Página InicialTextos EspíritasVencendo as tempestades da vida

595 visualizações

Vencendo as tempestades da vida

março 23, 2016

francisco_rebouças“Se alguém me serve, siga-me.” – Jesus. (João, 12:26.) (1)

Importante saber que, se procuramos ensejo para realizar significativos avanços em matéria de paz e felicidade para nosso bem estar espiritual, precisamos agir no trabalho do bem e servir ao Senhor na sua vinha de Luz com esmero e disciplina.

Sabemos que a dedicação do indivíduo ao trabalho não somente lhe facultará a satisfação de encontrar o caminho do aprimoramento próprio, mas igualmente o desenvolvimento das virtudes do espírito, conferindo-lhe sustentação, segurança, confiança e elevação. Sem o trabalho como fator de desenvolvimento do Ser imortal que somos o indivíduo pode ser comparado às aguas estagnadas, o arado ocioso sob a ferrugem, a terra de qualidade entregue ao mato inculto, a casa desarrumada e suja com os móveis entregues a poeira que os consome.

O Evangelho de Jesus nos aconselha a auxiliar e socorrer, elevar e construir à nossa volta a harmonia com a vida e com o semelhante que conosco segue na caminhada rumo à felicidade que nos está reservada ao final da jornada evolutiva. Vigiar e orar são recomendações superiores porque é preciso saber que num mundo como o nosso, a surpresa e o inesperado vigia a todos. Indispensável saber dosar os instrumentos da emoção para que os imprevistos que apareçam nas ocorrências do dia a dia de nossas vidas não nos causem prejuízos a ponto de comprometer a nossa sensibilidade e estabilidade.

  • “Nas situações embaraçosas, medita caridosamente nos empeços que lhe deram origem! Se um irmão faltou ao dever, reflete nas dificuldades que se interpuseram entre ele os compromissos assumidos. Se alguém te nega um favor, não te acolhas a desânimo ou frustração, de vez que, enquanto não chegarmos ao plano da Luz Divina, nem sempre nos será possível conhecer, de antemão, tudo o de bom ou de mal que poderá sobrevir daquilo que nós pedimos. Não te irrites diante de qualquer obstáculo, porquanto reclamações ou censuras servirão, apenas para torna-los maiores”. (2)

O trabalho é a única força capaz de capacitar-nos para triunfar nos encargos que a vida nos apresente como experiências benditas na construção da nossa fortaleza espiritual, pois, sem as lições que o trabalho nos oferta nas atividades dignificantes, nem mesmo possuindo as facilidades da riqueza amoedada não teríamos a necessária sabedoria e maturidade para tirar todo o proveito do seu bom emprego.

Sem saber usufruir de forma equilibrada da riqueza material, pela facilidade dos abusos que ela nos proporcionaria, certamente a manteríamos emparedada no cofre para vivenciar as armadilhas da usura, assim como não usaríamos as claridades da cultura para o amparo aos outros mantendo a luz dos ensinamentos escondida sem proveito para ninguém.

Não nos iludamos, por mais serenas estejam as águas em que navegamos, a tempestade poderá surgir a qualquer momento, testando-nos a resistência, a coragem, a paciência e a resignação. Assim sendo, necessário se faz exercitar desde já as nossas possibilidades de aprender algo mais, aperfeiçoar o que sabemos e caminhar resolutos adiante.

Se as dificuldades dos caminhos nos alvejarem o espírito, não nos detenhamos em lamentações improdutivas porque as circunstancias e os problemas são desafios que a vida nos apresenta para nosso fortalecimento e aprendizado com o objetivo nobre de nos fazer adquirir importantes experiências. Dessa forma, prossigamos trabalhando, pois, no momento preciso o Alto nos ofertará todas as soluções para a saborosa vitória sobre nossas próprias imperfeições.

Francisco Rebouças

Bibliografia:
(1) “Se alguém me serve, siga-me.” – Jesus. (João, 12: 26).
(2) Xavier, Francisco Cândido, Espíritos Diversos – Livro: Caminho Espírita – Cap. 5.

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em
<http://www.goodfon.su/wallpaper/woman-work-tiredness.html>. Acesso em: 23MAR2016.

Francisco Rebouças
Francisco Rebouças

Pós-Graduado em Administração de Recursos Humanos, Professor, Escritor, Articulista de diversos veículos de divulgação espírita no Brasil, Expositor Espírita, criador do programa: "O Espiritismo Ensina".

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como