Os Cuidados do Mundo

Antônio Carlos Navarro
16/05/2017
1316 visualizações

“E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera”. (Jesus – Mateus 13:22)

Nunca será demais refletirmos acerca do nosso relacionamento com o mundo material.

O trecho acima, dito por Nosso Senhor Jesus Cristo e inserido na Parábola do Semeador, refere-se aos ensinos que temos recebidos do Plano Espiritual para a edificação de nossos Espíritos na escala espiritual evolutiva, e quantos de nós podemos alegar desconhecimento da realidade espiritual e da destinação dos espíritos após a morte física?

Em época como a atual onde muito e em todo canto e de todas as formas fala-se em espiritualização e onde viceja um número sem fim de movimentos religiosos, ainda nos encontramos em extrema dificuldade para lidar com a necessária espiritualização de nossas formas de viver.

Os cuidados do mundo a que se refere a parábola desfocam nossos interesses espirituais, transferindo nossa atenção para o que é fugidio e dispensável.

Poderíamos elencar alguns desses cuidados:

O culto à forma corporal perfeita;
Os descansos excessivamente prolongados;
O progresso material;
A ascensão social e financeira;
As festas de todo tipo, principalmente as licenciosas;
O uso insaciável da tecnologia para contatos virtuais;
Programações televisivas e filmes de baixa qualidade moral, e muito mais.

Diante dessa realidade, poderíamos, grosso modo, propor, para nós mesmos, os seguintes questionamentos:

Quanto tempo, em minutos ou horas, no período de uma semana, dedicamos à elevação de nosso conhecimento geral ou específico, à leitura de um livro edificante, a assistir um filme que eleva a alma e os sentimentos, a uma conversa construtiva?

E na prática do voluntariado na edificação da dignidade humana, naquilo que se chama caridade?

A parábola trata disso, do muito tempo e energia dedicados ao que é transitório e muito pouco ao que é essencial ao Espírito que, sendo imortal, sempre vai sobreviver ao corpo físico e ao adentrar o Mundo Espiritual pela porta da morte física terá, forçosamente, que lidar com sua própria consciência a lhe dizer que se enganou com os cuidados a que se dedicou e, por isso mesmo, terá de começar tudo outra vez, numa repetição de vidas até que venhamos a fazer as escolhas certas, para a nossa própria felicidade real e perene.

Pensemos nisso.

Antônio Carlos Navarro

Nota do Editor:
Imagem em destaque disponível em <https://www.colegioweb.com.br/wp-content/uploads/2016/04/Informa%C3%A7%C3%A3o-Excesso.jpg>. Acesso em 16MAI2017.

Veja também

Ver mais
15.03.2025

Recurso insubstituível

Na conclusão da compacta mensagem Paz indestrutível (cap. 61 do livro Ceifa de Luz – Emmanuel/Chico/edição FEB), o autor considera que com a consciência tranquila “(...) terás nos recessos da…
15.03.2025

Mensagem de Jesus

Nestes dias que sentimos um clima de maior fraternidade. Que as pessoas se aprestam para as compras, na tão esperada troca de presentes em família. Que as casas se enfeitam…
15.03.2025

O Livro Estelar

O Livro dos Espíritos é a base Do novo refletir, da nova fase Que a humanidade tem no Espiritismo. Sua luz em toda parte está presente, Trazendo-nos o que o…
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?