Página InicialTextos EspíritasO espírita é cristão?

736 visualizações

O espírita é cristão?

setembro 26, 2018

Clarinha tinha uns dez anos de idade e não era espírita. Mas tinha uma amiguinha da idade dela que frequentava a Evangelização Espírita Infantil todos os domingos.

Querendo estar junto da amiga, pediu aos seus pais que a deixassem acompanhá-la no final de semana seguinte. E, assim, foram juntas ao Centro Espírita.

Iniciando a aulinha, divertiu-se e se encantou com as atividades lúdicas que as crianças faziam em sala de aula. Fez desenhos, pintou e aprendeu um pouco sobre quem foi Allan Kardec.

Ao final da aula, foram para a sala de passe, onde se sentaram juntas com o pai da amiga, esperando serem chamadas.

Mesmo se sentindo confortável, Clarinha não escondeu as dúvidas que trazia em mente. Voltou-se para a amiga e fez algumas perguntas. Queria saber se as aulas eram sempre daquela forma ou se faziam algo diferente. No fundo, ela achava que “ia ver espíritos”, mas decepcionou-se.

-“As aulas são sempre assim, Clarinha” – respondeu a amiga. “Desenhamos, pintamos, cantamos e fazemos diversas outras coisas legais.”

Mas Clarinha não se deu por satisfeita. Nitidamente demostrava questionamentos interiores, que lhe incomodavam.

Voltando-se agora ao pai da amiga, perguntou:

-“O Espírita não é cristão, não é tio?”

Pego de surpresa, o senhor, que estava em prece, deu um sorriso e devolveu o questionamento inocente e despretensioso de Clarinha com outra pergunta:

– “Clarinha, de onde vem a palavra cristão?”

– “Vem de Cristo, daqueles que acreditam em Jesus Cristo.” – respondeu de maneira segura, afirmando em seguida – “Vocês só acreditam em Kardec”.

– “Todos nós aqui, Clarinha, acreditamos em Jesus. Você não acha que isto não nos torna cristãos também? Para nós, Jesus é o grande guia e modelo da humanidade. Kardec apenas codificou as mensagens dos espíritos que vieram nos lembrar dos ensinamentos do Cristo. O Espiritismo, Clarinha, baseia-se no amor e na caridade. Não foi isso que Jesus nos ensinou?”

A menina ficou em silêncio alguns instantes e murmurou com os olhos perdidos à frente:

-“Para mim vocês não eram cristãos…”

*     *     *

Ao contrário do muitos pensam, o Espiritismo é Cristão, pois suas consequências morais são todas no sentido do Cristianismo (1).

Mas não necessariamente o rótulo de ser espírita torna alguém Cristão.

Há muitos que estão longe das Casas Espíritas, e até mesmo longe dos templos, mas muito fazem em nome do amor e da caridade, seguindo os exemplos do Nazareno. Estes são os verdadeiros cristãos.

Muitas vezes estes irmãos passam anônimos pelas nossas vidas, lembrando-nos que a verdadeira caridade dispensa a exaltação. Mas, infelizmente, nem sempre percebemos tais exemplos, às vezes ao nosso lado. Em geral, iludimo-nos pelas ações de palco de alguns infelizes que guardam no íntimo objetivos escusos de orgulho e vaidade.

Verdadeiros cristãos possuem uma conduta moral de princípios dignificantes. São pessoas que não desejam mal a ninguém, que não guardam rancores, que não cultivam o ciúme, que são indulgentes para com o próximo, entre outras qualidades presentes no Evangelho do Cristo. Estes, se espíritas, são verdadeiros espíritas, ou espíritas cristãos (2).

O Espiritismo baseia-se no princípio de que Fora da caridade não há salvação (3). Logo, se praticarmos o amor e a caridade, conforme ensinou o Cristo, com a sinceridade mais profunda de nossas almas, não precisaremos de rótulos para ser qualificados como cristãos.

Márcio Martins da Silva Costa

Referências:
(1) KARDEC, A. Viagem Espírita em 1862 de Allan Kardec. [s.l: s.n.];
(2) KARDEC, A. O que é o Espiritismo. 56a ed. Brasília (DF): Federação Espírita Brasileira, 2013a; e
(3) KARDEC, A. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 131a ed. Brasília (DF): Federação Espírita Brasileira, 2013b.

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://www.kardecriopreto.com.br/os-cinco-pilares-da-doutrina-espirita/>. Acesso em: 26SET2018.

Márcio Costa
Márcio Costa

Membro do Conselho Editorial da Agenda Espírita Brasil, atua na divulgação da Doutrina Espírita escrevendo textos e realizando palestras.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como