Página InicialTextos EspíritasNestor, as batalhas e a trombeta

869 visualizações

Nestor, as batalhas e a trombeta

março 2, 2019

Nestor João Masotti teve intensa atuação no movimento espírita do país e no exterior. Durante décadas, dos eventos jovens até à USE-SP, FEB e CEI, sempre tivemos muito contato e ações conjuntas. Acompanhamos muitas lutas de Nestor em vários níveis e momentos.

Passado poucos anos de sua desencarnação, sentimos falta de menções ao seu trabalho e vimos alguns textos atribuídos ao seu espírito… Parece-nos que deveríamos relembrar sua destacada contribuição.

Aliás, quando se comenta sobre algum vulto do momento ou na condição de “ex”, e, de mensagens mediúnicas no meio espírita, muitas vezes há muitas inferências e inclusões de julgamentos pessoais e parciais. Há poucos anos, em entrevista à TV, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, atendendo à pergunta sobre as continuadas críticas que recebeu dos governos que o sucederam, comentou que ao analisar as informações verificou que em realidade haviam criado um outro “personagem”. O entrevistado citou o conto do conhecido literato argentino Jorge Luís Borges – “Borges y yo”-, incluído no livro O fazedor, onde se comenta as diferenças sentidas por Borges sobre o que divulgam e como ele próprio se vê. Ao final, encerra o conto: “Eu não sei qual dos dois escreve esta página”…

Voltando ao Nestor: inicialmente elaboramos dois textos sobre sua participação internacional.(1,2) E, agora, fazemos uma síntese sobre sua atuação nacional.

Durante sua gestão como presidente da FEB o acompanhamos em ações de unificação, de preparação de trabalhadores e de divulgação doutrinária, principalmente em função de nosso encargo como secretário geral do Conselho Federativo Nacional da FEB. Nos momentos complexos em seguida ao abrupto afastamento de Nestor da presidência da FEB, por razões de saúde, por sua indicação assumimos a presidência interina da FEB. Vimo-nos à frente de encargos pesados, mas contamos com a colaboração do Conselho Diretor e Diretoria Executiva da FEB, em reuniões que se fizeram necessárias com periodicidade quinzenal para o equacionamento de situações complexas.

Sobre sua atuação lembramos que Nestor foi presidente da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo. Esta experiência é que foi ampliada como presidente da FEB, e transcrevemos trechos de livro nosso (3):

Nestor João Masotti (Pindorama, SP, 1927; Brasília, 2014). Foi o 21° presidente (2001-2013, mas afastado desde 2012). Antes da presidência foi secretário geral do CFN. Reformulou a sede da Editora da FEB no Rio de Janeiro e estimulou a ampla divulgação das obras de Allan Kardec, a tradução da Revista Espírita e das obras do Codificador. Tentou a retirada de cláusula sobre Roustaing no Estatuto da FEB, mas sua proposta foi interrompida por demorada ação judicial, liberada apenas na época de sua desencarnação. Na sua gestão foram realizados dois Congressos Espíritas Brasileiros (2007 e 2010); comemorações do Bicentenário de nascimento de Allan Kardec com emissão de selo comemorativo pelos Correios; Sesquicentenário de O Livro dos Espíritos com emissão de selo comemorativo pelos Correios e o “Projeto Centenário de Chico Xavier” (2010); foram cunhadas medalhas pela Casa da Moeda em homenagem a Chico Xavier (2010); Sesquicentenário de O livro dos médiuns (2011); Centenário da Sede Histórica do Rio (2011). O CFN aprovou: Atividade de Preparação de Trabalhadores Espíritas (2002), que gerou o curso “Capacitação Administrativa da Casa Espírita”; Campanha “Construamos a Paz Promovendo o Bem!” (2002); “Plano de Trabalho para o Movimento Espírita Brasileiro (2007-2012)”; Campanha “O Evangelho no Lar e no Coração” (2008); Orientação aos órgãos de unificação (2009); Regimento Interno do Conselho Federativo Nacional da FEB (2011). A FEB apoiou: a criação do Movimento Nacional Em Defesa da Vida-Brasil sem Aborto; reforma das instalações da Fazenda Modelo e construção do Memorial do C.E. Luís Gonzaga de Pedro Leopoldo (MG); os filmes “Chico Xavier”, “Nosso Lar” e “E a Vida Continua…” Simultaneamente ao cargo de Presidente da FEB exerceu também o cargo de secretário-geral do Conselho Espírita Internacional.

Entre os momentos do afastamento de Nestor e após sua desencarnação, já como presidente efetivo da FEB tivemos oportunidade de conduzir algumas homenagens, registrando nosso reconhecimento ao amigo de muitos anos.

No dia seguinte à eleição na FEB, no dia 17 de março de 2013,

 acompanhado de nossa esposa Célia, estivemos em São Paulo especialmente para visitar Nestor e entregar-lhe uma placa de prata, em nome do Conselho Superior e da direção da FEB. Ele se encontrava em fase de tratamento, hospedado na casa de sua irmã Norma. Ali, além das citadas, também estavam presentes sua esposa Maria Euny e o ex-diretor da FEB e da USE-SP Paulo Roberto Pereira da Costa.

Na cerimônia de passagem do Museu Espírita de São Paulo para a FEB, aos 18 de abril de 2013, o ex-presidente Nestor foi homenageado, oportunidade que estavam presentes três diretores da FEB, incluindo nossa esposa, os fundadores do Museu e vários confrades da capital paulista.

Por ocasião da reunião do Conselho Federativo Nacional da FEB, no dia 8 de novembro de 2013, procedemos à inauguração do Espaço Cultural da FEB, em Brasília, e foi introduzida a foto de Nestor na Galeria dos ex-presidentes, contando com a presença dele e esposa para o descerramento da foto.

Na abertura de reunião extraordinária do Conselho Federativo Nacional da FEB, no dia 22 de agosto de 2014, convidamos Nestor para se assentar à mesa, concedemos a palavra e o homenageamos, e este seria seu último aparecimento público.

Três dias após sua desencarnação, na tarde do dia 6 de setembro de 2014, ainda com suas irmãs presentes em Brasília, a esposa, filhos, genro, nora, netos, alguns diretores da FEB e amigos, procedemos à instalação de um painel em homenagem a Nestor no Espaço Cultural da FEB.

Dispomos de muita documentação, mas concluímos nosso sintético registro sobre Nestor lembrando de uma frase de Paulo que ele sempre repetia nas suas exposições verbais:

“Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?” (1 Cor. 14, 8).

Antonio Cesar Perri de Carvalho

 

 

Referências:
(1) Carvalho, Antonio Cesar Perri. Papel internacional de Nestor Masotti. Revista internacional de espiritismo. Ano XCIV. N.1. Fevereiro de 2019. P.30-32.
(2) Carvalho, Antonio Cesar Perri. Nestor Masotti e a divulgação internacional de Kardec. O Consolador. Ano 12. N° 604. Edição de 03/02/2019: http://www.oconsolador.com.br/ano12/604/especial2.html.
(3) Carvalho, Antonio Cesar Perri. União dos espíritas. Para onde vamos? Cap. 3.4. Capivari: Ed. EME. 2018.

Nota do autor:
Publicado em Site GEECX: http://grupochicoxavier.com.br/nestor-as-batalhas-e-a-trombeta/; Boletim de Notícias: http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/28-02-2019.htm”.

Nota do editor:
Imagens gentilmente cedidas pelo autor.

Antonio Cesar Perri de Carvalho
Antonio Cesar Perri de Carvalho

Ex-presidente da Federação Espírita Brasileira (interino de 5/2012 a 3/2013 e efetivo de 3/2013 a 3/2015); membro da Comissão Executiva e Primeiro Secretário do Conselho Espírita Internacional; Membro do Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como