Página InicialTextos EspíritasPaciência – uma importante conquista espiritual

189 visualizações

Paciência – uma importante conquista espiritual

agosto 4, 2015

eliane-claroA paciência é virtude que te auxiliará na conquista dos bens do corpo, da alma e da sociedade.
Ela ensina a técnica de como se deve aguardar, quando não se pode ter imediatamente o que se deseja.
Jamais te irrites.
A paciência te auxiliará a tudo vencer.”
(Livro Vida Feliz, Médium Divaldo P. Franco, Espírito Joanna de Angelis)

Quando a nossa querida mentora Joanna de Angelis afirma que por meio da paciência conquistaremos os bens do corpo, nos ajuda a entender uma das bem aventuranças que o Cristo nos trouxe nos sermão do monte: “Bem aventurados os mansos, porque eles possuirão a Terra”.

Reafirmando a mensagem do Mestre, de que a Terra será herdada pelos homens empenhados e que trabalham efetivamente no dia a dia para conquistar a virtude da paciência, principal característica dos mansos de espírito.

Podemos entender como bens do corpo os recursos materiais necessários para a própria subsistência assim como para as incumbências que nos compete no campo social em auxílio aos irmãos menos favorecidos economicamente falando.

Quando cita bens da alma, podemos considerar a afirmativa do Mestre “Bem aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus” nos lembrando que somos ainda criaturas de Deus e que só através das sucessivas reencarnações, das constantes depurações que sofremos através de suor e lágrimas, ou seja, do trabalho incessante no bem e na dor que nos visita através de rudes provas e expiações, quando outrora não fomos capazes de ouvir aos apelos do amor para que realizássemos em nós as mudanças necessárias de conduta, o bom uso do livre arbítrio, uma ditosa semeadura no campo moral, a aquisição de valores e virtudes, a prática da caridade pura, é que nos tornaremos dignos de sermos chamados filhos de Deus, do Soberano Pai Celestial.

Sabemos que a jornada é longa, que os obstáculos muitas vezes nos parecem intransponíveis. Mas não permitamos que o tóxico da irritação e da revolta contamine os nossos sentimentos e ações, porquanto sabemos que se as dificuldades são grandes, sabemos melhor ainda que as provas, além de proporcionais às nossas forças, não são eternas, que nosso Pai não nos criou para o sofrimento mas sim para a felicidade imorredoura e que se sofremos é por nossos próprios equívocos comportamentais, porém este sofrimento é momentâneo, passageiro, é simplesmente a colheita de uma semeadura desditosa, resgates necessários para a nossa evolução espiritual, e que através da paciência e da mansuetude, tal como o Divino Cordeiro nos ensinou, o fardo se torna sempre mais leve e o jugo suave.

Como nos orienta um Espírito Amigo, em O Evangelho Segundo o Espiritismo, no capitulo 9, “Coragem amigos, o Cristo é o vosso modelo. Sofreu mais que qualquer um de vós, e nada tinha de que se acusar, enquanto tendes a expiar o vosso passado e de fortalecer-vos para o futuro. Sede pois pacientes, sede cristãos, esta palavra resume tudo.”

Eliane Claro

Nota do editor:
Imagem em destaque disponível em <http://www.domtotal.com/noticias/detalhes.php?notId=841132>. Acesso em: 04AGO2015.

Eliane Claro
Eliane Claro

Trabalhadora da Seara Espírita, no Centro Espírita União e Caridade na cidade de Taubaté/SP, atuando em Explanações Evangélicas, Passes Magnéticos e Evangelização Infantil (Projeto Evangelizando Bebês - 0 a 2 anos), busca através da leitura e estudo da Codificação Kardequiana, assim como das demais obras complementares, o conhecimento e a compreensão das Lições do Cristo e da Doutrina Espírita.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como