Página InicialTextos EspíritasCaridade, o caminho único da salvação!

286 visualizações

Caridade, o caminho único da salvação!

março 9, 2018

Convém pensarmos, seriamente, no valor incomparável da beneficência que ampara o enfermo, alimenta o faminto e esclarece o equivocado, perdoa o infrator e etc., porque são formas de praticar a caridade para com o semelhante, consoante os preceitos da Lei que estabelece: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas”. “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”. (Mateus, 22: 37 a 40)

Imprescindível também não esquecermos que precisamos empregar todos os esforços possíveis para alavancar o nosso aprimoramento em todos os sentidos. Necessário se faz não nos acomodarmos na zona de conforto em que nos habituamos situar, pois a inércia despertará em nosso mundo íntimo o desânimo, a preguiça, o mau hábito de esperar que tudo nos chegue às mãos sem o mínimo esforço para conquistá-los.

Claro está que precisamos ter o devido cuidado para não nos entregarmos, insensatamente, ao desvario da ambição desmedida com que muitas vezes pretendemos açambarcar os “tesouros materiais” da Terra sem o necessário cuidado com a saúde física e mental, gastando, posteriormente, tudo que adquirimos em tratamento para recuperar a saúde comprometida pelos abusos da insensatez.

“Efetivamente queremos essa ou aquela premiação da vida, mas não nos esqueçamos de que a vida nos pede a retribuição de todos os valores que venhamos a conquistar com o trabalho na edificação do bem, de vez que também no campo da alma para receber é preciso dar, porquanto, em qualquer setor da existência, daquilo que se planta é que será justo colher”. (1)

A Doutrina Espírita solicita empregarmos a caridade também para conosco mesmo, aquela caridade que só uma digna educação no sentido mais amplo da palavra será capaz de nos fazer compreender à luz de uma fé raciocinada que não pode mais aceitar atitudes artificiais de quem fala da boca para fora, sem o compromisso com a ética e a moral que prega aos outros, como se o Reino de Deus pudesse ser conquistado por simples aparências ou pelo emprego de vãs palavras.

Urge entendermos que em muitas ocasiões o trabalho desenvolvido pelas instituições espíritas em termos de caridade e fraternidade para com os necessitados que as buscam, representa a única ajuda para muitos desses necessitados, e isso vem acontecendo desde as primitivas organizações apostólicas do passado remoto sob a inspiração de Jesus, até os dias da atualidade. No entanto, em termos de moralidade, o homem ainda não aprendeu a lição proposta pelo Evangelho de Jesus, que ensina a dividir com seu irmão o que lhe representa o supérfluo e, dirigido pelo egoísmo não se incomoda com o sofrimento vivenciado pelo seu próximo, castigado pela fome, pela sede, enfim, pela carência do mínimo que lhe permita viver com dignidade.

É importante nos dedicarmos ao exercício da caridade no serviço infatigável do Bem, mas é imprescindível não nos descuidarmos do trabalho em prol da nossa reforma moral, combatendo em nós as más inclinações, e ainda, consagrando-nos ao labor da beneficência que nos faça melhores, atendendo às instruções do nosso Mestre e Guia que nos propôs dividir com os outros, os valores e as vantagens que estejamos detendo, transitoriamente, no mundo, como simples usufrutuários dos Bens Divinos.

Importante também que não nos esqueçamos de que só o aperfeiçoamento de nossa própria individualidade, com a sublimação de nossos sentimentos, pode elevar a vida terrestre aos níveis de ventura que nos cumpre atingir.

Francisco Rebouças

Referências Bibliográficas:
(1) XAVIER, FRANCISCO CÂNDIDO, pelo Espírito Emmanuel. Livro “Convivência”. Capítulo “Aspirações e Trabalho”.

Francisco Rebouças
Francisco Rebouças

Pós-Graduado em Administração de Recursos Humanos, Professor, Escritor, Articulista de diversos veículos de divulgação espírita no Brasil, Expositor Espírita, criador do programa: "O Espiritismo Ensina".

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como