
O tempo Urge!
“Eis agora, vós que dizeis… amanhã…” – (Tiago, 4:13.)
É de suma importância que procuremos dar mais atenção ao que os amigos espirituais estão sempre nos propondo; aproveitar o momento presente como sendo o mais adequado para que realizemos as nossas constantes promessas de reforma íntima. Em suas mensagens dirigidas a todos nós, repetem essa verdade incontestável de que o passado se foi, e do futuro nada sabemos, por essa razão, hoje é o dia mais importante a ser dignamente vivido!
Importante reconhecer que nos encontramos em “missão” de progresso e crescimento intelectual, moral e espiritual, na condição perfeita e com as pessoas as mais adequadas para a tarefa a desenvolver. Conscientizemo-nos de que ninguém consegue realizar algo sem o apoio de alguém, e que por essa razão, precisamos desenvolver a paciência e tolerância de uns para com os outros, aprendendo a conviver com as diferenças sem queixumes.
As dificuldades, os problemas, os entraves com os quais nos defrontamos na situação atual em que nos encontramos para a realização dos nossos deveres assumidos na espiritualidade são unicamente de nossa responsabilidade e não dos outros, é preciso assimilar as exigências do trabalho a realizar sem perder de vista o ideal superior que abraçamos se realmente desejamos conquistar o triunfo em nossos desafios atuais.
Foi justamente por essa razão que a Soberana Sabedoria do Universo nos beneficiou com a benção do esquecimento das nossas ações do passado quase sempre desditosas, equivocadas e negativas, que só nos trariam enormes embaraços diante dos que nos estão à volta em mais esta oportunidade reencarnatória.
Sem o lenitivo benéfico que o esquecimento nos propicia, estaríamos com as perfeitas lembranças do mal que fizemos ou dos sofrimentos que nos causaram; dos inimigos que nos prejudicaram ou daqueles a quem prejudicamos situação essa que nos deixaria profundamente desarmonizados sem qualquer condição de tê-los como familiares, amigos, etc.
“Cada criatura nasce na Terra, no sítio em que deva produzir mais e melhor para o bem, com os recursos necessários ao aprimoramento que lhe diz respeito e sob as circunstâncias mais favoráveis à obra que lhe cabe realizar.
Não olvides os instrumentos de progresso e perfeição que o Senhor te confiou ao caminho.” (1)
Isto porque, como nos aclara a doutrina espírita, é através da reencarnação que nos relacionamos novamente com aqueles a quem tivemos por amigos ou inimigos do passado e que hoje podem estar em nossa família como nossos pais, irmãos, filhos, amigos etc., em sublime oportunidade de reconciliação.
Assim sendo, claro está que tudo o que nos acontece na encarnação presente e que aparentemente nada fizemos por merecer tem uma causa anterior, isto é, são dívidas contraídas perante a Lei Maior de amor e caridade, pois, sendo Deus soberanamente bom e justo, impossível é que um filho seu possa ser injustiçado, pagar por aquilo que não deve.
Em verdade as famílias são dádivas celestiais, importantíssimas para a aproximação dos desafetos de outrora, onde podemos auxiliar e perdoar os que nos devem, ao mesmo tempo em que podemos também ser perdoados e auxiliados por aqueles a quem devemos, reatando os vínculos interrompidos por desavenças e incompreensões causadores da nossa infelicidade.
É pela reencarnação que Deus nos proporciona novas oportunidades para reparação dos equívocos de ontem, pelo trabalho de burilamento individual, em que podemos dar nossa parcela de contribuição para o progresso e crescimento do bem e da paz entre os homens, colaborando com nossa participação pequena mais imprescindível na tarefa de elevação moral espiritual do nosso planeta.
Precisamos cumprir o plano que traçamos com a ajuda dos amigos celestes, quando da nossa vinda para o plano da matéria, pois, todos nós ao reencarnarmos, trazemos um “planejamento de vida“, no qual nos comprometemos a cumprir à risca os nossos compromissos assumidos perante a espiritualidade, como discípulos sinceros do Mestre de Nazaré.
Francisco Rebouças
Referência:
(1) Xavier, Francisco Cândido- pelo Espírito Emmanuel. Livro: Inspiração, cap. Ação e adoração.
Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em < https://www.tudointeressante.com.br/2016/03/15-maneiras-brilhantes-de-aproveitar-melhor-o-seu-tempo-que-realmente-dao-certo.html>. Acesso em: 26 de fevereiro de 2019.
Veja também
Ver mais
O Tempo certo

As amarrações espirituais entre os gêmeos
