754 visualizações

Quando se tem Fé

agosto 10, 2016

francisco_rebouçasSegundo os ensinamentos da Doutrina Espírita, fazer crescer em nosso mundo íntimo a fé, significa o dever de raciocinar com responsabilidade sob os desafios propostos pela vida, e viver segundo os ensinamentos e promessas do Cristo nosso modelo e guia, encontrando em cada instante uma sagrada oportunidade de servir na imensa Seara do Bem, onde o trabalho é imenso, e os trabalhadores continuam sendo poucos.

A fé verdadeira se bem entendida, não permitirá que os obstáculos e entraves da caminhada terrestre nos abalem a segurança e a fortaleza que guardamos no coração, pois sabemos que em tudo vige as Leis Divinas com equilíbrio e perfeição, e que o presente momento de desequilíbrio, desarmonia e desamor em que os homens transformaram as relações sociais terão um fim, mais cedo ou mais tarde. Não resta a menor dúvida para nós espíritas, de que tudo está sob o justo controle da Infinita Bondade, que converterá o presente estado caótico que testemunhamos, diariamente, em solo adubado para que a vida refloresça e prossiga em triunfo a caminho da felicidade e da pureza espiritual que a todos espera, pacientemente.

Sob o doce e sincero olhar da fé, não mais registraremos os golpes da incompreensão e do desajuste alheio com o peso da desaprovação, porquanto, identificaremos no irmão perturbado, um doente do espírito, necessitado de nossa generosidade, aguardando o concurso de nossa mão amiga. Ainda que se trate de alguém por nós muito amado, do qual não esperamos atitudes de natureza infeliz, seguiremos para frente entendendo e ajudando, na certeza de que o trabalho nos fará sentir a alegria de que amanhã estaremos desfrutando da claridade de uma nova luz de esperança e consolação na esfera de nossa atuação.

Compreendendo melhor o significado da fé, não ficaremos apenas de mãos postas em oração no aguardo de que a espiritualidade amiga se responsabilize por nos atender as rogativas, como se a oração sem o concurso efetivo das boas obras nos outorgassem direitos e privilégios inadmissíveis na Justiça de Deus. A Doutrina Espírita nos esclarece que “fora da caridade não há salvação”, e a caridade bem entendida, não dispensa nosso trabalho no bem, realizando a parte que nos cabe como cooperadores que todos somos na obra da criação.

“Pela prece, obtém o homem o concurso dos bons Espíritos que acorrem a sustentá-lo em suas boas resoluções e a inspirar-lhe ideias sãs. Ele adquire, desse modo, a força moral necessária a vencer as dificuldades e a volver ao caminho reto, se deste se afastou. Por esse meio, pode também desviar de si os males que atrairia pelas suas próprias faltas. Um homem, por exemplo, vê arruinada a sua saúde, em consequência de excessos a que se entregou, e arrasta, até o termo de seus dias, uma vida de sofrimento: terá ele o direito de queixar-se, se não obtiver a cura que deseja? Não, pois que houvera podido encontrar na prece a força de resistir às tentações.”. (1)

A doutrina que abraçamos assegura-nos que, ter fé significa antes de tudo, acreditar e trabalhar, incessantemente, em nosso burilamento moral, empreendendo todo esforço e recurso possível, na conquista sempre difícil da vitória sobre a natureza inferior, da qual ainda somos portadores. Temos consciência de que possuímos inúmeras possibilidades de prestar ajuda e amparo a tantas outras criaturas muito mais necessitadas do que nós, o que nos credencia a vivenciar uma agradável alegria interior, de vez que, colaborando com o progresso do nosso semelhante, estaremos, ao mesmo tempo, aperfeiçoando e harmonizando-nos com a essência da sabedoria e da bondade da Soberana Lei que rege os destinos das criaturas na Terra.

Francisco Rebouças

Referências Bibliográficas:

(1) Kardec, Allan – O Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap. XXVII, item11.

Nota do Editor:

Imagem em destaque disponível em < http://www.belasmensagens.com.br/wp-content/uploads/2014/10/o-impossivel.jpg>. Acesso em 10AGO2016.

Francisco Rebouças
Francisco Rebouças

Pós-Graduado em Administração de Recursos Humanos, Professor, Escritor, Articulista de diversos veículos de divulgação espírita no Brasil, Expositor Espírita, criador do programa: "O Espiritismo Ensina".

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?