557 visualizações

O equilíbrio e o preparo demandam tempo!

março 2, 2016

francisco_rebouçasMuitos amigos nossos, nos perguntam sobre seus familiares amados e queridos de seus corações que desencarnaram há pouco tempo, se já estão bem e se estão juntos ao Mestre de Nazaré. Claro que pela simples pergunta já dá pra notar que não se trata de pessoas com conhecimento Espírita, e sim, de outras correntes religiosas que têm a orientação voltada para o imediatismo da recuperação do ente que se foi não admitindo sequer que estejam em tratamento nas paragens espirituais.

Ora, a Doutrina Espírita nos esclarece muito bem sobre a dificuldade de muitas das criaturas em admitir sequer que estão desencarnadas, quanto mais, de já se encontrar em pleno equilíbrio depois de uma desencarnação muitas das vezes dolorosa. Outra amiga, de concepção espiritualista nos falou sobre a possível volta de seu pai que desencarnou assassinado, há exatos um ano e sete meses, pois, havia sonhado com ele segurando uma criança em seus braços.

Sabemos que para Deus não existe o impossível, mas, justamente por sua perfeição e seu amor por nós seus filhos, é que existe o improvável, isto é, sabedor de nossas possibilidades de não aproveitar a bênção da encarnação, da forma mais proveitosa para o nosso progresso moral espiritual, não nos deixa voltar, senão na hora em que estamos verdadeiramente preparados para tal cometimento.

Segundo os ensinos ministrados pelos Espíritos Superiores constantes da codificação do Espiritismo, é bastante improvável que possa ser ele mesmo que já esteja de volta, pois, só muito raramente isso acontece para o bem do próprio Ser; o mais comum, isto é, o normal é que se leve um bom tempo na preparação adequada para uma nova experiência reencarnatória. O fato de ela vê-lo em sonho com uma criança no colo pode ser o recado dele para que ela receba com muito carinho alguém que está voltando, sem que isso represente que é ele quem está voltando, e sim, algum outro membro que pode perfeitamente fazer parte da sua família espiritual.

Vejamos o que os Espíritos nos dizem sobre o assunto nas questões de O Livro dos Espíritos abaixo:

Espíritos errantes

223. A alma reencarna logo depois de se haver separado do corpo?
“Algumas vezes reencarna imediatamente, porém, de ordinário só o faz depois de intervalos mais ou menos longos. Nos mundos superiores, a reencarnação é quase sempre imediata. Sendo aí menos grosseira a matéria corporal, o Espírito, quando encarnado nesses mundos, goza quase que de todas as suas faculdades de Espírito, sendo o seu estado normal o dos sonâmbulos lúcidos entre vós.”

224. Que é a alma no intervalo das encarnações?
“Espírito errante, que aspira a novo destino, que espera.”
a) – Quanto podem durar esses intervalos?
“Desde algumas horas até alguns milhares de séculos. Propriamente falando, não há extremo limite estabelecido para o estado de erraticidade, que pode prolongar-se muitíssimo, mas que nunca é perpétuo. Cedo ou tarde, o Espírito terá que volver a uma existência apropriada a purificá-lo das máculas de suas existências precedentes.”
b) – Essa duração depende da vontade do Espírito, ou lhe pode ser imposta como expiação?
“É uma consequência do livre-arbítrio. Os Espíritos sabem perfeitamente o que fazem. Mas, também, para alguns, constitui uma punição que Deus lhes inflige. Outros pedem que ela se prolongue, a fim de continuarem estudos que só na condição de Espírito livre podem efetuar-se com proveito.” ¹

Assim sendo, precisamos atentar para o fato de que é preciso ter fé e paciência, pois, cada um depende de mais ou menos tempo de preparo na espiritualidade, e Deus não tem pressa e nos concederá quantas oportunidades e tempo precisarmos para triunfar sobre nossas próprias imperfeições, e, fiquemos certos de que ninguém jamais virá de lá sem a devida capacidade para crescer e progredir em direção à pureza espiritual a qual estamos destinados.

Francisco Rebouças

Bibliografia:
1) O Livro dos Espíritos – 76ª edição.

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em
<https://wall.alphacoders.com/by_sub_category.php?id=208801>.
Acesso em: 02MAR2016.

Francisco Rebouças
Francisco Rebouças

Pós-Graduado em Administração de Recursos Humanos, Professor, Escritor, Articulista de diversos veículos de divulgação espírita no Brasil, Expositor Espírita, criador do programa: "O Espiritismo Ensina".

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui