrespeito à lei gera consequências que devem ser reparadas.

Então, se soubessem os homicidas, os traficantes, os corruptos, os assaltantes ou margi-nais, que torturam, matam, corrompem, roubam, desviam dinheiro, verbas para interesse próprios, indiferentes aos desdobramentos de seus atos, se soubessem o que cavam pa-ra si mesmo ou as lágrimas e aflições que os aguardam no futuro, não o fariam. E é preci-so repetir: isso não é castigo, mas simplesmente consequência gerando cobrança da consciência que exige reparações do mal que geramos. E isto é sinal de aflição futura. É como o aluno relapso que precisa repetir o programa escolar até aprender.

Muitas vezes julgamos o homicida com rigor e esquecemos os crimes da calúnia, da cor-rupção, da tortura moral ou da chantagem emocional sobre pessoas, que igualmente são crimes que a consciência exigirá reparação um dia, por termos sido causa do sofrimento de alguém ou impedimento para a harmonia geral da sociedade.

Sejamos mais conscientes de nosso papel como seres racionais. A vida não é uma brin-cadeira de “toma lá, dá cá”. Também não é um passeio turístico e está muito além das frágeis aparências que nos situamos. A vida é compromisso de aperfeiçoamento e pro-gresso, com o dever de nos estendermos as mãos uns aos outros. Nossa omissão, indife-rença ou agressão de qualquer espécie retornará ao nosso próprio caminho. Nada mais justo: como autores de consequências danosas para alguém, muito natural que colhamos os resultados. Melhor, pois, abrir os olhos com nossa liberdade.

E como iniciei a abordagem falando sobre a ignorância de nossa verdadeira natureza, melhor que saibamos que não somos o corpo, estamos nele. Iludidos pela versão mate-rialista do ter, esquecemo-nos de ser. E isso gera essa onda de violência em todos os níveis que presenciamos diariamente. Desde a falta de atenção e gentileza até as tragé-dias dos homicídios.

Orson Peter Carrara

Nota do Editor:
Imagem em destaque disponível em < http://ninefinestuff.com/wp-content/uploads/2014/11/qw.jpg >. Acesso em 30MAI2015.

Orson Peter Carrara
Orson Peter Carrara

Expositor espírita, tem percorrido muitas cidades do Estado de São Paulo e já esteve na maioria dos estados do país, por várias vezes, para tarefas de divulgação espírita. Articulista da imprensa espírita, tem colaborado com diversos órgãos da imprensa espírita, entre revistas, sites e jornais do país, além de boletins regionais, no país e no exterior. Autor de treze livros, seus textos caracterizam-se pela objetividade e linguagem acessível a qualquer leitor, estando disponibilizados em vários sites de divulgação espírita.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?