Auto Estima e Trabalho

Maria Lúcia Garbini Gonçalves
16/07/2019
1107 visualizações

Assistimos ao filme “RocketMan”, que, para quem não sabe, é a história do cantor inglês Elton John. Se o leitor não assistiu ainda, deixe para ler este texto depois, pois não gostaríamos de ser “spoiler”. Pois bem, uma cena chamou-nos muito a atenção: Elton se apresentaria pela primeira vez em Nova York, diante de grandes músicos e ficou tão nervoso e inseguro que trancou-se no toalhete alegando não ter capacidade para tal. Porém, ele deu-se conta de sua atitude inadequada, ouvindo os apelos dos amigos, e,como que recebendo uma inspiração, saiu do toalhete de queixo erguido e fez uma ótima apresentação, tornando-se  o grande cantor que nos encanta.

Imagine se ele nunca tivesse escutado sua voz interior e lançado-se à carreira maravilhosa que estava nas suas mãos? Só bastava remover a pedra da insegurança.

Os Espíritos não vêm isentar o homem da Lei do Trabalho; eles vêm lhe mostrar a meta a ser atingida e o caminho que conduz a ela, dizendo-lhe: “Ande e você chegará, e a pedra que encontrar pelo caminho, você mesmo terá que afastar”. Porém, nós lhe daremos a força necessária, se quiser utilizá-la em benefício próprio. (Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. 25:4).

Se analisarmos nossas vidas, todos nós temos exemplos ilustrativos desta lição que Jesus nos ensina . Quantas vezes vivenciamos situações onde tivemos que enfrentar as dificuldades e no fim vencemos.

Quando a pessoa acredita em si mesma, trabalha muito por seus objetivos e não se deixa abater com as eventuais derrotas, pois sabem que são naturais e necessárias. O problema está, nos parece, em trabalhar a autoestima. Para isso Deus nos deu os que convivem conosco, que nos incentivam, nos dizem as palavras amigas na hora certa, como Seus instrumentos.

Devemos ter um cuidado especial com a autoestima das crianças, para que cresçam fortalecidas para as conquistas da vida. Existe uma música muito linda da cantora americana, já desencarnada, Whitney Houston, chamada “The Greatestloveall”, que em português é “O maior amor de todos”. Nesta canção ela diz que as crianças são o nosso futuro e devemos fazê-las enxergar toda a beleza que possuem dentro de si, que devemos ensiná-las a acreditarem em seus potenciais. A música toda é sobre amar-se a si mesmo e procurar a força neste amor. Como poderemos amar ao próximo se não nos amamos?

Estamos numa era em que a busca pelo herói que nos salve não mais está na figura do outro, e sim em nós mesmos, internamente, com a remoção de muitas pedras que aparecerão em nosso caminho e tendo a certeza, a fé, que Jesus está nos fortalecendo nesse trabalho.

O trabalho é o instrumento pelo qual Deus nos ajuda a movimentarmos as nossas forças internas, saindo da inércia. Executamos a tarefa e quando vem o resultado positivo a satisfação do dever cumprido nos traz alegria, reforçando a autoestima. A criança quando consegue executar uma tarefa com sucesso, festeja, e devemos incentivá-las com elogios equilibrados para que elas não cultivem a vaidade. Nós, seres humanos, somos muito propensos à vaidade, que é bem diferente de autoestima.

Tão importante é trabalhar que no Livro dos Espíritos, foi dedicado um capítulo paraa Lei do Trabalho, e o primeiro esclarecimento dos Espíritos nesse capítulo é sobre a necessidade do trabalho, pois é uma lei da Natureza e que toda a ocupação útil é trabalho.

Basta olharmos para a natureza e verificamos que todos os reinos são úteis entre si, desde os minerais até os animais, então, claro que trabalhar haveria de ser uma função importante para nós também, seres humanos, que estamos desenvolvendo o nosso espírito e nossos sentimentos e que seremos muito mais do que somos hoje, pelo progresso que conquistamos com nosso esforço.

Sabemos que tudo acontece na hora certa, que as mudanças são lentas na nossa evolução, que Deus nos incumbe de pequenas tarefas na nossa rotina, que vão nos dando experiência e sabedoria, e que as dificuldades nunca serão mais pesadas que podemos suportar, então, é só seguir em frente com força e coragem, sempre sintonizados no bem.

Maria Lúcia Garbini Gonçalves

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://reverb.com.br/artigo/rocketman-elton-john-e-equipe-comentam-as-cancoes-mais-significativas-da-trilha-sonora-do-filme>. Acesso em: 16JUL19.

Veja também

Ver mais
15.03.2025

XII Semana Espírita da AMEVALE do Jequitinhonha | Jesus e Justiça com Wellerson Santos

São nossas joias belas e simples do Vale para que nunca se cale a voz do amor… Quando o Mestre de Nazaré esteve na Terra, ele trouxe as Boas Novas…
15.03.2025

Quando o magnetizador não estiver bem, melhor abster-se do trabalho

É muito comum escutar que os Espíritos farão de tudo e que a nós, encarnados, cabe apenas confiar. Alguns mais crédulos chegam a colocar, se assim podemos dizer, poderes especiais…
15.03.2025

Luz que acendo em mim

Uma coisa que venho aprendendo de forma intensa, dia a dia, por tudo que vivencio em minha jornada, seja no trabalho, ou no trato com as pessoas que convivo, no…
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?