Página InicialTextos EspíritasConduta Espírita

534 visualizações

Conduta Espírita

outubro 23, 2015

sylvinha-gonçalvesIntolerância de todo tipo, em especial religiosa; assassinato do médium do RJ; suposta psicografia sobre Cássia Eller e agora, a carta – FRAUDADA – de um ‘médium’ alertando sobre o desencarne do cantor Cristiano Araújo e sua namorada. A farsa foi mostrada no Fantástico. O que mais virá?

A Doutrina Espírita respeita todas as religiões que praticam a Lei Magna de Amor e Caridade. Porém, a nossa responsabilidade é muito grande, pois não podemos e não devemos nos calar diante de inverdades compartilhadas e, infelizmente, acatadas.

Leigos, geralmente os simpatizantes do Espiritismo, são facilmente enganados, pois ainda não possuem o conhecimento doutrinário. Os perseguidores da Doutrina se regozijam com os maus testemunhos de falsos Espíritas, apontando o dedo para as falhas e as generalizando, de forma que os que desconhecem o Espiritismo chegam a cair em suas falas.

No entanto, é inadmissível, aos estudiosos e praticantes, a “vista grossa” e aceitar tudo “de bandeja”, porque “é Espírita”. Tem certeza? Meus irmãos, não se pode deixar de lado o crivo da razão e do bom senso.

Quem estudou ou estuda o Pentateuco Espírita (cinco obras básicas de Allan Kardec) está compreendendo o que escrevo. Com todo o respeito, o Espiritismo nada tem a ver com adivinhações. A instrução dos Espíritos Superiores a Kardec é clara, e o que temos visto? Temos visto pessoas buscando amor, emprego, sucesso e tudo o mais achando que do Espiritismo sai um gênio da lâmpada que satisfará todos os seus desejos.

O que pontuei acima se torna ainda mais lamentável quando “trabalhos são encomendados” e “contra trabalhos”, isto é, rituais para que se faça ou desfaça magias. Estas práticas não são Espíritas e vão totalmente contra a caridade. Respeitamos os que se valem do tarô e de outros métodos de adivinhação, mas que fique bem claro, mais uma vez, que a Doutrina Espírita não faz previsões e muito menos cobra por seus serviços, aplicando o ensinamento do Mestre Jesus: “Dai de graça o que de graça recebeste”.

Há muita confusão entre Espiritismo e Espiritualismo. Sucintamente, o Espiritismo é Kardec. Explicando melhor: Kardec não foi o fundador do Espiritismo e sim o compilador, o codificador, quem reuniu criteriosamente as comunicações dos Espíritos, registrando os ensinamentos da Espiritualidade Maior. Portanto, o Espiritismo veio dos Espíritos.

Espíritas são Espiritualistas no sentido da convicção da pluralidade das existências, da reencarnação, mas ainda assim, existem divergências. Vejam só…

Certas correntes Espiritualistas consideram, no desencarne, a junção da alma no Universo, enquanto que o Espiritismo considera a individualidade do Espírito, ou seja, ele não se agrega ao Cosmos, mas continua aprendendo, corrigindo-se até uma próxima reencarnação. Outra divergência é a Metempsicose – termo usado para definir a reencarnação em corpos de animais ou plantas. A Doutrina Espírita comprova a reencarnação apenas como seres humanos, pois o Espírito evolui e, sendo assim, não pode voltar a habitar um corpo animal ou vegetal.

Para encerrarmos, <<nem todo>> Espiritualista é Espírita. Tenhamos muito cuidado! Estudemos e passemos adiante o que realmente é Espiritismo. “Espíritas, amai-vos e instruí-vos”.

Que a nossa conduta venha refletir o que de verdade é Espiritismo.

Paz e Luz para todos e que assim seja!

Sylvinha Gonçalves

Nota da autora:
A obra: “Desmistificando ideias e práticas na Casa Espírita” aborda melhor o assunto e dúvidas correlacionadas. http://www.bookess.com/read/22554-desmistificando-1-/

Nota do editor:
Imagem em destaque disponível em <http://olhares.uol.com.br/ceu_sol_e_nuvens_foto2471613.html>. Acesso em: 23OUT2015.

Sylvinha Gonçalves
Sylvinha Gonçalves

Bacharel em Antropologia pela PUC-Goiás, Professora de Educação Especial e Inclusiva e Psicopedagoga pelo Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP). Escritora, estudiosa e pesquisadora Espírita. Trabalhadora do GEAL - Grupo Espírita André Luiz de São José do Rio Preto - SP.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como