926 visualizações

Que tal comemorar sua festa com um copo de leite?

maio 2, 2017

Por que se considera que somente o álcool é próprio para comemorar um evento?

Como seres imperfeitos que somos, nos prendemos sempre ao lado negativo de tudo o que nos chega ao conhecimento. Maus costumes e vícios se nos tornam os melhores condutores de vida. Quando somos jovens, para participar do grupo de amigos, aprendemos a fumar e, muitas vezes, a usar drogas, aprendemos a beber, porque muitas vezes nos chega aos ouvidos a pergunta: “Você não é homem?” Para sermos aceitos pelo grupo, descemos ao mais baixo nível dizendo palavrões, praticando maus atos ou falando da nossa vida íntima.

A mídia está repleta de estímulos ao alcoolismo. Propaganda de bebidas alcoólicas, e o pior, feitas por artistas que não têm em conta sua responsabilidade perante Deus de transmitir às pessoas exemplos e sentimentos bons. As novelas cultuam o álcool. Os personagens, para resolver determinado problema, têm que tomar um “drink” antes, durante ou depois da conversa. As propagandas de bebidas só mostram gente feliz, sorridente, estimulando ainda mais o alcoolismo do povo, como se a alegria de viver estivesse relacionada com o álcool que se ingere. As mulheres, em nome da tão falada igualdade feminina, nivelam-se por baixo com os homens sentando-se nos bares com uma garrafa de cerveja, quando deveriam igualar-se procurando o que os homens têm de bons exemplos. 

Vejo na minha prática profissional, as pessoas dizerem que não tomam leite porque sentem nojo. E quando pergunto o motivo do nojo e digo que quando eram crianças tomaram leite, não sabem explicar. Outras substituem o leite por refrigerante no café da manhã. E, sinceramente, não creio que o façam porque não saibam que o leite é muito mais nutritivo que um copo de refrigerante. Afinal, em todos os mamíferos, o alimento secretado pela mãe é o leite e não o refrigerante.  Novas correntes falam que o homem é o único que ainda toma leite depois de adulto quando os outros animais não o fazem, mas entre tomar leite ou refrigerante, o leite ainda é o melhor, pelos nutrientes que contém.

Se fazemos uma festa em nossa casa, temos que ter a bebida como atrativo aos amigos, porque se não enchemos os seus “tanques” eles não comparecem. Não vão às festas onde não há álcool. E tantas pessoas, ainda que, disfarçadamente, fornecem bebida em festas infantis. Outras chegam ao absurdo de já começarem a dar cerveja às crianças desde bebês. 

Escolhas erradas! Valores distorcidos!

Não podemos nos esquecer de que somos responsáveis perante as Leis Divinas, quando estes mesmos amigos saem de nossa casa alcoolizados e sofrem um acidente por causa da bebida que fornecemos a eles. Ainda mais, se somos cristãos espíritas, porque temos o conhecimento da Lei de Causa e Efeito.  

Por que não se pode comemorar um grande evento com um copo de leite?  Por que não se pode levantar um brinde com um copo de leite nas mãos para comemorar a alegria de um aniversário, de um casamento, do novo ano que chega da formatura de um filho ou de nossa própria formatura? 

Um grama de álcool fornece 7 quilocalorias, enquanto um grama de proteína fornece 4 quilocalorias. Portanto, o leite não engorda.

E nós como espíritas também sabemos que conforme nosso vício, temos companhias espirituais afins. Se, bebemos, temos nossos afins espirituais que bebem conosco.

Portanto, não nos sintamos “caretas” por não bebermos, não fumarmos, não frequentarmos motéis, que, segundo Divaldo Franco, estão repletos de espíritos ligados ao sexo desvairado, ou não falarmos palavrões e etc. Cada um deve procurar sua melhoria espiritual. É isso o que a doutrina nos ensina. Este é o caminho que nos leva ao Divino Mestre.

Recomendo a palestra de José Raul Teixeira, chamada “Espalhamento Obsessivo I e II”, presentes no Youtube.

Orleide Félix

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em http://thehomegrowngourmet.blogspot.com.br/2010_04_01_archive.html>. Acesso em: 01MAI2017.

Orleide Felix de Matos
Orleide Felix de Matos

Nutricionista no Grande ABC, Espírita desde 1971, alia o seu conhecimento da Língua Italiana e paixão pela divulgação da doutrina espírita para divulgar o Espiritismo aos irmãos da Itália, através de seus três blogs, uma página no Facebook chamada Le Nostre Persone Care Vivono nell'Aldilà e um canal no Youtube.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?