1862 visualizações

A verdadeira Riqueza

fevereiro 25, 2020

Nem sempre nos damos conta de que quase sempre desperdiçamos grande quantidade de energias para conquista de bens materiais de valores ilusórios, que aos poucos nos enceguecem e endurecem o coração.

Urge vigiar nossos apetites pelos bens materiais de duração efêmera, e procurar desenvolver em nós o apetite pela conquista dos bens inalienáveis e preciosos que podem realmente nos oferecer benefícios espirituais que os bens materiais são incapazes de proporcionar.

Para essa finalidade é indispensável desenvolver e saber utilizar os talentos que a Sabedoria Divina nos confiou, para conquistar pelas próprias mãos a experiência que o trabalho no bem faculta de aprimoramento e elevação.

Em toda parte e a toda hora, dispomos da riqueza do tempo para as mais nobres realizações na conquista da verdadeira riqueza que proporciona bem estar, e paz de consciência.

Encontramos em O Evangelho Segundo o Espiritismo, no Cap. XVI item 9, sob o título de A verdadeira propriedade, as instruções que seguem.

“O homem só possui em plena propriedade aquilo que lhe é dado levar deste mundo.

Do que encontra ao chegar e deixa ao partir goza ele enquanto aqui permanece. Forçado, porém, que é a abandonar tudo isso, não tem das suas riquezas a posse real, mas, simplesmente, o usufruto. Que é então o que ele possui? Nada do que é de uso do corpo; tudo o que é de uso da alma: a inteligência, os conhecimentos, as qualidades morais. Isso o que ele traz e leva consigo, o que ninguém lhe pode arrebatar, o que lhe será de muito mais utilidade no outro mundo do que neste. Depende dele ser mais rico ao partir do que ao chegar, visto como, do que tiver adquirido em bem, resultará a sua posição futura.

Quando alguém vai a um país distante, constitui a sua bagagem de objetos utilizáveis nesse país; não se preocupa com os que ali lhe seriam inúteis. Procedei do mesmo modo com relação à vida futura; aprovisionai-vos de tudo o de que lá vos possais servir.

Ao viajante que chega a um albergue, bom alojamento é dado, se o pode pagar. A outro, de parcos recursos, toca um menos agradável. Quanto ao que nada tenha de seu, vai dormir numa enxerga. O mesmo sucede ao homem, a sua chegada no mundo dos Espíritos: depende dos seus haveres o lugar para onde vá. Não será, todavia, com o seu ouro que ele o pagará. Ninguém lhe perguntará: Quanto tinhas na Terra? Que posição ocupavas? Eras príncipe ou operário? Perguntar-lhe-ão: Que trazes contigo? Não se lhe avaliarão os bens, nem os títulos, mas a soma das virtudes que possua. Ora, sob esse aspecto, pode o operário ser mais rico do que o príncipe. Em vão alegará que antes de partir da Terra pagou a peso de ouro a sua entrada no outro mundo. Responder-lhe-ão: Os lugares aqui não se compram: conquistam-se por meio da prática do bem. Com a moeda terrestre, hás podido comprar campos, casas, palácios; aqui, tudo se paga com as qualidades da alma. És rico dessas qualidades? Sê bem-vindo e vai para um dos lugares da primeira categoria, onde te esperam todas as venturas. És pobre delas? Vai para um dos da última, onde serás tratado de acordo com os teus haveres. – Pascal. (Genebra, 1860.)”

É preciso entender que somente através do auxílio ao próximo, que o dever bem cumprido, que o estudo edificante nos facultará a compreensão de que “fora da caridade não há salvação”, conforme o ensinamento da doutrina espírita e representará a bagagem que nos ajudará conquistar o tesouro da simpatia aqui e além da vida física.

Os valores amoedados que mobilizemos para promover o conforto alheio é um abençoado auxílio que proporcionamos a outrem, mas o esforço que despendemos em ações pessoais para que a vida se faça melhor à nossa volta, é virtude imensurável que incorporamos ao próprio caráter.

Distribuir com o necessitado o que entesouramos materialmente falando, é útil e plausível, mas doar de nós mesmos no esforços de amar ao próximo no sacrifício de assistência e ajuda pessoal no silêncio de nossa renúncia, de nosso suor, etc., é investir na verdadeira felicidade desenvolvendo em nós a claridade da Luz Espiritual.

Francisco Rebouças

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://secretangelps911.wordpress.com/2019/06/24/hidden-treasures/>. Acesso em: 25FEV2020.

Francisco Rebouças
Francisco Rebouças

Pós-Graduado em Administração de Recursos Humanos, Professor, Escritor, Articulista de diversos veículos de divulgação espírita no Brasil, Expositor Espírita, criador do programa: "O Espiritismo Ensina".

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?