Passagem e adaptação

Antônio Carlos Navarro
28/03/2017
4036 visualizações

A destinação do espírito após a extinção da vida física é motivo de indagações, dúvidas e esperança há milênios.

Poderíamos elucubrar a respeito dizendo que a esperança ajudou a criar a ideia da existência do Céu, e a consciência culpada a do Inferno, além dos receios acerca do momento da passagem e chegada a ambos.

A esse respeito pinçamos em O Livro dos Espíritos as seguintes questões:

163. A alma, ao deixar o corpo, tem imediatamente consciência de si mesma?

– Consciência imediata não. Ela passa algum tempo como num estado de perturbação.

O condicionamento adquirido na vida material dificulta, em maior ou menor grau, a adaptação à nova realidade. Quanto maior a importância da materialidade, maior a dificuldade de adaptação, e quanto maior o desajuste moral, maior percepção da infelicidade:

164. Todos os Espíritos experimentam, no mesmo grau e com a mesma duração, a perturbação que se segue à separação da alma e do corpo?

– Não, isso depende de sua elevação. Aquele que já está depurado reconhece a sua nova situação quase imediatamente, porque já se libertou da matéria durante a vida do corpo, enquanto o homem carnal, aquele cuja consciência não é pura, conserva durante muito mais tempo as sensações da matéria.

Dessa forma, o aprendizado sobre tudo o que diz respeito ao Espírito torna-se indispensável para um retorno à Pátria Maior em melhores condições e com mais rápida adaptação.

Mas há outra indicação:

165. O conhecimento do Espiritismo tem alguma influência sobre a duração, mais ou menos longa, dessa perturbação?

– Uma influência muito grande, uma vez que o Espírito já compreendia antecipadamente sua situação. Mas a prática do bem e a consciência pura exercem maior influência.

Dos esclarecimentos acima não restam dúvidas: futuro melhor no retorno do espírito à espiritualidade só com amor e instrução, contínua e intensamente.

Pensemos nisso.

Antônio Calos Navarro

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em
<http://jardim-espirita.blogspot.com.br/2013_08_01_archive.html>. Acesso em: 28MAR207.

Veja também

Ver mais
15.03.2025

Amanhã eu faço!

Ele mesmo declarou que sua maior imperfeição moral era a preguiça. Ao final da existência, lamentou-se do péssimo hábito de tudo deixar para amanhã. Não levava adiante as providências em…
15.03.2025

Estreia do Podcast Papo Literário: As melhores dicas de leitura espírita e espiritualista

Estreia do Podcast Papo Literário: As melhores dicas de leitura espírita e espiritualista    A partir do dia 6 de outubro estreia todas as quartas-feiras, às 14 horas, o podcast…
15.03.2025

Caráter da Revelação Espírita

O Espiritismo apresenta características comuns às filosofias espiritualistas, como, por exemplo, a crença na existência de Deus e na sobrevivência do Espírito. Contudo, bem diversa é a interpretação que dá…
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?