Página InicialTextos EspíritasÉ hora de tornar nossa vida melhor!

361 visualizações

É hora de tornar nossa vida melhor!

dezembro 4, 2018

Recomendações importantíssimas sobre o tema podem ser encontradas nas respostas dadas pelos Imortais ao Codificador da Doutrina Espírita, das quais separamos alguns trechos contidos nas questões 919 e 919-a, de O Livro dos Espíritos, conforme segue:

919. Qual o meio prático mais eficaz que tem o homem de se melhorar nesta vida e de resistir à atração do mal?
“Um sábio da antiguidade vo-lo disse: Conhece-te a ti mesmo.”

a) Conhecemos toda a sabedoria desta máxima, porém a dificuldade está precisamente em cada um conhecer-se a si mesmo. Qual o meio de consegui-lo?

“Fazei o que eu fazia, quando vivi na Terra: ao fim do dia, interrogava a minha consciência, passava revista ao que fizera e perguntava a mim mesmo se não faltara a algum dever, se ninguém tivera motivo para de mim se queixar. Foi assim que cheguei a me conhecer e a ver o que em mim precisava de reforma. Aquele que, todas as noites, evocasse todas as ações que praticara durante o dia e inquirisse de si mesmo o bem ou o mal que houvera feito, rogando a Deus e ao seu anjo de guarda que o esclarecessem, grande força adquiriria para se aperfeiçoar, porque, crede-me, Deus o assistiria.” (…).

“(…) Examinai o que pudestes ter obrado contra Deus, depois contra o vosso próximo e, finalmente, contra vós mesmos. As respostas vos darão, ou o descanso para a vossa consciência, ou a indicação de um mal que precise ser curado.”
“O conhecimento de si mesmo é, portanto, a chave do progresso individual. (…)”

Diante desse pequeno trecho que trouxemos, é possível analisar com calma o que se passa em nossa consciência, para que possamos entender quais os caminhos que estamos trilhando. O Espiritismo deve se a bússola a comandar e nortear nossas escolhas e decisões.

Pensemos nas inúmeras situações infelizes evitadas por cada um de nós, se tivéssemos escutado com a devida atenção a voz que nos chama à atenção para nossas iniciativas, alertando-nos para os perigos a que nos expomos desnecessariamente diante dos convites que as tentações do mundo nos ofertam, cheias de ilusões e fantasias.

Certamente, teríamos nos esquivados de muitos infortúnios e sofrimentos, se escutássemos os alertas que nos são transmitidos por uma voz interior, que está viva e atuante em nosso mundo íntimo, para que vigiemos e oremos nas horas de incertezas de toda ordem que acontecem com qualquer indivíduo no dia a dia das suas atividades.

Enquanto não estivermos atentos a esse chamamento da voz da consciência, estaremos sujeitos a cair em sérios embaraços, por nossa atitude de desatenção. Urge procurarmos fazer silêncio interior, para que desenvolvamos a faculdade de ouvir com toda a atenção, a voz que nos chega do imo do Ser Imortal que somos, e será fácil concluir que não há melhor conselheira do que a própria consciência.

Emmanuel através das mãos amigas de Chico Xavier nos fala as belas palavras que seguem no livro Estude e Viva, capítulo “Hoje e Nós”:

“Espíritos eternos, saibamos construir a nossa felicidade pelo atendimento às leis do amor e justiça. Esquecer o mal e fazer o bem, estudar e realizar, trabalhar e servir, renovar e aperfeiçoar sempre e infatigavelmente. Para isso, reflitamos: o ontem ter-nos-á trazido a luz da experiência e amanhã decerto nos sugere luminosa esperança. A melhor oportunidade, entretanto, não se chama ontem nem amanhã. Chama-se hoje. Hoje é o dia.”

Observemos com calma essas instruções nascidas em nosso mundo interior antes de tomar qualquer atitude diante dos fatos e acontecimentos à nossa volta e, se por acaso, descobrirmos que cometemos algum deslize para com nosso semelhante, apressemo-nos em corrigir; diante daquele que magoamos, modifiquemos a situação com um sincero pedido de desculpa e etc.; e trabalhemos com afinco para evitarmos o máximo possível de cometermos os erros de sempre.

Francisco Rebouças

Francisco Rebouças
Francisco Rebouças

Pós-Graduado em Administração de Recursos Humanos, Professor, Escritor, Articulista de diversos veículos de divulgação espírita no Brasil, Expositor Espírita, criador do programa: "O Espiritismo Ensina".

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como